enfermeiro pediatra
Gostas de trabalhar com crianças e tens uma atitude positiva? Se consegues encontrar formas de te divertires e de te envolveres com crianças para as ajudar a sentirem-se confortáveis, deves considerar tornar-te enfermeiro pediatra. O trabalho consiste em prestar cuidados médicos às crianças ao lado de um médico de família ou de um médico pediatra. Recolhes sinais e amostras vitais ou comunicas com as crianças sobre os seus sintomas.
ver oportunidadeso que é um enfermeiro pediatra?
Como enfermeiro especialista de saúde infantil e pediatria, ou seja, enfermeiro pediatra, concentras-te nos cuidados médicos das crianças desde a infância até à adolescência. O teu papel é importante, uma vez que a saúde das crianças é diferente da dos adultos. Quando as crianças estão a desenvolver-se e a crescer, precisam de cuidados e atenção adequados. Trabalhas normalmente como parte da equipa multidisciplinar para prestar cuidados médicos e apoiar as crianças durante o tratamento.
O teu papel pode envolver a administração de imunizações ou vacinações infantis e assegurar que as crianças têm o calendário de vacinação atualizado. Também comunicas com as crianças e as suas famílias e ajudas a que se sintam confortáveis durante todo o tratamento. Explicas o estado de saúde aos pais e ajuda-los a falar com os seus filhos sobre as mudanças que uma condição traz.
Podes trabalhar em hospitais ou acompanhar o enfermeiro comunitário na administração de vacinas a crianças em comunidades. O teu trabalho envolve também a realização de investigação clínica sobre várias condições de saúde que afetam as crianças de uma região específica. A investigação ajuda-te a descobrir métodos de tratamento apropriados para algumas condições.
Como enfermeiro pediatra, é provável que trabalhes num hospital, clínica pediátrica ou escola. Também podes trabalhar em lares ou centros hospitalares para crianças com doenças terminais. Alguns enfermeiros pediatras trabalham para serviços sociais ou agências governamentais para ajudar as crianças em cuidados sociais.
Trabalhar na saúde como enfermeiro pediatra adequa-se ao teu interesse em cuidar da saúde de crianças? Então, continua a ler para saberes de que competência e qualificações precisas para prosperares na função de enfermeiro pediatra.
salário médio de um enfermeiro pediatra
Segundo o site e-konomista.pt, um enfermeiro pediátrico de nível de entrada no SNS recebe 985 euros por mês e, no privado, em torno de 1.180 euros mensais. A média salarial de um enfermeiro pediatra em Portugal é de 1.285 euros, sendo expectável que este valor aumente com os anos de carreira no setor.
O teu salário pode incluir seguro médico e de vida. Também recebes benefícios como férias pagas e subsídios de casa e transporte. Alguns hospitais pagam taxas horárias mais elevadas por horas extraordinárias.
como melhorar o salário como enfermeiro pediatra?
Os empregadores pagam salários mais elevados a enfermeiros pediátricos com competências e conhecimentos especializados. Como enfermeiro pediatra, podes aumentar as tuas perspectivas salariais aumentando a tua formação. Uma vez que todos os enfermeiros pediatras estão registados, já tens uma licenciatura e algumas certificações.
Se acrescentares um mestrado ou uma certificação avançada, podes negociar salários mais elevados. Especializando-te em áreas como unidades de cuidados intensivos pediátricos ou serviço de urgência, ganhas um salário mais elevado do que alguém que trabalha em clínica geral.
Outras especializações que podem aumentar o teu pacote de remuneração são a oncologia e cardiologia pediátrica. Para além da especialização, podes melhorar a tua experiência de trabalho através de trabalho voluntário e estágios. Ser enfermeiro pediátrico é um desafio, e se praticares durante um par de anos, terás a confiança de assumir mais responsabilidades e ganhar mais.
tipos de enfermeiro pediatra
Os tipos de pediatria, na enfermagem, dependem da área de especialização, incluindo:
- enfermeiro neonatal: a tua função é prestar cuidados e apoio aos recém-nascidos. Especializas-te em crianças nascidas prematuras ou com deficiências congénitas, deformidades cardíacas e infeções. É provável que trabalhes em unidades de cuidados intensivos neonatais, monitorizando os sinais vitais dos bebés e educando os pais sobre a doença e o progresso do seu filho.
