engenheiro mecânico
Estás interessado em aprender como as máquinas são feitas e operadas? Então tornares-te um engenheiro mecânico é a carreira ideal para ti. Como engenheiro mecânico, crias especificações para o desenvolvimento e fabrico de componentes ou sistemas mecânicos. Podes trabalhar em várias indústrias que concebem e constroem máquinas novas ou modificadas para resolver os problemas das pessoas. Por exemplo, a tua experiência ajuda a indústria automóvel a desenvolver motores e aparelhos para a operação de veículos.
ver oportunidadeso que é um engenheiro mecânico
Como engenheiro mecânico, és responsável pela conceção, construção e teste de dispositivos mecânicos. Constróis e modificas uma variedade de máquinas e sistemas. Também instalas e manténs motores, equipamentos e sistemas industriais com base nas suas utilizações desejadas. Como engenheiro mecânico, desenvolves especificações para a conceção e criação de ferramentas e sistemas. Isto significa que avalias os requisitos de um projeto e planeias e desenvolves projetos mecânicos para os novos produtos. Também verificarás o desempenho dos componentes mecânicos, criando processos de teste e realizando testes.
Os engenheiros mecânicos trabalham em várias indústrias. Utilizam os seus conhecimentos de conceitos de engenharia para desenvolverem máquinas utilizadas nos setores da saúde, energia, transportes e fabrico. Alguns também trabalham em instalações de investigação para o desenvolvimento e teste de tecnologias avançadas como a nanotecnologia e a biotecnologia. O papel dos engenheiros mecânicos varia à medida que diferentes indústrias aplicam conceitos únicos de engenharia para criarem produtos e componentes mecânicos. Uma vez que a engenharia mecânica é necessária em todos os setores, é possível assegurar um emprego na indústria desejada.
Trabalhar como engenheiro mecânico adequar-se-ia ao teu interesse por trabalhar com máquinas? Então continua a ler para saberes quais as competências e qualificações de que necessitas para prosperar numa função de engenheiro mecânico.
salário médio de um engenheiro mecânico
Segundo a Talent, o salário médio de um engenheiro mecânico em Portugal é de 1.400 euros, os quais se traduzem numa remuneração anual de 16.800 euros. Este valor pode ser inferior no começo da carreira, rondando os 14.879 euros por ano, esperando-se que cresça com o aumento da experiência e em função do setor de trabalho. Um engenheiro mecânico com experiência pode receber até 37,500 euros anuais.
que fatores influenciam o salário de um engenheiro mecânico?
Devido à diversidade das funções de um engenheiro mecânico, o pacote de remuneração varia em função da sua indústria, da complexidade das tarefas e das competências especializadas necessárias em cada setor. Por exemplo, se fores um engenheiro mecânico que trabalha em robótica ganharás mais do que um engenheiro mecânico automóvel. Os tipos de máquinas que fabricas também influenciam o teu salário. Se trabalhas na indústria farmacêutica, que fabrica dispositivos médicos, é provável que venhas a auferir mais do que alguém que trabalhe na indústria alimentar.
A tua localidade também pode influenciar os teus ganhos. Se trabalhares em grandes cidades e áreas industrializadas, a procura por engenheiros mecânicos é maior, o que aumenta as tuas perspetivas salariais.
tipos de engenheiro mecânico
Algumas das áreas de engenharia mecânica e opções de especialização incluem:
- engenharia industrial: como engenheiro mecânico, desempenhas um papel vital nas indústrias transformadoras ao conceberes as máquinas e a tecnologia utilizadas para criar vários produtos. Alguns engenheiros mecânicos concebem equipamentos e máquinas para a produção de alimentos ou dispositivos médicos para diagnóstico e produção de medicamentos. Também concebem as especificações para o fabrico de automóveis e eletrodomésticos, incluindo sistemas de ar condicionado.
- engenharia de processos: como engenheiro mecânico, avalias os processos mecânicos e desenvolves modificações para melhorar a sua eficiência e a segurança. Investigas as funções das máquinas e desenvolves modificações para melhorar os sistemas. Após os testes, instalas esses sistemas para melhorares os processos industriais.
- engenharia robótica: como engenheiro mecânico, podes especializar-te na construção e manutenção de robôs. O teu trabalho é desenvolver os desenhos de robôs com base nas suas funções e tecnologia. Determinas o seu desempenho, tal como a forma como os robôs reagem aos estímulos. Também crias modificações e fazes a manutenção regular destes robôs.
