gestor de produto
Queres contribuir para o sucesso de produtos maravilhosos? E gostas de manter uma visão global? Então um trabalho como gestor de produto pode ser a coisa certa para ti! Lê mais sobre como e onde podes trabalhar como gestor de produto, o que é preciso, o salário médio e descobre quais são as tuas oportunidades de carreira.
ver oportunidadeso que faz um gestor de produto?
Como gestor de produto, és responsável pelo seguinte:
- desenvolvimento e implementação de estratégias de produtos
- definir o posicionamento do produto e criar planos de marketing
- gerir o orçamento
- acompanhar novas tendências e oportunidades para melhorar o produto ou o serviço
- recolha de informação sobre o desempenho dos produtos e as experiências dos clientes
salário médio de um gestor de produto
Como gestor de produto a tempo inteiro, ganharás, em média, 1.758 euros líquidos por mês. Por ano receberás 21 mil euros, a trabalhares em full time, ou seja, 40 horas por semana. Este salário dependerá, no entanto, de outros fatores, incluindo os resultados obtidos, o número de produtos a teu encargo, a empresa para a qual trabalhas, e o número de anos de experiência que tens.
benefícios adicionais
Não existe um acordo coletivo de trabalho específico para gestores de produtos. O teu pagamento dependerá também do teu local de trabalho e da indústria para a qual trabalhas. O teu salário, as tuas férias, horas extraordinárias, e quaisquer bónus estão, portanto, todos definidos para ti.
quando irás ganhar mais como gestor de produto?
Quanto mais experiência tiveres como gestor de produto, mais ganharás. Começas como gestor de produto júnior ou gestor de produto assistente. Após alguns anos, depois de te teres familiarizado com o campo e o mercado, crescerás até te tornares um gestor de produto de nível médio e mais tarde um gestor de produto sénior. Isto, naturalmente, envolve também um salário adaptado.
oportunidades de carreira como gestor de produto
Como gestor de produto, existem oportunidades de carreira em vários setores. Além disso, podes ganhar conhecimentos mais profundos em marketing ou em vendas. Tens a ambição de liderar projetos complexos na direção certa? Talvez uma posição como gestor de projeto seja a carreira para ti.
benefícios adicionais
Não existe um acordo coletivo de trabalho específico para gestores de produtos. O teu pagamento dependerá também do teu local de trabalho e da indústria para a qual trabalhas. O teu salário, as tuas férias, horas extraordinárias, e quaisquer bónus estão, portanto, todos definidos para ti.
quando irás ganhar mais como gestor de produto?
Quanto mais experiência tiveres como gestor de produto, mais ganharás. Começas como gestor de produto júnior ou gestor de produto assistente. Após alguns anos, depois de te teres familiarizado com o campo e o mercado, crescerás até te tornares um gestor de produto de nível médio e mais tarde um gestor de produto sénior. Isto, naturalmente, envolve também um salário adaptado.
tipos de gestores de produtos
Como gestor de produto, existem postos de trabalho em vários setores. E isto, naturalmente, é fantástico! Mas que tipos de gestores de produtos existem? Os tipos de gestores de produto podem ser classificados pelo setor e tipo de produto que trabalham ou pelo próprio nível do gestor do produto.
- gestor de produto comercial: trabalhas no setor comercial? Então, terás de lidar com todos os aspetos que são importantes para as vendas. Farás tudo para desenvolver o teu produto da forma mais eficaz possível e para o posicionar de forma optimizada no mercado. Que tipo de produtos fabricas? Pensa, por exemplo, no desenvolvimento de um tipo de gelado Calippo, um novo tipo de estante Billy, na IKEA, ou novas funcionalidades na app Gorillas.
- gestor de produto no setor público: o setor público está menos preocupado em obter lucros do que o setor comercial. No entanto, faz tudo o que está ao seu alcance para desenvolver produtos ou serviços que contribuam para a realização de um bom objetivo (social). Exemplos incluem a app Stayaway Covid, ou a app e-fatura para os contribuintes portugueses.
Encontra o teu novo emprego.
Estás à procura de um emprego? Temos muitas vagas adequadas para ti. Vamos procurar juntos!
trabalhar como gestor de produto
Gestor de produto é um conceito amplo. As tarefas são muitas vezes diferentes dependendo do setor. O que podes esperar quando começas a trabalhar como gestor de produto? É bom que saibas o seguinte:
-
este é o teu trabalho como gestor de produto
- desenvolver estratégias de produto: por detrás de cada bom produto está uma estratégia eficaz. Com o teu conhecimento do mercado atual, sabes como elaborar um bom plano. É assim mesmo que se obtêm os melhores resultados!
- determinar o posicionamento do produto: ao serem feitos planos estratégicos, também se determina o posicionamento do produto. Juntamente com o departamento de marketing, asseguras-te de que o teu produto ou serviço é colocado no mercado da forma adequada.
- gestão do orçamento: como gestor do produto, és responsável pela utilização estratégica do orçamento. Quanto é preciso gastar? E que despesas são esperadas? Durante o processo, é claro que terás de te concentrar nisto.
- seguir as últimas tendências: evidentemente, queres continuar a renovar produtos e serviços. Como gestor de produto, manténs-te a par das últimas tendências e investigas como podes responder às necessidades dos consumidores.
- acompanhar os resultados, desempenho do produto e experiências do cliente: como gestor de produto, és responsável pelo sucesso de um produto ou serviço. Os resultados e o desempenho são, portanto, muito importantes para ti. O que é que tu e os teus colegas conseguiram? Os bons resultados devem, naturalmente, ser celebrados!
-
quem são os teus colegas?
