engenheiro eletrotécnico
És naturalmente um inventor e um solucionador de problemas? Então darias um grande engenheiro eletrotécnico. Como engenheiro eletrotécnico, projetas, desenvolves e testas equipamentos e sistemas elétricos. Na era digital atual, as pessoas estão dependentes dos sistemas elétricos, e é o trabalho dos engenheiros eletrotécnicos manter esses sistemas a funcionar sem problemas.
ver oportunidadeso que é um engenheiro eletrotécnico?
Um engenheiro eletrotécnico lida com eletrónica, energia, sistemas de controle e processamento de sinais. Aplica física e matemática para conceber e desenvolver a eletrónica. Confia na conceção assistida por computador (CAD) para criar esquemas para componentes elétricos e criar simulações que ilustram as funções do sistema de dispositivos elétricos. Efetua, também, a manutenção e teste para ver se os dispositivos funcionam corretamente.
Como engenheiro eletrotécnico, trabalhas em várias indústrias, incluindo centrais de produção de energia, empresas de telecomunicações e empresas de desenvolvimento de equipamentos.
Apesar das suas diferenças de especialização, todos os engenheiros eletrotécnicos mantêm os sistemas elétricos em funcionamento nas empresas. Asseguram-se de que todos os sistemas sejam bem conservados e efetuam prontamente atualizações de sistemas. Estes engenheiros são responsáveis pelo planeamento e início de projetos elétricos. Uma vez que um projeto esteja em curso, participam no processo de desenvolvimento até à instalação final. Além disso, os engenheiros eletrotécnicos oferecem assessoria contínua à direção da empresa em todas as questões elétricas e supervisionam outros técnicos de eletricidade.
São necessárias várias competências para te tornares um engenheiro eletrotécnico, desde a teoria básica dos circuitos até às competências de gestão de projetos. Também são necessárias ferramentas especializadas como os voltímetros simples, técnicos de análise de high-end e software avançado de conceção e fabrico.
Trabalhar como engenheiro eletrotécnico adequa-se às tuas capacidades de gestão de projetos e aptidões matemáticas? Então, continua a ler para descobrires de que competências e qualificações precisas para prosperar numa função de engenheiro eletrotécnico.
salário médio de um engenheiro eletrotécnico
Segundo a Talent, o salário médio de engenheiro eletrotécnico em Portugal é de 1.000 euros por mês, o que se traduz em 12.000 por ano. Ainda que assim seja, um trabalhador com mais experiência pode chegar a receber 20.000 euros por ano. Existem benefícios extra associados a este tipo de trabalho, dependendo da empresa para a qual trabalhes. Alguns empregadores oferecem, por exemplo, seguro de vida, seguro médico ou bónus anuais.
fatores que influenciam o salário de um engenheiro eletrotécnico
Como engenheiro eletrotécnico, o teu salário flutua em função do trabalho e da minúcia necessária para tornar os sistemas operacionais e seguros. Diferentes especializações atraem salários diferentes, uma vez que algumas funções são mais complexas do que outras. Por exemplo, é provável que ganhes mais se te especializares em engenharia de produção do que em engenharia energética. A tua experiência e os teus níveis de formação também aumentam o teu salário. Um engenheiro eletrotécnico profissional ganha mais do que um estagiário licenciado.
Trabalhar para empresas privadas paga mais do que o setor público. A empresa para a qual trabalhas também dita o teu salário. Por exemplo, os engenheiros eletrotécnicos que lidam com projetos de investigação e desenvolvimento têm melhores perspetivas salariais do que os que prestam serviços regulares de manutenção.
tipos de engenheiro eletrotécnico
A engenharia eletrotécnica é um campo amplo onde também te podes especializar em diferentes categorias, dependendo da tua preferência. Aqui estão alguns tipos de engenheiros eletrotécnicos:
- engenheiros eletrónicos: como engenheiro eletrónico, projetas componentes elétricos, tais como placas de circuitos para diferentes dispositivos e máquinas. Quem lida com componentes muito pequenos é conhecido como engenheiro microeletrónico.
- engenheiros de sistemas elétricos: como engenheiro de sistemas elétricos, trabalhas em instalações de produção de eletricidade e és responsável pela produção, distribuição e monitorização da eletricidade.
- engenheiros de telecomunicações: como engenheiro de telecomunicações, desenvolves, instalas e fazes a manutenção de sistemas e equipamentos de telecomunicações.
- engenheiros informáticos: como engenheiro informático com formação em engenharia eletrotécnica, trabalhas com programadores de software para desenvolveres hardware e software informático.
- engenheiros de processamento de sinais: o teu trabalho consiste em analisar e alterar sinais digitais para melhorar a precisão e a fiabilidade. Também atualizas regularmente sinais digitais para projetos de radiofrequência, aplicações militares e processamento de sinais biomédicos.
trabalhar como engenheiro eletrotécnico
Trabalhar como engenheiro eletrotécnico envolve a aplicação da física para conceber, desenvolver e controlar a eletricidade e a eletrónica. Aqui está uma listagem das responsabilidades dos engenheiros eletrotécnicos, do seu ambiente de trabalho, dos seus horários e das suas expetativas de trabalho.
