financial controller
És um pensador crítico com capacidades analíticas excecionais? Tens conhecimentos especializados em tecnologia e software de escritório? Então, considera uma carreira como controller financeiro. O papel de um financial controller é supervisionar todas as funções contabilísticas de uma empresa e transmitir a posição financeira da empresa à alta administração. Também contribui para a estratégia financeira de uma empresa e trabalha ao lado de outros diretores financeiros para gerir os riscos.
o que é um financial controller?
Como financial controller, supervisionas as equipas financeiras. Participas no processo de elaboração do orçamento e apoias vários departamentos na manutenção dos seus orçamentos. Trabalhas também com vários profissionais e prestas apoio no planeamento financeiro. Assim sendo, precisas de experiência com tecnologias de contabilidade para apoiar o teu desempenho. Deves ser capaz de gerir o teu esforço entre estas e outras responsabilidades de gestão, tais como supervisionar a equipa de contabilidade.
Os controllers financeiros têm uma enorme responsabilidade na manutenção da estabilidade presente e futura de uma empresa. Precisas de competências excecionais em contabilidade e tomada de decisões para assumires o controlo e seres responsável pelas estratégias financeiras de uma empresa, oportunidades de redução de custos e avaliação de crescimento.
Os controllers financeiros trabalham em qualquer indústria do setor público ou do setor privado. Quer trabalhem em empresas de bens de consumo de rápida evolução, consultoras de tecnologia, organizações sem fins lucrativos ou serviços financeiros, desempenham as mesmas responsabilidades. No entanto, a dimensão da empresa influencia as suas funções. Por exemplo, numa empresa mais pequena, geres diretamente os assuntos financeiros da empresa, mas também podes tratar das funções de um gestor financeiro. Nas grandes empresas, as tarefas dependem da complexidade da contabilidade e da dimensão da equipa financeira. Podes especializar-te na gestão financeira ou supervisionar a equipa de contabilidade. O papel requer normalmente fortes capacidades analíticas, uma vez que lidas com uma grande quantidade de dados estatísticos.
Será que trabalhar como financial controller se adequaria ao teu domínio da tecnologia de escritório e às tuas competências analíticas? Então, continua a ler para descobrires de que competências e qualificações precisas para prosperares na função de controller financeiro.
salário médio de um financial controller
Os controladores financeiros trabalham em diferentes indústrias, e o pacote de remuneração varia de acordo com isso. Por exemplo, os ganhos de um controlador financeiro numa empresa de tecnologia diferem dos de organizações sem fins lucrativos devido às diversas funções e deveres.
O salário médio de um controlador financeiro é de 21.200 euros por ano, o que se traduz em 1.770 euros por mês. Quando és novo na função com um mínimo de competências e experiência, o teu pacote salarial pode começar em 11.600 euros anuais. No entanto, o salário aumentará à medida que as tuas competências e perícia melhorarem e assumires funções mais complexas na empresa. Os controllers financeiros de topo podem ganhar mais de 40 mil euros por ano.
O pacote de remuneração inclui normalmente vários subsídios e benefícios não monetários. Por exemplo, a maioria dos empregadores fornecem subsídios de transporte, assim como seguros médicos e contribuições para um regime de reforma. Os bónus de final de ano e outras regalias também são típicos nesta função.
tipos de controller financeiro
O papel de um controlador financeiro tem quatro aspetos principais:
- administradores: como administrador, um financial controller conserva e protege os recursos de uma empresa. Relatas com precisão a situação financeira da empresa, geres os riscos e preservas o património do teu empregador.
- operadores: como operador, asseguras operações do processo contabilístico no departamento de contabilidade. Isto envolve ser eficiente e eficaz para assegurares a sua exatidão.
- catalisadores: como catalisador, impulsionas a execução, fornecendo as informações corretas no momento apropriado às partes interessadas. Ajudas na tomada de decisões e guias os responsáveis na tomada de decisões de encontro às melhores opções.
