frontend developer
Gostas de criar coisas visualmente apelativas? Um frontend developer usa a sua criatividade para construir uma interface de utilizador surpreendente, que forneça uma envolvente experiência de utilizador. Irás usar as tuas capacidades de codificação e o teu olho artístico, para melhorares a funcionalidade de uma aplicação ou website, e melhorares a sua aparência. Também otimizas a velocidade do site para garantir que os utilizadores obtenham uma experiência perfeita.
ver oportunidadeso que é um front-end developer?
Como front-end developer (ou programador de front-end), constróis o front-end, ou o lado do cliente, de um website ou aplicação de software. No entanto, ao contrário de outros programadores, adotas uma abordagem artística e pragmática em vez de te concentrares nos aspetos técnicos. Isto significa que o teu código determinará a forma como o design da web é implementado na Internet. As páginas web combinam frequentemente a estrutura, o design, o conteúdo, os dados e a funcionalidade; sem um front-end developer para criar uma página de fácil utilização, os utilizadores não poderiam navegar através das funções.
Essencialmente, o teu trabalho é transformar o layout da web para ajudares os utilizadores a aceder às funções de que necessitam, preenchendo o lado técnico no back-end.
o que faz um front-end developer?
Na qualidade de front-end developer, trabalhas em vários projetos relacionados com a aparência do website e a experiência do utilizador para os consumidores finais. Por exemplo, podes transformar os websites em sites intuitivos e visualmente apelativos. Também crias páginas de destino (landing pages), especialmente concebidas para a realização de concursos, campanhas de marketing e publicidade de nicho. Um front-end developer utiliza ferramentas de design gráfico para criar protótipos de websites e ferramentas de edição de código. Os front-end developers trabalham em várias indústrias para desenvolver sites funcionais para os seus empregadores.
Trabalhar como front-end developer em TI ou tecnologia iria ao encontro das tuas capacidades artísticas e criativas? Então continua a ler para descobrires quais as competências e qualificações de que precisas para prosperar num papel de front-end developer.
salário médio de um front-end developer
De acordo com a Talent, o salário de um front-end developer varia entre 25.250 e 51 mil euros anualmente, sendo que o salário médio é de 2.917 euros mensais, correspondentes a 35 mil euros por ano. As posições de nível inicial atraem normalmente salários mais baixos devido ao nível de experiência e ao alcance da função. Front-end developers experientes ganham mais devido às competências transferíveis que conferem à função. Para além dos salários, o teu pacote de remuneração inclui vários subsídios, incluindo subsídios médicos ou residenciais. Algumas empresas também pagam horas extraordinárias e bónus de fim de ano aos seus funcionários.
como melhorares o teu salário como front-end developer
Como front-end developer, os teus ganhos dependem das tuas funções e das competências que possuis. Assim, podes aumentar o teu pacote de remuneração melhorando as tuas qualificações académicas ou adquirindo certificações adicionais que reforçam as tuas competências. Por exemplo, um certificado em linguagem de programação melhora as tuas perspetivas.
As grandes empresas pagam frequentemente mais devido às competências especializadas que as funções exigem. Podes procurar emprego numa grande organização para melhorar as tuas perspetivas salariais. Embora as pequenas empresas paguem menos, é provável que adquiras competências adicionais, uma vez que irás desempenhar numerosas tarefas em simultâneo. A mudança para um local urbano também pode aumentar o teu pacote de remuneração. As grandes cidades têm uma grande procura de front-end developers, e a remuneração é melhor do que a das pequenas cidades devido ao elevado custo de vida.
tipos de front-end developers
Alguns dos tipos de front-end developers incluem:
- designers de interface do utilizador e de experiência do utilizador: como front-end developer, podes concentrar-te na experiência do utilizador (UX) e na interface do utilizador (UI). Na UI, melhorarás os aspetos visuais do design de um website, enquanto que na UX se realizam testes de utilizador para assegurar uma experiência de utilizador sem falhas.
- web designer: como web designer de front-end, o teu foco está em melhorar o web design e requer uma codificação mínima. Irás assegurar-te de que elementos como alinhamento e equilíbrio são considerados ao desenvolveres o layout da web.
