gestor de operações
És assertivo e empreendedor? Então, tornares-te um gestor de operações pode ser uma boa ideia. Como gestor de operações, és responsável por identificar as falhas nos processos de produção e assegurar que tudo decorre sem problemas. Os gestores de operações também vigiam os recursos de uma empresa, desde funcionários a matérias-primas e bens da empresa.
ver oportunidadeso que é um gestor de operações?
Como gestor de operações estarás encarregue de gerir as funções diárias de uma empresa. Isto envolve o planeamento e a implementação de processos de produção para melhorar a qualidade, produtividade e desempenho da mesma. O teu papel principal é supervisionar os procedimentos da empresa e aplicares as suas políticas. Por exemplo, a tua função é encontrar o equilíbrio perfeito entre as despesas e as receitas. Isso significa que precisas de otimizar os custos para manteres a saúde financeira de uma empresa sem comprometeres a qualidade e sem que os clientes se sintam prejudicados.
Para além de formulares processos e políticas da empresa, como gestor de operações também geres todos os recursos da empresa. Isto inclui matérias-primas, mão-de-obra e capital. Como gestor de operações supervisionas e controlas todos os fatores de produção para assegurares a máxima produtividade. Por vezes, tens de desempenhar funções de recursos humanos para melhorares o envolvimento e a produtividade dos funcionários.
Será que trabalhar como gestor de operações se adequaria às tuas competências empresariais? Então continua a ler sobre as competências e qualificações de que necessitas para prosperar numa função de gestor de operações.
o que faz um gestor de operações?
Um gestor de operações é fundamental em todos os setores, incluindo na produção, nos cuidados de saúde, na construção e no comércio a retalho. A tua função é reunir os recursos disponíveis para atingires os objetivos de uma empresa. Por exemplo, geres o inventário e os representantes de vendas para aumentares as vendas no comércio a retalho. No fabrico, supervisionas os processos de produção e minimizas os custos sem afetar os padrões de qualidade. Na construção, vais assegurar-te de que todos os materiais são utilizados como esperado e geres os trabalhadores no local.
salário médio de um gestor de operações
Os dados lançados pela Glassdoor indicam que o salário médio de um gestor de operações na capital portuguesa, Lisboa, ronda os 1.800 euros por mês. Este valor pode ser menor quando estás a iniciar o teu percurso no setor e caso tenhas pouca experiência, mas irá tornar-se mais apelativo com a evolução da tua carreira nesta área. A tua remuneração pode também ser maior por integrar subsídios e benefícios não monetários. Por exemplo, alguns gestores de operações recebem, da parte dos seus empregadores, seguros de saúde e outros benefícios. Algumas empresas também contam com apoios para a habitação e transporte. Férias pagas, regimes de pensão e bónus são outras regalias da profissão.
quais os fatores que afetam o salário de um gestor de operações?
O teu pacote de remuneração como gestor de operações prende-se muitas vezes com fatores diversos. Por exemplo, o teu posicionamento na hierarquia da empresa pode influenciar o quanto recebes. Se fores um gestor de operações responsável por um departamento, o teu salário será inferior ao de alguém responsável por uma empresa inteira. Quando és gestor de operações de um único departamento, as tuas responsabilidades e qualificações são menores. Um gestor de operações responsável por toda a empresa executa frequentemente tarefas complexas e ganha, por isso, um salário melhor.
A tua experiência também influencia os teus salários devido às competências transferíveis que trazes para a empresa. Os empregadores pagarão mais pelos teus conhecimentos quando tiveres vários anos de experiência a trabalhar nesta área.
tipos de gestor de operações
Os gestores de operações podem ser diferentes de acordo com a indústria para a qual trabalham. Alguns incluem:
- gestor de operações comercial: como gestor de operações comercial, supervisionas as operações de vários departamentos de uma empresa. É necessário assegurares que os recursos da empresa são otimizados para melhorares os resultados empresariais, promovendo a eficiência e a produtividade.
- gestor de operações de campo: como gestor de operações de campo, implementas iniciativas de marketing e vendas no terreno. Isto significa que és responsável pela formação e contratação de representantes de vendas no terreno, avaliando o desempenho e gerindo a logística das atividades de marketing.
- gestor de operações de saúde: a tua função é melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados aos pacientes. Asseguras que o hospital se mantém dentro do orçamento estipulado, otimizando os recursos e resolvendo questões operacionais.
