especialista em relações públicas
És um contador de histórias criativo? Tens boas capacidades de gestão de crises? Então considera a possibilidade de ser um especialista em relações públicas. Como especialista em relações públicas, geres as funções de comunicação estratégica de uma marca, indivíduo ou empresa. O trabalho é fomentar e assegurar relações benéficas para o teu empregador através da comunicação com clientes e consumidores. Como especialista em relações públicas, podes trabalhar internamente para uma empresa específica ou para uma empresa de consultoria.
ver oportunidadeso que é um especialista em relações públicas?
Como especialista em relações públicas, desenvolves e manténs uma imagem pública favorável do teu empregador. Lidas com a comunicação de uma empresa, com os seus intervenientes e com o público em geral. Isso significa que escreves comunicados de imprensa para os meios de comunicação social e preparas posts para as redes sociais. Quando trabalhas em gabinetes governamentais, informas o público sobre as atividades do departamento governamental e os benefícios públicos.
Quando és um especialista em relações públicas, é importante que compreendas as atitudes e preocupações dos teus clientes e público para manteres uma boa relação com eles. Por exemplo, manténs uma boa relação com jornalistas e parceiros de empresas. Estas relações ajudam-te a transmitir informação ao público de forma mais rápida e eficaz. Quando elaboras um comunicado de imprensa, os teus contactos nos meios de comunicação social ajudam-te a fazer circular a informação, imprimindo-a nos seus jornais ou publicando-a online.
Como especialista em relações públicas, também organizas eventos empresariais que fomentam a imagem de marca da tua empresa. Os eventos sociais melhoram o reconhecimento público da empresa. Uma parte importante do teu trabalho é esclarecer questões sobre o teu empregador. Esclareces a posição da empresa participando em entrevistas e escrevendo comunicados de imprensa, especialmente se houver notícias negativas.
Será que trabalhar como especialista em relações públicas se adequaria às tuas excecionais capacidades criativas e interpessoais? Então, continua a ler para saberes de que competências e qualificações precisas para prosperares no papel de especialista em relações públicas.
salário médio de um especialista em relações públicas
Segundo a Talent, um especialista em relações públicas recebe, em média, 1.370 euros por mês em Portugal, equivalentes a 16.441 anuais. Num nível inicial, quando tens pouca experiência, a tua remuneração anual pode rondar os 14.400 euros. Ainda assim, os trabalhadores de maior reputação e com mais experiência podem chegar a receber 50 mil euros por ano.
como podes aumentar o teu salário como especialista em relações públicas?
O pacote de remuneração de um especialista em relações públicas varia em função de numerosos fatores. A tua formação e experiência determinam o teu salário. Podes negociar salários mais elevados se tiveres melhores qualificações combinadas com experiência. Inversamente, a formação mínima e poucos anos de experiência limitam as tuas perspetivas salariais.
O teu empregador também influencia os teus ganhos potenciais. Trabalhar para grandes empresas pode pagar mais do que trabalhar para particulares ou pequenas empresas. A complexidade do papel nas grandes empresas justifica o pacote de remuneração. Além disso, estas empresas têm um orçamento maior para as relações públicas, uma vez que têm um grande público. No caso de seres um especialista em relações públicas de um indivíduo de alto perfil no governo ou no setor privado, é também provável que obtenhas um salário elevado.
Trabalhar em grandes cidades traz sempre várias regalias. Entre elas está um pacote de remuneração mais elevado, uma vez que os empregadores se ajustam ao custo de vida. A procura por especialistas em relações públicas também impulsiona os salários mais elevados.
tipos de especialista em relações públicas
Alguns dos tipos de especialistas em relações públicas incluem:
- especialistas em relações com os media: como especialista em relações com os media, concentras-te na construção de relações com emissoras, repórteres e blogues para melhorar a cobertura mediática duma marca. Teres uma boa relação com os media ajuda a assegurar uma cobertura mediática facilitada. Um especialista em relações com os media também estuda as tendências noticiosas e encontra formas de as explorar para melhorar a popularidade da sua marca.
- especialistas em relações com a comunidade: especializas-te na construção da reputação da tua empresa e da sua relação com a comunidade local. Quando tens uma relação saudável com a população local, é mais fácil obter apoio em vários projetos e melhorar a responsabilidade social da empresa.
