farmacêutico
És atento aos detalhes e capaz de manter um elevado nível de rigor? Então, considera tornar-te farmacêutico. Um farmacêutico é um especialista em medicamentos, que sabe o que os diferentes medicamentos fazem e as prescrições corretas. Trabalhas com médicos para determinar possíveis incompatibilidades entre vários medicamentos. Como farmacêutico, é provável que trabalhes em hospitais, clínicas, farmácias e centros de saúde comunitários.
oportunidades para farmacêuticoso que é um farmacêutico?
Como farmacêutico, lidas com receitas médicas e orientas os pacientes sobre como administrar os medicamentos corretamente. Preenches receitas médicas emitidas por profissionais de saúde. Se os medicamentos não estiverem disponíveis, aconselhas os pacientes sobre alternativas e explicas os possíveis efeitos secundários dos medicamentos.
Um farmacêutico trabalha normalmente numa farmácia e pode trabalhar com medicamentos sob receita médica, embora também existam fármacos que não exigem a apresentação destas receitas. Ajudas os clientes a escolher medicamentos de venda livre para doenças menores. Como farmacêutico, respondes a questões relacionadas com a saúde, desde perguntas sobre vários medicamentos até métodos de administração. Alguns farmacêuticos também trabalham em hospitais e instalações de investigação. A carreira dos farmacêuticos evoluiu da ênfase histórica na distribuição de medicamentos para uma ênfase na utilização segura e racional dos medicamentos. Prestam um serviço farmacêutico que gira em torno de cuidados de saúde preventivos e da monitorização do uso de medicamentos.
A prestação de cuidados farmacêuticos assenta na compreensão das características dos medicamentos, desde as formulações de dosagem até à sua dispersão no corpo. Deves também compreender as interações dos medicamentos com o corpo humano para determinares os seus efeitos.
Os atributos pessoais necessários para os farmacêuticos incluem compaixão e cuidados autênticos para com os pacientes. É também importante que sejas preciso para evitar a administração da medicação errada.
Será que trabalhar como farmacêutico se adequaria à tua personalidade cuidadosa e interesse pela ciência? Então, continua a ler para descobrires de que competências e qualificações precisas para prosperares na função de farmacêutico.
salário médio de um farmacêutico
A Talent apresenta 1.306 euros mensais como o salário médio de um farmacêutico em Portugal, o que se consubstancia em 15.672 euros anuais. Este salário, no entanto, oscila entre os 14.400 euros por ano e os 30.000 euros anuais, dependendo da experiência, do empregador e do tempo de trabalho. É expectável que um farmacêutico num nível de entrada e recém-licenciado receba menos do que um farmacêutico experiente.
que fatores afetam o salário de um farmacêutico?
O pacote de compensação de um farmacêutico depende do seu ambiente de trabalho. Nos grandes hospitais privados, os farmacêuticos recebem um pacote de remuneração mais elevado do que os farmacêuticos do SNS, por exemplo. Do mesmo modo, os farmacêuticos de nível superior conseguem uma remuneração mais elevada devido à sua especialização. Teres qualificações adicionais também melhora as tuas perspetivas salariais.
tipos de farmacêutico
Alguns tipos de farmacêutico incluem:
- farmacêuticos comunitários: trabalham em farmácias e balcões de farmácia em lojas maiores. O seu trabalho é administrar medicamentos a doentes com base nas suas receitas. Também respondem a quaisquer perguntas que eles tenham sobre medicamentos de venda livre e explicam os efeitos secundários. Por vezes, também prestam cuidados primários como a administração de vacinas contra a gripe.
- farmacêuticos clínicos: trabalham em hospitais e outros estabelecimentos de saúde. Distribuem medicamentos e prestam cuidados aos doentes. Podem fazer rondas com médicos e equipas de cuidados de saúde. O seu trabalho é recomendar os medicamentos a administrar aos doentes e supervisionar a dosagem e os prazos de entrega dos medicamentos. Podem também realizar alguns testes médicos.
