e-commerce manager
És orientado pelos dados e analítico? Então, deves tornar-te um e-commerce manager. O papel de um gestor de e-commerce é supervisionar os pontos de venda online de uma empresa para garantir que são de fácil utilização e funcionam sem problemas. Também asseguras que os clientes recebem os melhores serviços, analisando as necessidades, preocupações e preferências dos clientes e depois utilizando a informação para criar transações comerciais sem descontinuidades.
ver oportunidadeso que é um e-commerce manager?
Como e-commerce manager, és responsável por melhorar a presença de vendas online de um comerciante. Podes trabalhar em qualquer indústria que venda online. O teu trabalho envolve a gestão de pontos de venda online para assegurares que os clientes possam comprar produtos ou serviços facilmente. As lojas online levaram à alteração dos requisitos das equipas de vendas. Por exemplo, é necessário consultar os clientes e garantir que o website satisfaz as exigências e preferências dos clientes.
No espaço digital, os gestores de e-commerce são cruciais para melhorar a presença e as vendas online. Ajudarás o teu empregador a selecionar produtos para venda e na gestão das devoluções. Desenvolverás e planearás a aparência da loja, escolherás as melhores coleções e atuarás como ponto de contacto com diversos departamentos.
Algumas empresas subcontratam gestores de e-commerce em vez de contratarem internamente, mas neste caso desempenhas funções semelhantes. Enquanto os gestores de e-commerce normalmente fazem parte do departamento de marketing, estes concentram-se na conversão. Isso significa que o teu trabalho é atrair clientes utilizando campanhas, conteúdo envolvente e estratégias SEO eficazes.
Como e-commerce manager, podes trabalhar para agências de marketing, empresas tecnológicas, indústrias transformadoras e empresas de comércio a retalho. Quer a empresa ofereça serviços de e-commerce ou venda produtos, o teu papel é ajudá-la a destacar-se. O teu trabalho baseia-se na análise de dados e informações para encontrares formas interessantes de atrair clientes. Portanto, é preciso que sejas orientado pelos dados e métricas para teres sucesso.
Será que trabalhar como e-commerce manager se adequaria às tuas capacidades de análise de dados? Então continua a ler para descobrires de que competências e qualificações precisas para prosperar num papel de e-commerce manager.
salário médio de um e-commerce manager
A média salarial de um e-commerce manager é de 26.520 euros por ano. Tratando-se de uma média, o salário poderá ser inferior ou superior, sendo expectável que recebas menos numa posição inicial e que vás tendo um rendimento melhor à medida que ganhas experiência.
Além do salário base, muitos empregadores darão ainda outros benefícios, tais como bónus anuais, férias pagas ou seguro de saúde. Para os trabalhadores remotos, muitas empresas disponibilizam ainda o pagamento de serviços fundamentais para a realização do trabalho remotamente, como a conta da Internet.
como impulsionar o salário enquanto e-commerce manager?
Quando és um e-commerce manager, o teu salário depende das receitas e retornos gerados pelas vendas online. Os teus anos de experiência são também cruciais para determinar o teu salário líquido. Quando tiveres muitos anos de experiência, as tuas taxas de conversão e números de vendas serão superiores aos dos novos gestores de e-commerce.
A dimensão da empresa também pode influenciar o teu rendimento mensal. Quando trabalhas para uma empresa como uma grande loja online, é provável que ganhes um salário mais elevado do que alguém que trabalha para uma pequena loja de e-commerce.
tipos de gestores de e-commerce
Alguns dos tipos de e-commerce managers incluem:
- gestores de e-commerce b2b: como e-commerce manager b2b, vendes produtos ou serviços a outros negócios ou empresas. O ciclo de vendas é normalmente mais longo do que a venda aos clientes, mas terá mais compras recorrentes e maiores valores de encomenda.
- gestores de e-commerce b2c: a tua função é comercializar e vender produtos aos utilizadores finais através da loja online. Uma vez que o consumidor toma a decisão da compra, o ciclo de vendas é normalmente mais curto, mas o valor da encomenda é inferior ao das compras de b2b.