- especialistas em comunicação/gestão de crise: especializas-te em catástrofes e crises que possam afetar a reputação da empresa. Por exemplo, lidas com questões relacionadas com recolhas de produtos defeituosos ou com conteúdos negativos nos meios de comunicação social sobre um empregado.
trabalhar como especialista em relações públicas
Como especialista em relações públicas, desempenhas um papel valioso na comunicação estratégica de uma empresa, marca ou indivíduo. Também asseguras relações benéficas para o teu empregador. Vamos explorar as funções, ambientes de trabalho e perspetivas de carreira de um especialista em relações públicas.
-
descrição do trabalho de um especialista em relações públicas
Algumas das tarefas diárias de um especialista em realações públicas incluem:
- newsjacking/resposta rápida a notícias de última hora: como especialista em relações públicas, adicionas as tuas opiniões a uma notícia de última hora para promover o teu empregador. Acrescentas também ângulos únicos e breves conversas sobre os passos estratégicos ou o progresso de uma empresa. Fornecer uma opinião aumenta a exposição da informação, e pode alcançar um público maior.
- escrever comunicados de imprensa e conteúdos: como especialista em relações públicas, utilizas as tuas capacidades de contar histórias para informar o público sobre desenvolvimentos recentes por parte do teu empregador. Quando uma empresa precisa de comunicar com o público, elaboras comunicados de imprensa para serem partilhados com os meios de comunicação social e crias posts nas redes sociais. Desenvolves uma estratégia de comunicação e um conteúdo adequado para os meios de comunicação social. Por exemplo, os posts em blogues podem ser mais aprofundados do que os posts nas redes sociais.
- proteger e defender a reputação de uma empresa: quando o teu empregador enfrenta uma crise publicitária, proteges e defendes a sua reputação. Desenvolves um plano de gestão de crise para lidar com a imprensa negativa. A gestão de crises implica assistir a entrevistas e responder aos comentários dos meios de comunicação social. Também emites uma declaração oficial em nome do teu empregador, esclarecendo a sua posição.
- desenvolver uma estratégia de relações públicas: na qualidade de especialista em relações públicas, revês constantemente a estratégia de relações públicas do teu empregador para garantires uma reputação adequada da marca. A tua estratégia de relações públicas integra objetivos de comunicação e mantém uma boa publicidade. Também forneces medidas e planos detalhados para a gestão de crises.
-
ambiente de trabalho
Um especialista em relações públicas trabalha num ambiente de escritório, a redigir comunicados de imprensa e a responder aos comentários dos meios de comunicação social. Por vezes, o teu trabalho envolve aparições públicas e televisivas quando fazes declarações à imprensa ou assistes a entrevistas. Também viajas com o teu empregador para assegurar que os seus discursos públicos são perfeitos. Existem oportunidades de trabalho à distância, mas estas são raras.
-
quem são os teus colegas?
Os teus colegas, como especialista em relações públicas, incluem agentes de relações públicas, gestores de comunicação e diretores de comunicação. Trabalhas também com diretores executivos e marketing managers, gerente de contas, coordenadores de marketing, bem como outros especialistas que podem incluir especialistas em marketing digital, gestores de redes sociais, SEO specialists, e escritores de conteúdos.
-
horário de trabalho
Como especialista em relações públicas, trabalhas 40 horas semanais em funções a tempo inteiro. O horário de trabalho pode prolongar-se até à noite ou pelos fins-de-semana ao planeares ou organizares eventos empresariais. Também participas em jantares com clientes e parceiros de negócios para fomentar boas relações. As funções a tempo parcial são raras, mas estão disponíveis contratos a curto prazo.