- engenharia automóvel: como engenheiro mecânico na indústria automóvel, desempenhas um papel na conceção e fabrico de veículos. Participas também na investigação automóvel para desenvolveres modificações que aumentem o desempenho dos veículos. Por exemplo, desenvolves alternativas para mecanismos de alimentação e de abastecimento de combustível.
trabalhar como engenheiro mecânico
Trabalhar como engenheiro mecânico envolve a criação de soluções para problemas diários em várias indústrias. Se o papel te parecer intrigante, consulta também as tarefas específicas, ambientes de trabalho e perspetivas de emprego da profissão.
-
descrição do trabalho de um engenheiro mecânico
As tarefas específicas dos engenheiros mecânicos variam em função da indústria. No entanto, algumas tarefas típicas incluem:
- analisar problemas: o teu trabalho visa resolver um problema ou responder a exigências industriais. Por exemplo, se um processo industrial consome muita energia, encontras uma solução mecânica para otimizar o processo de produção. Podes criar um novo dispositivo mecânico ou modificar o equipamento existente.
- produzir designs mecânicos e outros: projetas componentes mecânicos e equipamento criando os planos e designs para as máquinas. Uma vez que todas as peças mecânicas requerem desenhos técnicos, utiliza-se um sistema de design assistido por computador (CAD) para os realizar.
- desenvolvimento de protótipos: criarás protótipos a partir dos esboços e plantas de projeto desenvolvidos para resolver um problema mecânico. Testas o design e validas hipóteses do produto a partir do protótipo. Se o protótipo de design resolver os problemas, o produto passa para a fase de produção ou ajustarás as caraterísticas para se adequar às funções desejadas.
- supervisão do fabrico: quando um protótipo de produto passa a fase de teste, vai para a produção completa. Como engenheiro mecânico, supervisionas a sua produção para garantires resultados bem sucedidos. Verificas duas vezes se a máquina contém todas as caraterísticas e se funciona de forma otimizada.
- criar documentação técnica: cada máquina ou equipamento vem com informação técnica sobre os seus componentes e utilizações. A documentação também garante que o equipamento cumpre as normas da indústria e está em conformidade com os regulamentos. Como engenheiro mecânico, crias a documentação técnica para cada produto concebido.
- orçamentação e preços dos produtos: antes de iniciares um projeto de engenharia mecânica, discutes as implicações de custos com as partes relevantes. Após a produção, ajudas a empresa a fixar os preços do equipamento com base nas implicações de custos como caraterísticas, tempo e despesas.
-
ambiente de trabalho
Os engenheiros mecânicos trabalham em diversos ambientes com base nos seus projetos ou indústrias. Alguns engenheiros mecânicos trabalham nas indústrias transformadoras, farmacêuticas e de transportes. Como engenheiro mecânico, o teu trabalho tem por base o escritório durante a fase de conceção. Completas os desenhos técnicos e crias protótipos em ambientes de escritório. Também efetuas visitas regulares a fábricas, instalações e oficinas. As áreas de produção das fábricas podem ser ruidosas, especialmente na indústria automóvel. Por vezes, visitas as fábricas para reparar ou manter o equipamento, o que requer o uso de equipamento de proteção. A função envolve viajar, especialmente se o escritório não estiver próximo das áreas de produção da fábrica. Também é possível trabalhar a partir de casa durante a fase de conceção.
-
quem são os teus colegas?
Como engenheiro mecânico, os teus colegas podem incluir outros engenheiros, como engenheiros elétricos ou eletrotécnicos. Podes também trabalhar com designers industriais e eletricistas. Também trabalhas com gestores de fábrica e outros especialistas que incluem, entre outros, engenheiros de projeto, gestores de projeto e engenheiros de manutenção.
-
horário de trabalho
O horário típico de trabalho de um engenheiro mecânico é de 36 a 40 horas por semana em postos de trabalho a tempo inteiro. Isto significa que se trabalha regularmente em horário de escritório com horas extraordinárias ocasionais e ao fim-de-semana. Durante a fase de projeto, podes trabalhar horas extraordinárias para completares os protótipos a tempo.
As funções em part-time implicam, normalmente, trabalhar algumas horas diárias. Os engenheiros mecânicos podem também trabalhar com contratos a curto prazo ou numa base de consultoria através de uma agência. O trabalho como freelancer e as opções de trabalho por conta própria estão disponíveis para engenheiros mecânicos com um bom historial e uma vasta experiência.