- gestores de e-commerce c2c: como e-commerce manager, podes trabalhar para um mercado online que permite aos consumidores vender produtos a outros consumidores. O teu trabalho é assegurares que a plataforma proporciona transações sem descontinuidades para compradores e vendedores.
trabalhar como e-commerce manager
Trabalhar como e-commerce manager envolve a utilização de tecnologia para oferecer valor aos utilizadores online. Vejamos as funções específicas, ambiente de trabalho e horários dos gestores de e-commerce.
descrição do trabalho de um e-commerce manager
Algumas das tarefas de um e-commerce manager incluem:
- supervisionar o desenvolvimento da web: como e-commerce manager, és o responsável pela conceção e desenvolvimento do website. O teu trabalho é assegurar que este proporciona uma excelente interface de utilizador e uma boa experiência aos teus clientes. Se não tiveres experiência em desenvolvimento web, podes trabalhar com a equipa de desenvolvimento para assegurares que o aspeto, a sensação e o design do website melhoram a experiência do utilizador. Também precisas de assegurar que a plataforma de e-commerce proporciona um acesso rápido e fácil a produtos e transações.
- gerir as equipas: as equipas de e-commerce típicas têm normalmente editores de conteúdo, analistas de web, designers e criadores de conteúdo. Como e-commerce manager, geres as equipas para te assegurares de que desempenham o seu papel na manutenção e melhoria da funcionalidade de um website. Atribuis tarefas e supervisionas os membros da equipa para garantires que todos desempenham o seu papel.
- planear campanhas e estratégias de marketing: como gestor de comércio electrónico, o teu trabalho implica planear uma estratégia de marketing digital para melhorar a visibilidade dos produtos do teu empregador e aumentar as taxas de conversão. O teu plano de marketing deve identificar as áreas que necessitam de melhoria e as campanhas que podem impulsionar as vendas. Também desenvolves uma estratégia de optimização dos motores de busca para assegurar a classificação do website e que a sua plataforma recebe tráfego suficiente.
- estudar os clientes e os produtos da empresa: é vital conheceres os teus clientes e os produtos que estás a vender. Como e-commerce manager, precisas de estar familiarizado com os perfis dos clientes e dos compradores. Se a empresa não tiver desenvolvido uma persona de comprador, precisas de estabelecer uma. Também precisas de escrever descrições de produtos que expliquem aos consumidores os benefícios dos produtos.
- compreender os sistemas de e-commerce: como e-commerce manager, precisas de supervisionar a otimização dos motores de busca, sistemas de gestão de clientes e lojas online. Isso significa que precisas de compreender como funcionam estes sistemas. Por exemplo, deves compreender como funcionam os sistemas de caixa e de pagamento para ajudar os clientes quando estes estão bloqueados. És também responsável pela formação das equipas de e-commerce na gestão do sistema para melhorar o serviço ao cliente.
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ambiente de trabalho
Como e-commerce manager, podes trabalhar em qualquer setor empresarial que ofereça produtos ou serviços digitais. O ambiente de trabalho de um e-commerce manager é normalmente um ambiente de escritório, e passas a maior parte do dia na tua secretária a gerir vendas e outros serviços online. A maioria das empresas dispõe de espaços de escritório interativos para equipas digitais e de e-commerce para permitir o brainstorming e o fluxo de ideias. Por vezes, respondes a chamadas telefónicas ou falas com os clientes através de e-mails e chat ao vivo.
Contando que completes as tuas tarefas online, podes trabalhar a partir de casa ou remotamente. O papel também envolve o mínimo de viagens. -
quem são os teus colegas?
Quando és um e-commerce manager, os teus colegas podem incluir editores de conteúdo, escritores técnicos e programadores de software. É também provável que trabalhes em estreita proximidade com profissionais de multimédia e designers gráficos, bem como outros especialistas que podem incluir gestores de projeto, diretores de vendas e gestores de marketing.
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horário de trabalho
A maioria dos gestores de e-commerce têm horários de trabalho irregulares uma vez que os clientes compram produtos online durante o dia e a noite. Quando se tem uma grande equipa, é possível trabalhar em horários de trabalho regulares. No entanto, se o teu empregador contar contigo para completares a maioria das tarefas, o teu horário de trabalho pode prolongar-se até à noite e aos fins-de-semana. Estás de serviço quando um cliente precisa de algo e quando existe uma falha no sistema de e-commerce. Alguns empregadores permitem-te trabalhar a tempo parcial ou em contratos de curto prazo para lançares o teu próprio negócio online. Alguns gestores de e-commerce também trabalham em regime de freelancer.