- desenvolvedor WordPress: um front-end developer especializado em plataformas WordPress pode ajudar os clientes a criar blogs únicos, incorporando vários temas da plataforma.
- programador mobile: o teu trabalho é criar aplicações funcionais com designs atrativos. Também asseguras que as aplicações móveis funcionam sem problemas para melhorares a experiência do utilizador.
trabalhar como front-end developer
Como front-end developer, incorporas as tuas capacidades artísticas e de design no teu trabalho. Espreita as tarefas e o ambiente de trabalho dos front-end developers.
-
descrição do trabalho como frontend developer
Algumas das funções de um frontend developer incluem:
- transformar designs em páginas web funcionais: como frontend developer, usas ideias de design produzidas por designers gráficos, e replica-las utilizando HTML e CSS para criar páginas web funcionais. O HTML estabelece o layout e a estrutura, enquanto que o CSS é eficaz na criação do estilo das páginas web.
- manutenção de temas e cores adequados para o website: como frontend developer, trabalharás em conjunto com web designers e equipas de marketing para determinar os melhores temas e esquemas de cores do website. Assegurarás também que os esquemas de cores sejam equilibrados e coordenados em todos os websites.
- melhorar a navegação de websites: os frontend developers criam frequentemente ligações para ajudar os utilizadores a navegar em websites ou sites externos. Para além de construíres o código que te permite adicionar ligações através das páginas web, tens de assegurar que as ligações levam os utilizadores aos sítios ou locais desejados no website.
- optimizar websites para telemóveis: como frontend developer, asseguras que os utilizadores podem aceder a um website a partir de qualquer dispositivo. O design da página web deve manter a sua aparência em pequenos ecrãs com a velocidade esperada do site. Os utilizadores devem também ter acesso a todas as funcionalidades a partir de dispositivos móveis.
- otimização do conteúdo: como frontend developer, asseguras-te de que o conteúdo é bem apresentado num website, através da otimização da estrutura da página web. Podes também aumentar a visibilidade do sítio web, assegurando que o conteúdo segue as diretrizes de otimização dos motores de busca e as melhores práticas.
- testar e atualizar componentes frontend: o trabalho do utilizador é implementar novos componentes frontend em websites. Também testas regularmente os websites à procura de bugs para garantir o seu perfeito funcionamento.
-
ambiente de trabalho
Como frontend developer, trabalharás principalmente num ambiente de escritório e passarás a maior parte do dia num computador ou em reuniões com outros programadores. A maioria das empresas desenvolve espaços de trabalho criativos para os programadores web, de modo a mantê-los motivados.
Por exemplo, alguns empregadores oferecem espaços interativos para brainstorming e espaços de codificação com vários recursos de iluminação para manter os fluxos criativos. Um frontend developer também pode trabalhar à distância e cumprir as suas responsabilidades sem ter que ir para o escritório. O trabalho não envolve viagens, a menos que se esteja a participar numa conferência.
-
quem são os teus colegas?
Dependendo dos teus projetos de trabalho e do empregador, os teus colegas podem incluir backend developers, programadores full-stack e programadores mobile. Também é provável que trabalhes junto de programadores web, designers gráficos e outros especialistas, incluindo engenheiros de software, gestores de projetos e analistas de sistemas.
-
horário de trabalho
Como frontend developer, o teu horário de trabalho depende do teu empregador e dos projetos que realizas. Quando trabalhas a tempo inteiro, as tarefas abrangem 39 horas por semana. Muitas vezes é necessário trabalhar fora do horário de expediente para concluir projetos urgentes e cumprir prazos. Oportunidades de trabalho a tempo parcial e à distância estão disponíveis em pequenas start-ups que não requerem um trabalho complexo de desenvolvimento web. Alguns frontend developers são freelancers que trabalham com contratos a curto prazo antes de se mudarem para o empregador seguinte.