-
descrição do trabalho como engenheiro eletrotécnico
Os engenheiros eletrotécnicos têm muitas responsabilidades que variam em função do seu local de trabalho e especialização. No entanto, algumas responsabilidades são comuns a todos estes profissionais, como por exemplo:
- planeamento de projetos: como engenheiro eletrotécnico, és responsável pelo planeamento de todos os projetos elétricos na tua empresa. O processo de planeamento começa com a conceção de projetos de sistemas elétricos em papel. Durante o planeamento, elaboras orçamentos e obténs todos os equipamentos e componentes essenciais para os projetos. Também organizas e realizas reuniões com investidores e clientes para discutirem orçamentos, especificações de sistemas, requisitos técnicos e outras questões.
- desenvolvimento de projetos: como engenheiro asseguras que os projetos são concluídos a tempo e que o seu desempenho é o esperado. Após a elaboração de um plano, é necessário que o atualizes, utilizando máquinas de desenho assistido por computador (CAD) e que supervisiones o seu desenvolvimento. Uma vez feitos os protótipos, é necessário testar as capacidades de desempenho e introduzir as melhorias necessárias.
- gestão e manutenção de sistemas elétricos: para além de desenvolveres novos sistemas, como engenheiro eletrotécnico, és responsável pela operação dos sistemas elétricos existentes. Espera-se que realizes inspeções frequentes para assegurar que todos os sistemas elétricos funcionam de acordo com as diretrizes e regulamentos de segurança globais. Dependendo da descrição do teu trabalho, poderás efetuar a manutenção e atualização de sistemas para garantires que os sistemas elétricos funcionam eficientemente.
- investigação e relatórios: os engenheiros eletrotécnicos são responsáveis pela recolha de dados sobre a utilização do sistema, desempenho e feedback do cliente. Com esta informação, compilas e apresentas relatórios programados perante clientes e empregadores. Como engenheiro eletrotécnico também investigas e elaboras relatórios de segurança. Irás também investigar e inovar, criando novas tecnologias em laboratórios de desenvolvimento, tais como biotecnologia, laboratórios médicos e informáticos.
- assegurar a qualidade do produto: como engenheiro eletrotécnico, asseguras-te de que os produtos elétricos e eletrónicos estão a funcionar como esperado. Também verificas que os sistemas elétricos desempenham as funções com facilidade. Por vezes, é necessário conceberes métodos de testes elétricos para os fabricantes para determinar o desempenho do equipamento. Também realizas testes em produtos acabados e verificas as capacidades do sistema.
- planeamento de projetos: como engenheiro eletrotécnico, és responsável pelo planeamento de todos os projetos elétricos na tua empresa. O processo de planeamento começa com a conceção de projetos de sistemas elétricos em papel. Durante o planeamento, elaboras orçamentos e obténs todos os equipamentos e componentes essenciais para os projetos. Também organizas e realizas reuniões com investidores e clientes para discutirem orçamentos, especificações de sistemas, requisitos técnicos e outras questões.
-
ambiente de trabalho
Uma vez que os engenheiros eletrotécnicos trabalham em várias indústrias, eles têm ambientes de trabalho distintos. Na maioria dos casos, os engenheiros eletrotécnicos trabalham dentro de portas durante o planeamento de projetos, conceção, orçamentação e quando realizam reuniões. A produção de sistemas elétricos também é feita dentro de portas, em estações de trabalho e laboratórios. Contudo, existem tarefas especiais que obrigam estes engenheiros a trabalhar ao ar livre. Em alguns casos, o ambiente de trabalho de um engenheiro eletrotécnico é de alto risco, uma vez que normalmente envolve a interação com a eletricidade. Os ambientes de alto risco incluem fábricas, centrais de produção de energia e laboratórios de investigação. Esta profissão envolve também a interação com diferentes pessoas, incluindo superiores, administradores, colegas de trabalho, técnicos e clientes. Como se pode esperar, o ambiente de trabalho exige competências interpessoais médias a elevadas.
-
quem são os teus colegas?
Dependendo da tua indústria, poderás trabalhar com operadores de equipamento pesado, eletricistas, técnicos de eletrónica, eletricistas de automóveis, supervisores de manutenção, eletricistas industriais, engenheiros robóticos e engenheiros mecânicos. Podes também trabalhar com outros tipos de engenheiros, gestores de projetos e gestores de programas.
-
horário de trabalho
Os engenheiros eletrotécnicos têm horários de trabalho regulares, mas frequentemente compartimentados. Por exemplo, podes conceber um projeto de manhã e depois testar outro projeto ou fazer manutenção durante a tarde. No entanto, estes horários são frequentemente interrompidos, especialmente se estiver em curso mais do que um projeto. Podes esperar trabalhar uma média de 40 horas por semana. Também trabalhas horas extraordinárias para cumprires os prazos do projeto.