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perspetivas de emprego
Como e-commerce manager, desempenhas um papel crucial na melhoria da visibilidade online do teu empregador e no aumento das receitas. Tens também múltiplos percursos profissionais a explorar e oportunidades para desenvolveres as tuas competências. Por exemplo, podes tornar-te um comerciante digital e especializar-te na construção da notoriedade da marca para toda a empresa. Alguns profissionais da área também se tornam gestores de redes sociais e concentram-se na venda de artigos através das redes sociais. Quando quiseres progredir e subir na tua carreira, tens a possibilidade de te tornar um gestor de desenvolvimento de negócios ou um gestor comercial.
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vantagens de encontrares o teu trabalho como e-commerce manager através da Randstad
Encontrares o teu trabalho de e-commerce manager através da Randstad oferece vantagens importantes, tais como:
- uma grande variedade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda se for necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanal ou mensalmente, dependendo do trabalho
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como e-commerce manager é muitas vezes um trampolim para um trabalho permanente atrativo. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através de Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação e aptidões
Algumas qualificações dos gestores de e-commerce incluem:
- licenciatura: as empresas recrutam gestores de e-commerce com qualquer licenciatura, mas têm uma vantagem os candidatos que se formam em marketing, gestão empresarial ou marketing digital. Também podes frequentar cursos técnicos como web design ou desenvolvimento web.
- estágios: considera estágios em áreas como a do marketing digital, administração comercial e gestão de fornecimentos. Adquirirás competências excecionais para te ajudar na função, e poderás estudar enquanto trabalhas.
- experiência profissional: precisas de experiência prática para trabalhar numa função de gestão. Portanto, podes começar em posições de nível básico em marketing, tecnologia da informação e vendas antes de te tornares um gestor de e-commerce.
aptidões e competências
Algumas das aptidões e competências úteis para um gestor de e-commerce incluem:
- competências de organização: como gestor de e-commerce, o teu papel envolve gerir múltiplas tarefas, uma vez que trabalhas num mundo digital de ritmo acelerado. Necessitas de competências extraordinárias de organização para acompanhares o teu trabalho.
- competências digitais: como gestor de e-commerce, precisas de competências informáticas de excelência para prestares um excelente serviço de atendimento ao cliente. Por exemplo, precisas de compreender a conceção da web, o marketing dos meios de comunicação social, as leis do comércio eletrónico e a otimização dos motores de busca.
- criatividade: necessitas de criatividade para desenvolveres novas ideias para a promoção de produtos e serviços. Uma vez que os teus potenciais clientes são bombardeados com numerosos anúncios, precisas de criatividade para captar a sua atenção.
- capacidades de trabalho em equipa: como gestor de e-commerce, precisas de trabalhar com uma série de colegas profissionais. Teres espírito de equipa ajuda-te a transmitir informação de forma clara e a ouvir as suas ideias.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como e-commerce manager.
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o que é um e-commerce manager?
Um gestor de e-commerce supervisiona as compras pela Internet, gerindo a loja online de uma empresa. Nesta função, asseguras o bom funcionamento da plataforma e que os clientes obtêm os melhores serviços.
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qual é o papel de um gestor de e-commerce?
O papel de um gestor de e-commerce é promover as vendas online desenvolvendo promoções e melhorando a experiência do utilizador.
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de que preciso para ser um e-commerce manager?
Precisas de uma licenciatura preferencialmente em marketing digital ou gestão empresarial para trabalhar na profissão. A experiência de trabalho em marketing ou vendas também melhora as tuas perspetivas de carreira.
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o que faz um bom gestor de comércio electrónico?
Os gestores de e-commerce devem ser criativos, bons comunicadores e organizados. São também excelentes a trabalhar em equipa e a negociar.
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qual é a diferença entre e-commerce e e-business?
Uma plataforma de e-commerce vende produtos ou serviços enquanto um e-business gere todos os seus programas empresariais online, à exceção da venda de artigos.
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como posso candidatar-me a uma vaga de e-commerce manager?
Candidatares-te a um trabalho como gestor de e-commerce é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!