distribuidor
De certa forma, os distribuidores (ou motoristas de entregas) são o elo físico entre as empresas e os seus clientes. Ajudam os clientes a obter produtos que compraram às empresas e também ajudam as pessoas a enviar encomendas para os seus contactos distantes. De muitas maneiras, como distribuidor, és uma parte fundamental do sucesso de negócios online e de negócios de construção, bem como de relações não-comerciais em Portugal. Sabe mais sobre este fundamental percurso profissional.
empregos como distribuidoro que é um distribuidor?
Um distribuidor é um agente de transporte que é responsável pelo transporte seguro dos produtos de um local para outro. A expansão do setor comercial aumentou a necessidade de motoristas de entregas especializados e existem muitas oportunidades de emprego relacionadas com esta profissão. Como motorista qualificado, muitas empresas precisam que entregues os seus produtos a tempo, e os clientes precisam que facilites as suas compras. Uma vez que podes entregar uma vasta gama de produtos, diferentes indústrias requerem os teus serviços para prosperarem. É por isso que os distribuidores raramente têm falta de bons empregos durante todo o ano.
-
entrega de produtos diversos
O número de distribuidores tem aumentado à medida que as empresas digitais proliferam. Nesta posição irás entregar diferentes tipos de produtos, dependendo da empresa para a qual trabalhas. Estes incluem entrega de mercearias ao domicílio de clientes individuais e produtos comerciais a retalhistas.
-
o rosto da empresa
Em certa medida, os distribuidores são a representação física das empresas junto do público em geral. Isto significa que tens de representar as normas da empresa durante as horas de trabalho, onde quer que estejas. Tens de ser limpo, organizado, rápido e respeitador no desempenho das tuas funções.
salário médio como distribuidor
Um distribuidor em Portugal recebe uma média de 1.544 euros por mês. O salário efetivo, no entanto, dependerá da empresa e setor para o qual trabalhes, assim como dos anos de serviço que tenhas e da tua experiência.
-
salário depende da indústria
Os empregadores determinam o pagamento dos seus motoristas de entregas de diferentes maneiras. Normalmente, ganhas de acordo com a indústria para a qual trabalhas, sendo que a restauração poderá pagar menos do que o comércio grossista ou as agências de correios.
-
outros fatores que impactam no pagamento
Os empregados regulares recebem um salário de base que é normalmente pago semanalmente. Como distribuidor regular de entregas também poderás receber bónus quando entregares produtos durante épocas de grande movimento de entregas. Trabalhares horas extraordinárias também te poderá render algum dinheiro extra, dependendo da tua empresa. Se quiseres tornar-te um motorista independente e trabalhar no teu próprio horário, ganharás por hora ou receberás comissões por entrega. Para além do pagamento e compensações oferecidas pelos empregadores, é comum que recebas algumas gorjetas de clientes satisfeitos.
tipos de motoristas de entregas
Existem muitas formas de categorizar os condutores. A forma mais comum é o tipo de mercadorias a serem entregues. Portanto, pode ser um distribuidor de alimentos, correio ou hardware informático. Outra categoria é o tipo de veículo que irás utilizar para fazer as suas entregas. Neste caso, és um condutor de bicicletas, motociclos, carrinhas ou camiões. Também se distinguem estes profissionais de acordo com a empresa para a qual trabalham. Por exemplo, alguns distribuidores trabalham para agências de transporte. Por último, podes ser distribuidor local ou de longo curso, dependendo da área geográfica que cobres.
trabalhar como distribuidor
Cada trabalho tem os seus atributos únicos. Eis o que podes esperar se quiseres estar atrás do volante como condutor de entregas ou distribuidor.
-
descrição do trabalho de um distribuidor
Os distribuidores têm vários deveres a cumprir de acordo com o horário diário.
- planear as entregas. Antes de começares a transportar pacotes, deves planear. Determina a rota, o tempo e o número de entregas que deves fazer.
- carregar e descarregar pacotes. Na maioria dos casos, terás de ajudar no carregamento e descarregamento de embalagens ou na supervisão de outras pessoas que façam esse trabalho. Isto ajuda-te a contabilizar todos os produtos programados para entrega.
- transporte e entrega de produtos. Esta é a principal responsabilidade de um distribuidor, tal como o nome sugere. Envolve a condução através do trânsito para fazer chegar as entregas aos clientes que as aguardam em tempo útil.
- comunicar com os clientes. Como distribuidor, tens de informar os clientes quando a sua entrega está prevista. Na maioria dos casos, terás de confirmar os locais de entrega e de procurar as informações necessárias no caso de as instruções não serem claras ou serem pouco exatas. Uma vez que tenhas chegado ao local, deverás contactar profissionalmente os clientes da tua empresa e certificar-te de que estes estão satisfeitos com o serviço.
- tratar do pagamento. Os motoristas de entregas têm de garantir que os clientes pagam pelos produtos com Pagamento no Ato de Entrega (Cash on Delivery /COD). Dependendo da tua empresa, isto pode ser tão simples como confirmares pagamentos por telemóvel ou cartão de crédito.
- ajudar a instalar produtos. Dependendo do tipo de produtos que entregas e da empresa para a qual trabalhas, há alturas em que terás de ajudar os clientes a instalar o produto. Tais produtos incluem mobiliário e eletrónica.
- manusear a documentação. Uma vez que o cliente tenha recebido e pago a encomenda, terás de o ajudar a assinar os documentos de entrega. Estes comprovam que completaste a entrega. Em algumas empresas, estes documentos são ePODs (prova electrónica de entrega).