-
perspetivas de emprego
Como engenheiro mecânico, começas a tua carreira numa função júnior e ganhas experiência para te tornares um engenheiro mecânico de topo ou ocupares um cargo de nível superior. Por exemplo, se estiveres interessado em gestão, podes tornar-te gestor de projetos ou gestor de produção. Alguns engenheiros mecânicos especializam-se em indústrias específicas para se tornarem engenheiros de robótica ou de processos de mecatrónica. Outros trabalham em funções de engenharia aeroespacial, de defesa ou automóvel. Quando adquires conhecimentos especializados, podes tornar-te consultor.
Enquanto engenheiro mecanico, um dos teus colegas de trabalho poderá ser engenheiro civil. fica a conhecer melhor as suas funções.
engenheiro civil -
vantagens de encontrares um trabalho como engenheiro mecânico pela randstad
Encontrar o teu trabalho como engenheiro mecânico através da Randstad oferece vantagens importantes, como por exemplo:
- uma grande diversidade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda, se necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanalmente ou mensalmente, dependendo do trabalho realizado
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como engenheiro mecânico é muitas vezes um trampolim para um apelativo trabalho permanente. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através da Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação e qualificações
Algumas das vias para te tornares engenheiro mecânico incluem:
- curso universitário: para te tornares engenheiro mecânico, deves ter uma licenciatura num curso superior de engenharia mecânica ou eletromecânica. Os cursos dão-te a conhecer as técnicas e conhecimentos de engenharia necessários para a função. Durante a formação, assegura-te de ganhar experiência através de estágios profissionais e programas de férias na área.
- pós-graduação: cursos de mestrado e doutoramento, assim como formação complementar, são desejáveis, sendo muito valorizados pelas empresas no momento de contratar. Esta formação extra em engenharia mecânica também te prepara para a função. Estes cursos requerem experiência relevante ou formação prévia na matéria.
- estágio: a realização dos cursos académicos dá, muitas vezes, acesso a um estágio curricular. Além dos estágios integrados, fazer um estágio profissional de grau superior como engenheiro mecânico nas áreas de engenharia de fabrico ou eletromecânica pode ser uma boa forma de ganhar experiência na área.
aptidões e competências
Algumas das competências transferíveis que um engenheiro mecânico requer incluem:
- capacidade de resolução de problemas: como engenheiro mecânico, deves ser bom a analisar e resolver problemas do mundo real. A competência de resolução de problemas ajuda-te a desenvolver soluções e modificações de produtos.
- criatividade: como engenheiro mecânico, os teus poderes criativos permitem-te inventar e conceber produtos e soluções para diferentes processos industriais. Componentes mecânicos artisticamente concebidos confiam geralmente na tua criatividade.
- competências matemáticas: tornares-te engenheiro mecânico requer uma forte aptidão para a matemática e competências numéricas. As aptidões matemáticas são úteis para analisar dados e aplicar conceitos matemáticos ao design.
"Gosto de tornar o ambiente da vida das pessoas e dos animais um pouco mais agradável. Também recebo muitas vezes muito apreço dos clientes quando os seus jardins são arranjados ou renovados. Gosto de poder fazer as pessoas felizes com o meu trabalho desta forma." - Joris, jardineiro
FAQs
Perguntas frequentes (FAQs) sobre trabalhar como engenheiro mecânico.
-
o que é que um engenheiro mecânico faz diariamente?
Como engenheiro mecânico, analisas dispositivos mecânicos, solucionas problemas e fazes modificações de conceção de máquinas existentes. Também desenvolves e testas os protótipos utilizados para o fabrico de componentes mecânicos.
-
engenharia mecânica é uma boa carreira?
Trabalhar como engenheiro mecânico é uma carreira entusiasmante com perspetivas de emprego promissoras. A função pode levar a carreiras na indústria aeroespacial, de fabrico e robótica.
-
de que competências necessitam os engenheiros mecânicos?
Como engenheiro mecânico, necessitas de fortes capacidades numéricas e de aptidão para o conhecimento técnico. Também deves ter criatividade para desenvolveres soluções únicas para problemas mecânicos.
-
os engenheiros mecânicos viajam muito?
O teu papel como engenheiro mecânico envolve viagens desde o escritório até às instalações de produção. Também podes viajar para o estrangeiro para fazer consultas e conferências.
-
como posso candidatar-me a uma vaga como engenheiro mecânico?
Candidatares-te a um trabalho como engenheiro mecânico é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!