- enfermeiro para a deficiência de desenvolvimento: como pediatra, podes especializar-se na prestação de cuidados a crianças com deficiências de desenvolvimento como o autismo, a síndrome de Down, a síndrome de Rett e a síndrome de Asperger. Podes ajudar na alimentação e nas funções fisiológicas. Podes também ajudar no desenvolvimento das capacidades de comunicação de uma criança.
- enfermeiro pediátrico paliativo: a tua função é cuidar de crianças com doenças terminais. Alivias o sofrimento e proporcionas a melhor qualidade de assistência. Preparas também as famílias para o inevitável e ajudas com o equipamento médico necessário para fornecer apoio à vida.
trabalhar como enfermeiro pediatra
Trabalhar como enfermeiro pediatra requer muita dedicação e paixão pela prestação de cuidados especializados. Também desempenhas várias funções especializadas.
-
descrição do trabalho de um enfermeiro pediatra
Embora as funções específicas dependam da tua especialização e do teu empregador, os papéis típicos de um enfermeiro pediátrico incluem:
- avaliar o estado do doente: como enfermeiro pediatra, fazes o exame inicial da criança para determinar o seu bem-estar geral. Isto inclui fazer leituras de temperatura e medir sinais vitais. Também podes examinar o seu corpo para detetar inchaço e outras condições. Verificas o nariz, olhos e ouvidos em busca de anomalias e registas as informações nos ficheiros médicos.
- observar os pacientes e escrever os planos de tratamento: como enfermeiro pediátrico, fazes parte da equipa multidisciplinar, e participas nas reuniões de consulta médica com as crianças. Informas o médico sobre as tuas observações e os sintomas do paciente e escreves o diagnóstico do médico, os medicamentos recomendados ou os planos de tratamento.
- administrar tratamentos de pacientes: como enfermeiro pediátrico, precisas de fazer com que as crianças se sintam confortáveis no ambiente hospitalar, à medida que administras tratamentos. Podes explicar como tomar medicamentos e ajudá-las a seguir as suas prescrições.
- ensinar os doentes e as famílias sobre os cuidados pós-tratamento: como enfermeiro pediatra, comunicas com os pais e os doentes ao longo de todo o processo de tratamento. É importante salientar os métodos de gestão dos sintomas e de aceleração da recuperação. Se a criança tiver uma doença terminal, podes orientar os pais sobre formas de ajustar os seus estilos de vida para melhorar os cuidados do paciente.
- monitorizar o estado das crianças em cuidados intensivos: como enfermeiro pediatra, podes trabalhar na unidade de cuidados intensivos para monitorizar o progresso dos jovens pacientes. O teu trabalho consiste em operar equipamento médico e monitorizar os sinais vitais para sinais de reações com risco de vida a medicamentos ou procedimentos cirúrgicos.
-
ambiente de trabalho
Como enfermeiro pediatra, trabalhas em hospitais pediátricos, centros médicos e clínicas de ambulatório. A maioria dos grandes hospitais tem uma ala infantil dedicada com instalações especializadas, incluindo salas de jogos e unidades de cuidados intensivos.
Podes também fazer parte de serviços sociais que fornecem tratamentos médicos a crianças que vivem em pequenas comunidades. Quando trabalhas como enfermeiro comunitário, forneces imunização e trabalhas a partir de centros de saúde comunitários ou coordenas campanhas externas.
Alguns enfermeiros pediatras também trabalham em unidades de cuidados intensivos neonatais que requerem um elevado nível de higiene para proteger os bebés prematuros de infeções.
No hospital, é preciso usar uniformes como outros enfermeiros, enquanto na UCI (Unidade de Cuidados Intensivos), é necessário vestuário de proteção adicional para prevenir infeções.
-
quem são os teus colegas?
Dependendo do ambiente de cuidados de saúde em que escolheres trabalhar, é provável que trabalhes ao lado de enfermeiros, parteiras e médicos pediatras. Podes também trabalhar com consultores e enfermeiros comunitários, bem como com outros especialistas como médicos, oncologistas e enfermeiros de saúde mental.
-
horário de trabalho
Um enfermeiro pediatra trabalha tipicamente 35 a 40 horas por semana. No entanto, se trabalhares num hospital, trabalhas por turnos para prestar cuidados 24 horas por dia aos pacientes.
Quando trabalhas a tempo inteiro, é provável que faças horas extraordinárias e, ocasionalmente, os fins-de-semana. Se o teu empregador tem um horário de turnos, por vezes tens de trabalhar turnos noturnos ou de manhã cedo. Os enfermeiros pediátricos também podem trabalhar nos feriados públicos.