-
perspetivas de carreira de um especialista em relações públicas
Um especialista em relações públicas é um perito devido à sua vasta experiência em funções de nível básico como relações públicas. Podes exercer a função a partir de um departamento de marketing ou de serviço de apoio ao cliente. Tens grandes oportunidades de progressão na carreira, incluindo tornares-te gestor ou diretor de comunicações. Alguns especialistas em relações públicas tornam-se consultores após vários anos de experiência na função.
ver carreiras -
vantagens de encontrares um trabalho como especialista em relações públicas pela randstad
Encontrar o teu trabalho como especialista em relações públicas através da Randstad oferece vantagens importantes, como por exemplo:
- uma grande diversidade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda, se necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanalmente ou mensalmente, dependendo do trabalho realizado
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como especialista em relações públicas é muitas vezes um trampolim para um apelativo trabalho permanente. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através da Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação e qualificações
Para seres especialista em relações públicas é necessário teres os seguintes requisitos educacionais:
- grau universitário: a maioria dos empregadores espera que tenhas um curso superior em inglês, relações públicas, gestão empresarial ou marketing e comunicação. Os cursos permitem-te adquirir as competências necessárias em comunicação e preparam-te para a gestão de relações públicas.
- experiência profissional: para vires a ser um especialista em relações públicas e um comunicador nato, necessitas de uma vasta experiência na área das relações públicas e da comunicação. Podes trabalhar em relações públicas de nível básico, serviço de atendimento ao cliente ou em cargos de marketing para melhorar as tuas competências e ganhares experiência.
aptidões e competências
Um especialista em relações públicas necessita das seguintes caraterísticas:
- timing e conhecimento de notícias: como especialista em relações públicas, teres um bom timing é crucial para assegurares o alinhamento das declarações da tua empresa com os temas das tendências. O timing e o conhecimento das notícias ajudam-te a prever as necessidades de comunicação do teu empregador para criares um plano de relações públicas a longo prazo. O conhecimento de notícias ajuda-te a manteres-te nas tendências e a criar conteúdos de relações públicas relevantes para o mercado.
- competências de construção de relações: os profissionais dos media estão sempre à procura de histórias dignas de notícia e credíveis. Com tantas fontes noticiosas, uma história envolvente e importante pode não ser notícia se não tiveres uma boa relação com os jornalistas. Como especialista em relações públicas, é vital estabeleceres uma boa relação com jornalistas e outros profissionais da indústria.
- capacidades de escrita criativa: como especialista em relações públicas, espera-se que escrevas histórias criativas que comuniquem valor e envolvam os teus clientes. As competências de escrita criativa ajudam-te a dominar a arte de contar histórias e a usá-la para construir uma relação com o público.
- capacidades complexas de resolução de problemas: como especialista em relações públicas, precisas de capacidades de resolução de problemas para analisar ideias e usar a lógica para determinar as melhores soluções para problemas de relações públicas. A tua capacidade de resolução de problemas ajuda-te a notar quando algo está errado e a identificar a natureza do problema.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQs) sobre trabalhar como especialista em relações públicas.
-
qual é o papel de um especialista em relações públicas?
Como especialista em relações públicas, constróis uma imagem pública positiva para uma empresa ou indivíduos que representes. Lidas com a imprensa negativa e supervisionas o fluxo de comunicação na organização. O teu trabalho envolve a elaboração de comunicados de imprensa e o desenvolvimento de postos de comunicação social para os teus clientes.
-
de que competências precisa um especialista em relações públicas?
Como especialista em relações públicas, comunicas com a imprensa e com o público. As competências mais importantes na tua função são escrever, falar e ouvir. As competências de escrita ajudam-te a desenvolver posts nas redes sociais e comunicados de imprensa que têm ressonância junto do público em geral. Queres saber mais sobre as competências de um especialista em relações públicas? Encontra-as aqui.
-
ser especialista em relações públicas é um bom trabalho?
Tornares-te um especialista em relações públicas é uma carreira promissora com várias oportunidades de crescimento. É uma carreira respeitada que ajuda a construir uma imagem positiva de uma empresa entre investidores e clientes. Os especialistas de relações públicas também ganham salários lucrativos e podem progredir para funções mais elevadas na empresa, como diretores de comunicação.
-
ser especialista em relações públicas é um trabalho relacionado com marketing?
Um especialista em relações públicas não é um profissional de marketing. Estes especialistas constroem e moldam uma reputação de marca saudável e estabelecem uma boa imagem da empresa. Embora o trabalho de relações públicas não seja propriamente marketing, pode impulsionar os esforços de marketing empresarial, mantendo uma boa reputação da marca. Normalmente, as duas áreas estão interligadas.
-
como posso candidatar-me a uma vaga como especialista em relações públicas?
Candidatares-te a um trabalho como especialista em relações públicas é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!