- estratégicos: como controller financeiro estratégico, ajudas a equipa executiva a impulsionar o crescimento da empresa. Ajudas no desenvolvimento de estratégias empresariais.
trabalhar como financial controller
Os controllers financeiros trabalham com equipas de contabilidade e finanças para controlar as operações financeiras e administrativas. Vamos explorar as funções específicas, ambiente de trabalho e perspetivas de carreira de um controller financeiro.
-
descrição do trabalho como financial controller
Algumas das tarefas comuns de um controller financeiro incluem:
- gerir auditorias: como controlador financeiro, finalizas auditorias internas numa empresa. Supervisionas as funções das equipas de auditoria interna e analisas as suas conclusões para verificares a existência de potenciais erros ou fraudes. Quando os relatórios de auditoria estão completos, apresentas os mesmos à direção da empresa.
- controlar as contas financeiras: como financial controller, geres a preparação das contas financeiras desde as contas mensais até às trimestrais e anuais. Também supervisionas as contas a receber e a pagar. Por vezes, o papel envolve o controlo dos fluxos de caixa para assegurares que a empresa cumpre as suas obrigações a curto prazo e otimiza os seus investimentos.
- supervisão contabilística: como financial controller, asseguras a exatidão das distribuições contabilísticas, e que todas as verbas são devidamente contabilizadas. Supervisionas os pagamentos em numerário e geres as atividades de processamento de salários e as liquidações bancárias. Podes também supervisionar a equipa de contabilidade para manteres os registos e saldos precisos.
- planeamento e relatórios financeiros: os controllers financeiros são responsáveis pelas operações bancárias e financeiras, incluindo o estudo e revisão de contratos financeiros e a negociação de acordos de crédito. Neste papel, irás também assegurar que o executivo dispõe de dados precisos de planeamento financeiro e que assiste vários departamentos na criação de orçamentos e na preparação dos seus relatórios de fluxo de caixa projetados para apoiar a afetação financeira.
- análise financeira: para além dos relatórios financeiros, é necessário que faças análises financeiras sobre vários planos e aconselhes a gestão. Por exemplo, se uma empresa quiser investir num determinado projeto de investimento, avalias o risco utilizando dados estatísticos. Podes também encontrar formas eficientes de executar um plano de negócios para melhorares a gestão financeira.
- assegurar o cumprimento: como financial controller, é necessário assegurares que a empresa cumpre as leis e regulamentos locais. Asseguras-te de que a empresa paga todos os impostos necessários e adere aos requisitos legais e aos regulamentos relevantes do setor para evitar multas e penalidades.
-
ambiente de trabalho
Como controller financeiro, o teu ambiente de trabalho depende da indústria para a qual trabalhas e do teu empregador.
Por exemplo, se trabalhas para uma empresa de serviços financeiros, é provável que trabalhes em agências de seguros ou bancos, e o teu papel envolve trabalhar no interior, num ambiente de escritório. É provável que tenhas o teu próprio gabinete, mas passas a maior parte do dia a assistir a reuniões para pôr em dia as equipas de contabilidade em vários departamentos
Embora não tenha encontros diretos com os clientes, a função requer vestuário profissional em todos os momentos. Podes trabalhar a partir de casa ou remotamente e conduzir as tuas reuniões virtualmente.
-
quem são os teus colegas?
Dependendo do setor empresarial e do empregador, é provável que os teus colegas incluam contabilistas, auditores e gestores de marketing. Trabalharás também ao lado de chefes de finanças e analistas financeiros, bem como outros especialistas que poderão incluir gestores de projetos, orçamentistas e gestores financeiros.
-
horário de trabalho
Os controllers financeiros trabalham em horário regular, das 9h às 17h. Isto significa que trabalharás 40 horas por semana, embora, por vezes, tenhas de trabalhar até mais tarde para garantires que cumpres prazos ou durante períodos mais ocupados, devido a prazos financeiros relacionados com impostos e burocracia.
Ainda que a maioria dos empregadores proporcionem oportunidades a tempo inteiro, é possível encontrar papéis a tempo parcial e oportunidades para trabalhar remotamente.
O papel envolve deslocações mínimas, a menos que estejas a participar em conferências e reuniões. Se trabalhares para uma multinacional com múltiplas sucursais, poderás ter de viajar para o estrangeiro para rever o seu desempenho financeiro ou gerir auditorias internas.