-
perspetivas de emprego
Tornares-te um frontend developer define a tua carreira no desenvolvimento web. Podes melhorar as tuas capacidades e assumir funções de topo ou mudar para outras funções tecnológicas. Se gostas das fases de planeamento e brainstorming do desenvolvimento de frontend, tens o potencial de passar para funções de gestão. Embora não estejas a codificar, irás liderar equipas de frontend developers em vários projetos. Quando tiveres conhecimentos profundos em desenvolvimento frontend, poderás tornar-te um consultor ou dar aulas de desenvolvimento web a estudantes em colégios e universidades.
-
vantagens de encontrar um trabalho como frontend developer através da randstad
Encontrar o teu trabalho de frontend developer através da Randstad oferece vantagens importantes, tais como:
- uma grande variedade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda se for necessário
- um leque de oportunidades na área
- seres pago semanal ou mensalmente, dependendo do trabalho
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um emprego temporário como frontend developer é frequentemente um trampolim para um emprego permanente apelativo. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através da Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação & qualificações
Podes tornar-te um front-end developer através das seguintes formas:
- aprendizagem de linguagem de programação: se quiseres destacar-te como front-end developer, necessitas de capacidades de codificação excecionais. Assim, deves estar familiarizado com a linguagem de codificação relevante para o desenvolvimento de front-end. Participa em exercícios de codificação ou aprende com cursos online.
- universidade/faculdade: entra nesta profissão através de uma licenciatura em desenvolvimento web ou em engenharia de software. Em alternativa, encontra uma licenciatura em design e desenvolvimento web para aprenderes conceitos de desenvolvimento de front-end.
- estágio: um estágio sobre design e desenvolvimento web ajuda-te a aprender no trabalho à medida que frequentas a universidade. Proporciona-te a experiência prática necessária para trabalhares no ramo.
- experiência de trabalho: como front-end developer, precisas de experiência de trabalho para conseguires um emprego. Podes validar os teus conhecimentos através de desafios de codificação ou da construção dos teus projetos e utilizá-los como portfólio.
Para além dos conhecimentos técnicos, são necessárias muitas outras competências (soft skills) para sobressaíres como front-end developer.
- curiosidade: o desenvolvimento da página do website está em constante evolução, e é necessário que continues a aprender e te mantenhas no bom caminho, com os componentes e ferramentas de front-end emergentes. Com curiosidade, serás inspirado a pesquisar as tendências e a implementá-las no teu trabalho.
- empatia: uma vez que estás a desenvolver a imagem visual de uma marca, o objetivo não é decorá-la com vários gráficos ou cores. Tens de estar atento à forma como os outros percecionam as cores e os gráficos. A empatia permite que te coloques no lugar dos utilizadores.
- capacidade de resolução de problemas: o trabalho de um front-end developer traz vários desafios, e é preciso que tenhas a capacidade de resolução de problemas para te ajudar a resolver os problemas e a encontrar uma solução.
- colaboração e competências de equipa: trabalharás em conjunto com uma equipa de programadores e colaborarás com programadores backend para garantires o bom funcionamento de um website. As competências de equipa ajudam-te a manter relações positivas.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como frontend developer.
-
o que faz um frontend developer?
Um frontend developer torna os produtos tecnológicos e os websites visualmente atrativos. Também garantem aos utilizadores uma navegação perfeita.
-
qual é o salário de um frontend developer?
O salário de um frontend developer varia entre 25.250 e 51 mil euros anuais, sendo que o salário médio é de 2.917 euros mensais, correspondentes a 35 mil euros por ano.
-
o que é um frontend developer?
Um frontend developer da Web é alguém que melhora a funcionalidade de um website, tornando-o visualmente apelativo e de fácil utilização.
-
ser frontend developer é uma boa carreira?
Tornares-te um frontend developer é uma carreira empolgante se fores criativo. A profissão tem também numerosas oportunidades de desenvolvimento.
-
qual é o pagamento mais elevado por um trabalho no campo da TI?
Os trabalhos de TI mais bem pagos em Portugal são a engenharia DevOps e a engenharia de software.
-
como posso candidatar-me a uma vaga de frontend developer?
Candidatares-te a um trabalho como frontend developer é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!