- farmacêuticos académicos: realizam investigação sobre medicamentos e publicam artigos sobre novos tipos de medicamentos para várias doenças. Também dão palestras a farmacêuticos estagiários e orientam estes novos profissionais através da supervisão da sua prática.
trabalhar como farmacêutico
Se gostas de ciência e medicina, ser farmacêutico é uma carreira ideal que te permite ajudar as pessoas. Continua a ler para obter detalhes sobre as tarefas e responsabilidades envolvidas na função.
-
descrição do trabalho como farmacêutico
Algumas das tarefas de um farmacêutico incluem:
- dispensar medicamentos: como farmacêutico, recebes receitas médicas e administras medicamentos aos pacientes. Também dispensas outros medicamentos e aconselhas os doentes sobre as suas receitas. Por exemplo, forneces a informação necessária para ajudar um doente a compreender o que os seus medicamentos fazem e quais as instruções para os tomar corretamente.
- trabalhar com médicos: quando trabalhas numa clínica ou estabelecimento de saúde, recomendas medicamentos para tratar várias condições e discutes potenciais incompatibilidades. Também supervisionas a administração e os prazos de entrega dos medicamentos para melhorar o bem-estar dos pacientes. Como farmacêutico revês as prescrições dos profissionais de saúde e asseguras-te de que não há contraindicações com outros medicamentos que o paciente esteja a tomar ou alergias.
- manter o inventário dos medicamentos: quando trabalhas numa farmácia ou num balcão de farmácia numa grande loja, manténs um inventário dos medicamentos. Registas os medicamentos que distribuis ao longo do dia e asseguras-te de que as prateleiras são abastecidas com os medicamentos essenciais.
- aconselhar os pacientes sobre medicamentos de venda livre: ajudas os clientes com doenças menores a encontrar os medicamentos de que necessitam. Alguns farmacêuticos ajudam com imunizações, como a administração de vacinas contra a gripe e outras vacinações.
- preencher a documentação: como farmacêutico, completas a documentação após a distribuição dos medicamentos e manténs-te a par das frequências de reabastecimento para garantires que os pacientes não abusem dos medicamentos. Também geres os pagamentos de receitas médicas sempre que seja necessário.
- dispensar medicamentos: como farmacêutico, recebes receitas médicas e administras medicamentos aos pacientes. Também dispensas outros medicamentos e aconselhas os doentes sobre as suas receitas. Por exemplo, forneces a informação necessária para ajudar um doente a compreender o que os seus medicamentos fazem e quais as instruções para os tomar corretamente.
-
ambiente de trabalho
Os farmacêuticos trabalham em hospitais, lojas de venda a retalho ou farmácias e passam muito tempo em ambientes fechados. Nos hospitais, trabalham ao lado de outros profissionais de saúde e passam o dia em pé. Quando se trabalha numa farmácia ou balcão de farmácia, é possível servir os clientes, mas é possível não ter de passar tanto tempo em pé. Como farmacêutico, usas uma bata de laboratório quando atendes clientes e usas luvas e máscaras quando examinas pacientes ou administras tratamentos. Quando trabalhas em centros de saúde comunitários, trabalhas ao ar livre durante programas de sensibilização. Uma vez que os farmacêuticos são profissionais de saúde de cuidados primários, prestam serviços médicos pessoalmente. Trabalho à distância e trabalho a partir de casa não são possíveis.
-
quem são os teus colegas?
Como farmacêutico, os teus colegas incluem enfermeiros gerais, pediatras e médicos. Podes também trabalhar com cientistas clínicos e anestesistas, bem como com outros especialistas como farmacologistas, químicos analíticos e representantes de vendas médicas.
-
horário de trabalho
O horário de trabalho dos farmacêuticos depende do empregador. Nos hospitais, é provável que trabalhes em turnos de 12 horas como outros profissionais de saúde em funções a tempo inteiro. No entanto, os farmacêuticos nas lojas de comércio a retalho e farmácias trabalham o horário normal de expediente, a menos que se trate de uma farmácia 24 horas. Trabalhas ocasionalmente aos fins-de-semana e feriados. Alguns empregadores também oferecem acordos de trabalho flexíveis e posições a tempo parcial.