- gestor de operações de construção: como gestor de operações de construção, supervisionas vários projetos de construção e asseguras a devida atribuição de recursos. Desenvolves também formas eficientes de melhorar os padrões de construção e aumentar o valor comercial.
trabalhar como gestor de operações
Os gestores de operações desempenham várias funções para assegurarem o bom funcionamento dos processos empresariais. De seguida, apresentamos as tarefas, deveres e condições de trabalho que podes esperar nesta função.
-
descrição do trabalho como gestor de operações
Os gestores de operações são as forças motrizes por detrás da conclusão bem sucedida de um projeto. Eles executam as seguintes tarefas:
- design do produto: como gestor de operações, asseguras que os produtos e serviços vendidos aos consumidores satisfazem as suas necessidades. Daí a necessidade de gerar novas ideias para preencher lacunas no mercado ou alterar os processos de produção para melhorar a qualidade do teu produto. Também estudas as tendências do mercado e asseguras-te de que o design do produto satisfaz as necessidades dos consumidores.
- prever a procura do mercado: o teu trabalho é melhorar os resultados comerciais, assegurando que o produto satisfaz as exigências em vez de produzir produtos que demoram muito tempo a vender. Tens de analisar as estatísticas para determinar a aceitação dos produtos da tua empresa. A partir da informação, podes desenvolver estratégias para aumentar as vendas.
- gestão da cadeia de abastecimento: como gestor de operações, geres os processos empresariais, desde a aquisição de matérias-primas e produção até às vendas. Necessitas de monitorizar a produção, distribuição e vendas para garantir eficiência e baixos custos.
- planeamento estratégico: os gestores de operações estão envolvidos no planeamento estratégico dos objetivos da empresa e na otimização dos processos empresariais. Por exemplo, os gestores de operações podem determinar as melhores estratégias de marketing para aumentar as receitas ou encontrar métodos de produção rentáveis.
- controlo de qualidade: como gestor de operações, garantes que os produtos da empresa cumprem os padrões exigidos. Isto inclui o aprovisionamento de matérias-primas adequadas e o recrutamento de pessoal qualificado para assegurar que o processo de produção resulta em produtos de alta qualidade. Também identificas formas de aumentar o seu valor para os teus clientes a fim de promover a lealdade.
-
ambiente de trabalho
Como gestor de operações, o teu ambiente de trabalho depende da indústria para a qual trabalhas e das tuas principais responsabilidades. Na produção, os gestores de operações trabalham num escritório, mas passam a maior parte do tempo na fábrica ou nas instalações de produção. Na construção, o trabalho gira em torno de vários locais de construção, uma vez que precisas de supervisionar os trabalhadores e de assegurar a entrega de matérias-primas. Em algumas indústrias, como a venda a retalho e a tecnologia da informação, o teu trabalho é predominantemente no escritório sem necessidade de deslocações.
Como gestor de operações viajarás para locais de construção e para reuniões de fornecedores. Ao trabalhares em estaleiros ou fábricas de construção, precisas de equipamento de proteção pessoal, mesmo quando não manuseares os artigos no local.
-
quem são os teus colegas?
Dependendo do teu empregador e da indústria, os teus colegas podem incluir gestores de projeto e de cadeia de abastecimento, supervisores e gestores de marketing. Podes também estar a trabalhar com outros especialistas que poderiam incluir, mas não se limitam a, gestores financeiros, gestores de recursos humanos e consultores de recrutamento.
-
horário de trabalho
Como gestor de operações, a tua rotina de trabalho decorre das 9h às 17h nos dias de semana. O teu trabalho ocupa pelo menos 40 horas por semana, mas deves esperar trabalhar ao fim-de-semana e à noite. A maioria das empresas emprega gestores de operações a tempo inteiro. Também podes encontrar algumas oportunidades a tempo parcial, na sua maioria em empresas de consultoria. Alguns gestores de operações também aceitam empregos em contratos a curto prazo.