Como gestor de produto, tens muito contato com os seus colegas, tanto dentro do teu departamento como com colegas de outros departamentos, tais como marketing.
Exatamente quem são os seus colegas depende do setor em que trabalhas. Na maioria dos casos, irás interagir muito com o gestor de projeto e o gestor de conta, podendo ainda trabalhar com outros profissionais relacionados com a venda do produto e o suporte, incluindo assistentes comerciais ou gestores de atendimento ao cliente.
-
o teu local de trabalho na empresa
Os teus dias de trabalho como gestor de produto acontecem principalmente no escritório. Aqui, trabalhas em conjunto com os teus colegas imediatos e alternas facilmente entre diferentes departamentos. Atrás do teu computador portátil ou fixo, vigias de perto todos os processos em curso, e trabalhas em planos estratégicos. Na sala de reuniões, manténs os teus colegas informados sobre como as coisas estão a correr. Graças a ti, tudo corre sempre bem!
Os empregos a tempo parcial estão disponíveis na carpintaria, mas o horário de trabalho depende do empregador e da indústria. Por exemplo, um proprietário pode precisar de um carpinteiro para assegurar a manutenção adequada do edifício, mas pode precisar dele no local apenas um dia por semana, para se manter a par de pequenas reparações. Ser carpinteiro envolve também viagens regulares aos locais do projeto, especialmente no caso de prestares serviços a clientes em casas residenciais e edifícios comerciais.
-
horário de trabalho de um gestor de produto
Não tens de te preocupar com horários de trabalho insanos, porque como gestor de produtos normalmente trabalhas durante o horário de expediente. Um trabalho como gestor de produto é, portanto, fácil de conciliar com uma família.
-
vantagens de trabalhar como gestor de produto através da randstad
Quando se trabalha através da Randstad, há uma série de vantagens. Por exemplo:
- ser pago semanalmente.
- uma pessoa de contacto permanente a quem podes recorrer e pedir ajuda.
- podes rapidamente declarar as horas de trabalho utilizando a nossa app myrandstad e terás sempre uma visão clara sobre o teu horário de trabalho.
- Damos-te o pagamento das férias e o direito a 25 dias de férias.
- contrato permanente? Um trabalho temporário como gestor de produto através da Randstad é muitas vezes um trampolim para um trabalho permanente atrativo. Todos os anos milhares de pessoas ganham um contrato permanente com grandes empregadores graças a um trabalho temporário connosco. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes parcialmente através da Randstad.
Gosto de estar envolvido em planos estratégicos e de tomar as decisões certas. Este papel de responsabilidade dá-me muita energia! Os meus colegas e eu trabalhamos sempre como uma equipa para obter o melhor resultado.
torna-te um gestor de produto com estes cursos e qualificações
Queres trabalhar como gestor de produto? Então é excelente que tenhas um diploma universitário; de preferência de um curso de economia ou de gestão e administração de empresas, tal como Economia Comercial, Marketing & Gestão Internacional ou Administração de Empresas.
que caraterísticas e competências se desenvolvem como gestor de produto?
Como gestor de produto, é evidentemente importante que consigas manter uma boa visão global. Sabes exatamente o que está a acontecer neste momento e quais são os próximos passos no processo. Outras qualidades úteis para teres como gestor de produto são:
- capacidade de decisão: como gestor de produto, és responsável por decisões importantes. É, portanto, útil se souberes pesar bem as opções e se conseguires resolver problemas complexos com simplicidade no momento certo.
- antecipação: estás uma jogada à frente e reconheces as situações a tempo. Isto significa que não serás facilmente confrontado com surpresas desagradáveis. Isso é uma caraterística positiva!
- inovador: gostas de dar rédea solta à tua criatividade. Mas não sem perder de vista o resultado. É assim que surgem as ideias inovadoras.
- orientado para os resultados: caminhas sempre diretamente para o teu objetivo. És uma pessoa que se esforça. Contratempo inesperado? Não é fácil desequilibrar-te! Toma as rédeas e continua a andar!
- visão: tens uma imagem clara do futuro e um objetivo em mente. Gostas de explorar as formas de chegar ao destino. Também podes olhar para tudo à distância e tomar decisões objetivas.
FAQs
Perguntas frequentes sobre gestores de produtos.
-
o que faz um gestor de produto?
Gestor de produto é um termo amplo. As tarefas muitas vezes diferem de setor para setor. Na maioria dos casos, estas são tarefas regulares: desenvolver estratégias de produto, determinar o posicionamento do produto, gerir orçamentos, seguir as últimas tendências, e acompanhar os resultados e o desempenho. Lê tudo sobre como trabalhar como gestor de produto nesta página.
-
o que irás ganhar, em média, como gestor de produto?
Como gestor de produto a tempo inteiro, virás a ganhar, em média, 1.758 euros líquidos por mês, segundo o Expresso Emprego. Por ano isto corresponde a 21 mil euros, para um trabalho de 40 horas por semana. O valor, no entanto, varia consoante o setor, o tipo de produto trabalhado, a experiência do profissional e outros fatores. Lê tudo sobre o salário de um gestor de produto nesta página.
-
quais são os requisitos para ter um trabalho como gestor de produto?
Para um trabalho como gestor de produto, precisas de ter um diploma universitário na área da economia ou de gestão de empresas. O teu primeiro trabalho como gestor de produto? Muitas vezes, começas na posição de assistente ou gestor de produto júnior. Após alguns anos, podes evoluir para as posições de gestor de produto de nível médio ou sénior. Lê tudo sobre um trabalho como gestor de produto nesta página.
-
candidatares-te a um cargo de gestor de produto?
Candidatares-te a um trabalho como gestor de produto é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!