Oportunidades a tempo parcial estão disponíveis em clínicas e trabalhos de assistência social. Uma vez que prestam cuidados práticos, os enfermeiros pediatras não podem trabalhar à distância.
-
oportunidades de carreira como enfermeiro pediatra
Como enfermeiro pediatra, trabalhas no sentido de te tornares enfermeiro chefe de pediatria, por exemplo. Para além de progredires, podes especializar-te em vários campos da enfermagem pediátrica, como tornares-te um enfermeiro de cuidados paliativos. O papel permite-te prestar cuidados personalizados a crianças com doenças e condições terminais.
Enquanto enfermeiro pediatra, um dos teus colegas de trabalho poderá ser farmacêutico. Fica a conhecer melhor as suas funções
carreiras de farmacêutico -
vantagens de encontrares um trabalho como enfermeiro pediatra pela randstad
Encontrar o teu trabalho como enfermeiro pediatra através da Randstad oferece vantagens importantes, como por exemplo:
- uma grande diversidade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda, se necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanalmente ou mensalmente, dependendo do trabalho realizado
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como enfermeiro pedriático é muitas vezes um trampolim para um apelativo trabalho permanente. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através da Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação e aptidões
Para seres enfermeiro pediatra precisas de ter qualificações educacionais de nível superior. Torna-te um enfermeiro pediatra com as seguintes qualificações educacionais:
- curso universitário: podes tornar-te enfermeiro pediátrico completando um curso de enfermagem e sendo aprovado pela Ordem dos Enfermeiros. Alguns cursos permitem-te conciliar as especializações de enfermagem com o curso de enfermagem infantil. A licenciatura é fundamental para o exercício da função.
- pós-graduação: após a licenciatura em enfermagem podes fazer a especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Também podes fazer mestrado ou doutoramento na área da enfermagem ou outra área de saúde.
- estágio: podes prosseguir para um estágio curricular e profissional como enfermeiro pediatra num ambiente de cuidados de saúde. Os estágios são por vezes combinados com a fase final do curso ou realizados imediatamente após a licenciatura.
aptidões e competências de um enfermeiro pediatra
As qualidades necessárias para um enfermeiro pediátrico incluem:
- capacidade de comunicação: é necessário criares e escreveres formulários sobre as necessidades dos pacientes e atualizar o ficheiro de um paciente. As aptidões verbais ajudam-te a comunicar com as crianças de forma eficaz e atenuam os seus medos durante os procedimentos médicos.
- competências interpessoais: como enfermeiro pediátrico, trabalhas com outros profissionais de saúde para administrar cuidados ao paciente. Precisas de competências de trabalho em equipa para assegurares que o paciente recebe o tratamento a tempo. As aptidões pessoais também te ajudam a lidar com os pais que passam por um período stressante. É preciso constituíres uma relação de confiança e apoiar as crianças doentes e as suas famílias.
- conhecimentos em tecnologia especializada: como pediatra, podes lidar com doenças crónicas e terminais. Por vezes, o teu papel envolve cuidar dos pacientes no apoio à vida. Precisas de conhecimentos especializados na operação de vários equipamentos médicos.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQs) sobre trabalhar como enfermeiro pediatra.
-
o que faz um enfermeiro pediatra?
Como enfermeiro pediátrico prestas cuidados médicos a crianças. Cuidas de crianças durante o diagnóstico, administras tratamento e prestas cuidados e aconselhamento pós-tratamento.
-
de que qualificações educacionais necessita um enfermeiro pediatra?
Um enfermeiro pediátrico precisa de um diploma em enfermagem, de especialização em pediatria e de pertencer à Ordem dos Enfermeiros. Também é útil a realização de um estágio.
-
quanto tempo demoro para me tornar enfermeiro pediátrico?
O curso de licenciatura em enfermagem é de três anos, somando-se o tempo de especialização.
-
que trabalhos posso fazer com uma licenciatura em enfermagem?
Podes explorar outras carreiras além da enfermagem pediátrica com uma licenciatura em enfermagem. Por exemplo, especializar-te em enfermagem de saúde materna e obstétrica, enfermagem médico-cirúrgica, enfermagem de reabilitação, entre outros.
-
A enfermagem pediátrica é uma boa carreira?
A enfermagem pediátrica é uma carreira gratificante que oferece infinitas oportunidades de aprendizagem e diversas perspetivas de carreira.
-
como posso candidatar-me a uma vaga como enfermeiro pediatra?
Candidatares-te a um trabalho como enfermeiro pediatra é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!