-
perspetivas de emprego
O teu percurso como gestor de operações depende da indústria para a qual trabalhas e das tuas ambições de carreira. Como gestor de operações, podes especializar-te em trabalhar para uma indústria específica. Por exemplo, se começaste como gestor de instalações ou supervisor de logística, podes especializar-te em operações de fabrico ou logística e tornares-te um especialista na matéria. Ser gestor de operações é uma função sénior, e a tua oportunidade de progressão na carreira é tornares-te o vice-presidente de operações, diretor executivo principal ou diretor-geral. Após vários anos de experiência, podes tornar-te consultor e trabalhar por conta própria
Enquanto gestor de operações, um dos teus colegas de trabalho poderá ser marketing manager. fica a conhecer melhor as suas funções.
marketing manager -
vantagens de encontrares o teu trabalho como gestor de operações através da randstad
Encontrares o teu trabalho de gestor de operações através de Randstad oferece vantagens importantes, tais como:
- uma grande variedade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda se for necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanal ou mensalmente, dependendo do trabalho
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como gestor de operações é muitas vezes um trampolim para um trabalho permanente atrativo. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através de Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação e qualificações
O papel de um gestor de operações é multifacetado e requer tanto qualificações específicas da indústria como capacidade de gestão. Por essa razão, deves obter um diploma que te dê uma compreensão profunda de orçamentação, gestão da cadeia de abastecimento e conceitos críticos para a eficiência operacional.
- deves considerar uma licenciatura em administração ou gestão de empresas e outros campos relacionados como finanças ou cadeia de abastecimento.
- em algumas indústrias, necessitas de conhecimentos básicos do setor industrial para te tornar um gestor de operações. Por exemplo, é necessário teres formação em informática ou engenharia para que possas ser qualificado para uma função de gestor de operações em empresas de TI ou de montagem de veículos.
- uma vez que se trata de uma função sénior, muitas empresas também necessitam de um MBA para um cargo de gestor de operações.
aptidões e competências
Tornares-te um gestor de operações requer conhecimentos especializados e competências técnicas para que possas assumir as responsabilidades. Estas incluem:
- capacidade de liderança: como gestor de operações, desempenhas muitas funções de gestão. Necessitas de aptidões de liderança para te ajudarem a estabelecer objetivos, orientar, motivar e dirigir outros funcionários. As aptidões de liderança ajudam-te a orientar os funcionários e a liderar através do exemplo para assegurares que os objetivos da empresa são cumpridos.
- capacidade de comunicação: os gestores de operações interagem com vários intervenientes, desde fornecedores e clientes até à gestão de topo. As aptidões de comunicação ajudam a fornecer eficazmente instruções e feedback a diferentes partes interessadas.
- competências organizacionais: como gestor de operações, supervisionas múltiplos aspetos de uma empresa. Sem capacidades de organização, não é possível realizares todas as tarefas no momento estipulado. É necessário organizares o teu trabalho e criares um cronograma para cada projeto para garantires o sucesso.
- perspicácia financeira: como gestor de operações asseguras que todas as operações de negócio se mantêm fiéis ao orçamento estipulado. Com uma visão financeira, podes avaliar as operações diárias de cada departamento e garantir que cumprem os objetivos de rentabilidade da empresa sem exceder o orçamento.
"Gosto de tornar o ambiente da vida das pessoas e dos animais um pouco mais agradável. Também recebo muitas vezes muito apreço dos clientes quando os seus jardins são arranjados ou renovados. Gosto de poder fazer as pessoas felizes com o meu trabalho desta forma." - Joris, jardineiro
FAQs
Perguntas frequentes (FAQs) sobre trabalhar como gestor de operações.
-
o que fazem os gestores de operações?
O papel dos gestores de operações consiste em dirigir as operações da empresa, desde os processos de produção até às distribuições e vendas. Eles acompanham o desempenho de cada departamento e contribuem para os objetivos da empresa.
-
o que significa gestor de operações?
Um gestor de operações é um profissional que administra práticas empresariais para promover a eficiência e padrões de desempenho numa empresa.
-
como é o pagamento pelo trabalho de um gestor de operações?
A perspetiva média salarial deste tipo de profissional nas maiores cidades portuguesas é, segundo a Glassdoor, de 1.800 euros por mês. Esta remuneração pode ser maior com o aumento da experiência profissional.
-
que exemplos podem ser dados de um gestor de operações?
Alguns exemplos de gestores de operações incluem coordenadores da cadeia de abastecimento, supervisores de aquisições e coordenadores de operações.
-
como posso tornar-me um gestor de operações?
Torna-te um gestor de operações adquirindo uma licenciatura em administração de empresas ou numa área relacionada. Um MBA também aumenta as tuas perspetivas de carreira como gestor de operações.
-
como posso candidatar-me a uma vaga como gestor de operações?
Candidatares-te a um trabalho como gestor-de-operacoes é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!
outras carreiras