-
perspetivas de emprego
Os farmacêuticos têm um percurso profissional estruturado, especialmente quando trabalham para o SNS. Por exemplo, um farmacêutico recém-qualificado desempenha vários papéis farmacêuticos, desde a farmacologia comunitária à farmácia clínica ou aos ensaios clínicos. Quando ganhas experiência em funções rotativas, especializas-te numa prática farmacêutica preferida como a cardiologia, os cuidados pediátricos, ou a aquisição e distribuição. À medida que os teus conhecimentos no ramo avançam, progrides para papéis de supervisão, e podes acabar por gerir um hospital. Alguns farmacêuticos tornam-se investigadores ou consultores, enquanto outros se tornam conferencistas.
enquanto farmacêutico, um dos teus colegas de trabalho poderá ser enfermeiro. fica a conhecer melhor as suas funções.
carreira de enfermeiro -
vantagens de encontrares um trabalho como farmacêutico pela Randstad
Encontrar o teu trabalho como farmacêutico através da Randstad oferece vantagens importantes, como por exemplo:
- uma grande diversidade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda, se necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanalmente ou mensalmente, dependendo do trabalho realizado
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como farmacêutico é muitas vezes um trampolim para um apelativo trabalho permanente. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através da Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação e aptidões
Para te tornares farmacêutico, deves ter as seguintes qualificações curriculares:
- curso universitário: terás de fazer uma licenciatura em Farmácia ou num curso de saúde e química para que possas vir a ser farmacêutico. Recomenda-se que também realizes o mestrado, uma vez que te dará maior competitividade neste setor. Com cursos profissionais, podes tornar-te assistente ou técnico de farmácia e trabalhar em parafarmácias, onde apenas são vendidos os produtos de venda livre, sem receita médica.
- experiência profissional: ao concluíres os teus estudos, podes ganhar experiência profissional através de estágios e funções de nível básico. Tornares-te assistente de farmácia dá-te experiência na função.
aptidões e competências de um farmacêutico
As competências importantes para os farmacêuticos incluem:
- precisão: como farmacêutico, é importante dispensares medicamentos adequados aos pacientes depois de reveres as suas receitas médicas. Também é necessário que verifiques o seu historial médico para evitar interações potencialmente perigosas. A atenção aos detalhes e um elevado nível de exatidão ajudam-te a fornecer aos pacientes os medicamentos corretos e os métodos apropriados de utilização.
- capacidade de resolução de problemas: ajudas os pacientes na resolução de desafios farmacêuticos, tais como a identificação de medicamentos a partir de etiquetas danificadas. Uma vez que analisas a forma como vários medicamentos interagem com o corpo humano, ajudas os médicos a encontrar a melhor solução farmacêutica. As capacidades de resolução de problemas são úteis na procura das melhores soluções possíveis.
- capacidades de comunicação: são necessárias capacidades de comunicação excecionais para explicar conceitos médicos aos pacientes. Fornecer informação clara e concisa é importante para garantir que os doentes não usem indevidamente as receitas médicas.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQs) sobre trabalhar como farmacêutico.
-
o que fazem os farmacêuticos?
Como farmacêutico, manipulas e armazenas vários medicamentos. Revês as receitas médicas e distribuis a dose certa aos pacientes. Também verificas o historial médico dos pacientes para garantires que os medicamentos que administras não provocam interações perigosas.
-
um farmacêutico é um médico?
Um farmacêutico tem formação académica e profissional em farmácia, mas não tem a mesma abrangência ou profundidade de conhecimentos que os médicos. Podem trabalhar ao lado dos médicos para fornecer recomendações médicas pós-diagnóstico.
-
um farmacêutico faz medicamentos?
Sim. Os farmacêuticos são formados para a composição, preparação e distribuição de fármacos e outras terapias médicas. Os farmacêuticos nas instalações de investigação e na indústria farmacêutica são responsáveis pelo desenvolvimento de fármacos. Eles estudam doenças e remédios e utilizam compostos químicos para criar medicamentos.
-
ser farmacêutico é uma boa carreira?
Ser farmacêutico é uma grande carreira com perspetivas de emprego promissoras. Os farmacêuticos ganham excelentes salários e desfrutam de acordos de trabalho flexíveis. Podes mudar para outras profissões na área médica, como ser médico ou investigador clínico, mediante uma pós-graduação.
-
como posso candidatar-me a uma vaga como farmacêutico?
Candidatares-te a um trabalho como farmacêutico é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!