Em grandes empresas, os engenheiros eletrotécnicos trabalham por turnos para garantirem que um profissional está sempre disponível no local de trabalho. Embora a maioria dos engenheiros eletrotécnicos trabalhe a tempo inteiro, os engenheiros eletrotécnicos independentes têm um horário de trabalho ainda mais dinâmico. Isto porque têm de dividir o seu tempo entre trabalhar em projetos e viajar. Tanto no caso de consultores como de funcionários contratados o trabalho é a tempo parcial e, por vezes, para empresas diferentes. O trabalho à distância só é possível para os engenheiros eletrotécnicos que trabalham como consultores.
-
perspetivas de emprego
Os conhecimentos de engenharia eletrotécnica são cruciais em quase todas as áreas de produção e fabrico. No que diz respeito ao potencial de crescimento individual para engenheiros eletrotécnicos, as competências, educação e níveis de experiência são determinantes e cruciais para o sucesso. Engenheiros altamente qualificados ascendem a postos de chefia na sua indústria ou empresa. Podes iniciar a tua empresa privada de consultoria ou tornares-te um trabalhador independente como engenheiro eletrotécnico licenciado.
enquanto engenheiro eletrotécnico, um dos teus colegas de trabalho poderá ser engineer. fica a conhecer melhor as suas funções.
carreira de engineer -
vantagens de encontrares um trabalho como engenheiro eletrotécnico pela Randstad
Encontrar o teu trabalho como engenheiro eletrotécnico através da Randstad oferece vantagens importantes, como por exemplo:
- uma grande diversidade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda, se necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanalmente ou mensalmente, dependendo do trabalho realizado
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como engenheiro eletrotécnico é muitas vezes um trampolim para um apelativo trabalho permanente. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através da Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação e qualificações
Para te tornares um engenheiro eletrotécnico, é necessário que possuas conhecimentos em disciplinas científicas, principalmente em matemática e física. Algumas das formas de te juntares ao setor incluem:
- licenciatura universitária: é necessário obteres uma licenciatura em engenharia eletrotécnica ou eletrónica. Também podes ingressar na profissão com uma licenciatura em física aplicada, mecatrónica e engenharia eletromecânica.
- estágios: um estágio em engenharia eletrotécnica pode levar anos dependendo da empresa e das caraterísticas. Os estágios curriculares estão muitas vezes integrados nos cursos e existem também estágios profissionais para este setor ideais para ganhar experiência na área.
- pós-graduações: mestrados e doutoramentos na área podem dar-te mais qualificações e ajudar na tua progressão de carreira.
aptidões e competências
Algumas qualidades para o sucesso na engenharia eletrotécnica incluem:
- competências profissionais: precisas de estar familiarizado com todas as teorias e aplicações relevantes para o sucesso dos teus projetos de engenharia em termos de conceção, produção e segurança. Estas incluem matemática, conceção de circuitos, desenvolvimento de projetos e manutenção de sistemas elétricos. Para além da formação básica em engenharia, precisas de elaborar projetos de forma eficaz. As competências relevantes de que necessitas neste caso incluem esboços, elaboração e orçamentação para grandes e pequenos projetos.
- competências pessoais: os engenheiros eletrotécnicos têm de ser bons líderes. É preciso assegurares que os teus engenheiros e técnicos façam tudo corretamente e cumpram os prazos. Necessitas também de boas capacidades de comunicação. Os engenheiros eletrotécnicos colaboram com pares e pessoas dentro e fora da profissão, tais como clientes. Por conseguinte, deves ser capaz de decompor os termos técnicos e comunicar outros detalhes de forma acessível.
- capacidades de resolução de problemas: os problemas tendem a ocorrer no decurso do trabalho de engenharia. Por isso, é necessária uma boa capacidade de resolução de problemas.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQs) sobre trabalhar como engenheiro eletrotécnico.
-
o que é que faz exatamente um engenheiro eletrotécnico?
Um engenheiro eletrotécnico trabalha nos processos de produção e fabrico de várias indústrias. Planeiam, desenvolvem, testam, melhoram, instalam sistemas elétricos e fazem a manutenção e atualização de sistemas.
-
os engenheiros eletrotécnicos são bem pagos?
Os engenheiros eletrotécnicos têm média salarial de 1.000 euros mensais em Portugal, segundo a Talent. Ainda assim a perspetiva de crescimento pode levar a que recebas até 20.000 euros anuais dependendo da tua indústria e conhecimentos.
-
a engenharia eletrotécnica constitui uma boa carreira?
A engenharia eletrotécnica é uma boa escolha de carreira para qualquer pessoa apaixonada por sistemas elétricos ou pelo desenvolvimento e gestão de sistemas.
-
de que qualificações preciso para ser engenheiro eletrotécnico?
Precisas de uma licenciatura em Engenharia Eletrotécnica ou Engenharia Eletrónica. Deves ainda fazer um estágio e melhorar as tuas competências para te tornares um engenheiro nesta área.
-
a engenharia eletrotécnica é difícil?
A maioria das pessoas considera que a engenharia eletrotécnica é extremamente difícil. De facto, esta carreira é geralmente desafiante, uma vez que envolve muito pensamento abstrato e requer conhecimentos científicos e matemáticos.
-
como posso candidatar-me a uma vaga como engenheiro eletrotécnico?
Candidatares-te a um trabalho como engenheiro eletrotécnico é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!