-
perspetivas de emprego
Não se pode começar como financial controller diretamente depois de se sair da faculdade. A maioria dos controllers financeiros começam como contabilistas antes de se tornarem auditores e assumirem cargos de contabilidade sénior. Tornas-te um financial controller quando tens uma vasta experiência em contabilidade e finanças, especialmente em cargos de gestão sénior.
Ser um controlador financeiro é uma carreira gratificante se tiveres formação em contabilidade e finanças. Abre portas para outras funções de gestão de finanças sénior. Por exemplo, podes tornar-te um gestor financeiro ou o diretor financeiro de uma empresa.
-
vantagens de encontrares um emprego como financial controller através da randstad
Encontrares o teu trabalho de financial controller através da Randstad oferece vantagens importantes, tais como:
- uma grande variedade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda se for necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanal ou mensalmente, dependendo do trabalho
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como financial controller é muitas vezes um trampolim para um trabalho permanente aliciante. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através da Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação e aptidões
Necessitas das seguintes qualificações académicas para te tornares umfinancial controller:
- licenciatura: para te tornares controllerer financeiro, precisas de uma licenciatura em finanças, contabilidade ou um curso de negócios relacionado. O curso irá introduzir os conceitos financeiros que irás utilizar para controlar e gerir as finanças de uma empresa. Ainda que a maioria das empresas contratem controllers financeiros com apenas uma licenciatura, ter um mestrado aumenta as tuas hipóteses de conseguires um emprego.
- experiência profissional: precisas de uma vasta experiência profissional para te tornares um controlador financeiro. Por exemplo, podes começar como contabilista ou analista financeiro e melhorar as tuas competências para te tornares um financial controller.
-
aptidões e competências
Algumas das qualidades pessoais de um financial controller incluem:
- competências informáticas: como controller financeiro, é necessário estares familiarizado com a tecnologia de escritório para teres sucesso. Por exemplo, deves dominar o Microsoft Office, especialmente o Excel e Databases. As tuas competências informáticas são úteis para agregar a informação que reuniste e analisá-la para tomar decisões.
- capacidades de comunicação: como financial controller, deves ter capacidade e facilidade para transmitires a informação à equipa de contabilidade. As competências de comunicação também te ajudam a explicar os riscos de um investimento para a equipa executiva em termos simples.
- competências analíticas: os controllers financeiros analisam várias informações financeiras e dados contabilísticos. Por exemplo, analisarás as contas financeiras durante as auditorias internas e avaliarás os riscos de um investimento. As competências analíticas ajudam-te a melhorar a tua tomada de decisões.
- competências de liderança e gestão: como financial controller, tens de ser um bom líder para gerires e motivares as pessoas, levando-as a melhorar o seu desempenho. Competências de liderança também te ajudam a tornares-te mais estratégico na tua abordagem.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como controller financeiro.
-
o que faz um financial controller?
Um financial controller supervisiona as operações de contabilidade de uma empresa e ajuda a simplificar os processos de tomada de decisão.
-
qual é o salário de um financial controller
Um financial controller recebe em média 21.200 euros por ano, segundo a Jobted. Com a experiência e formação adicional que podes adquirir, podes chegar a auferir 40 mil euros anuais.
-
ser controller financeiro é um bom trabalho?
Ser controller financeiro é um trabalho emocionante com grandes perspetivas de carreira e um salário muito lucrativo. É também uma carreira gratificante, uma vez que contribui para o crescimento das empresas.
-
como posso tornar-me um financial controller?
É necessário um curso numa área relevante. Também requer uma vasta experiência de trabalho em finanças e contabilidade.
-
qual é a diferença entre um financial controller e um diretor financeiro (CFO)?
Um financial controller gere as operações contabilísticas de uma empresa, enquanto um diretor financeiro (CFO) é o responsável geral pela estratégia financeira da empresa. O financial controller responde perante o CFO. Desejas saber mais sobre o trabalho como controlador financeiro? Então consulta este artigo.
-
como posso candidatar-me a uma vaga como controller financeiro?
Candidatares-te a um trabalho como financial controller é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!