-
ambiente de trabalho
Em alguns casos, ser um distribuidor é fisicamente exigente, especialmente quando se trata de carregar e descarregar pacotes. Lembra-te de que alguns destes produtos são pesados ou delicados, o que significa que tens de estar física e mentalmente apto para manuseá-los corretamente.
Como motorista de uma empresa, usas um veículo da empresa ou uma bicicleta pela qual és responsável, e vestes o uniforme da tua empresa durante as horas de trabalho. Além disso, este trabalho é altamente social; irás interagir com carregadores, clientes e outras pessoas dentro e fora da empresa enquanto trabalhas. Terás também de passar muito tempo na estrada, o que implica lidar com o trânsito, o mau tempo e várias condições de circulação. No entanto, com uma boa organização, o teu trabalho será altamente livre de stress e gratificante. Finalmente, conta estar sob supervisão rigorosa, especialmente se o teu empregador estiver a utilizar software de gestão de motoristas.
-
quem são os teus colegas?
Os teus colegas dependem da indústria para a qual trabalhas, mas podes contar, no geral, ter contacto com outros distribuidores, com supervisores e com operadores de armazém. Ao carregares cargas mais pesadas poderás também trabalhar em estreita parceria com um operador de empilhadeira.
-
horário de trabalho
A tua forma de trabalhar como distribuidor de entregas determina o teu horário de trabalho. Alguns motoristas, especialmente aqueles que entregam mercadorias ou produtos a instituições e empresas, têm um horário de trabalho normal. Na maioria dos casos, trabalhas cerca de 40 horas por semana. Nesta posição, trabalharás 10 horas durante quatro dias ou oito horas durante cinco dias.
As horas dependem do tipo de produtos estabelecidos para a entrega. Por exemplo, terás de começar o teu trabalho muito cedo pela manhã caso entregues produtos cozinhados ou produtos lácteos. É provável que tenhas a opção de trabalhar horas extraordinárias e fins-de-semana.
Como motorista de entregas independente, conta ter um horário de trabalho mais irregular. Escolherás os dias de trabalho e o número de horas de trabalho. Os distribuidores independentes têm geralmente um segundo emprego, o que significa que fazem entregas à noite, durante as férias e nos fins-de-semana.
-
perspetivas de emprego
O aumento no número de empresas, em parte motivado pelo boom do comércio online, faz com que se estime que o trabalho dos distribuidores tenha um crescimento na ordem dos 5% nos próximos dez anos, sendo que os especialistas projetam este potencial de crescimento com base no crescimento do mercado online. À medida que mais empresas transacionam produtos online, torna-se necessário um aumento no fluxo de entregas, para satisfazer as exigências dos clientes, havendo uma maior necessidade de distribuidores. Este crescimento será notado sobretudo nas indústrias de distribuição alimentar e retalhista.
Para além do emprego direto, as agências de distribuição estão a crescer como fornecedores de serviços de terceiros para médias e grandes empresas. Estas empresas de entregas oferecem opções de trabalho a tempo inteiro, a tempo parcial e em regime de franchise.
-
trabalho independente
Também podes optar pelo trabalho por conta própria se tiveres o teu próprio meio de transporte. Como distribuidor independente, tens a oportunidade de ganhar mais dinheiro durante as tuas horas livres e de trabalhar no tempo que estipulares.
Embora o crescimento do mercado de distribuição seja encorajador, também existe a possibilidade de que venha a diminuir durante a próxima década devido à utilização generalizada de veículos de entrega autónomos.
-
trabalhar como distribuidor através da Randstad
O setor da distribuição cresceu rapidamente devido à necessidade de satisfazer o crescimento do comércio eletrónico. Embora tenha os seus altos e baixos, este trabalho não distingue se és um estudante ou um empresário que procura ganhar algum dinheiro extra. Poderás também ser um bom condutor que procura emprego a tempo inteiro e ser bem sucedido neste trabalho.
Tudo o que precisas para te destacares nesta profissão é de um bom registo de condução e algumas capacidades mecânicas, tais como a capacidade de mudar rapidamente um pneu furado. Também tens de ser sociável, paciente no trânsito e, claro, de gostar de conduzir para prosperares como condutor de entregas.
educação & qualificações
A educação formal não é o principal requisito para este trabalho. No entanto, a maioria dos empregadores exige pelo menos um diploma do ensino secundário para considerar um candidato qualificado.
Para seres um motorista de entregas, deves frequentar uma escola de condução e ter carta de pesados. O tempo que levas a aprender pode variar entre duas e 12 semanas, dependendo da rapidez de aprendizagem. O tipo de formação que recebes dependerá do veículo que desejas conduzir. Por exemplo, os motoristas de camiões recebem mais formação em comparação com os motoristas de veículos pequenos. Uma vez que tenhas adquirido competências suficientes, terás de fazer o exame de código e de condução. A aprovação neste exame qualifica-te para o registo e licenciamento como condutor, o que te permite trabalhar como distribuidor.
Após receberes a tua carta de condução, tudo o que precisas é de ganhar experiência de condução para seres contratado como distribuidor. Para alguns trabalhos, necessitarás de uma carta de condução comercial.
-
formação no local de trabalho
Para seres empregado, deves demonstrar boas capacidades de condução, experiência suficiente e um registo limpo. Uma vez contratado, o teu empregador irá oferecer-te formação no local de trabalho. Durante este tempo, ou és o co-condutor de um motorista de entregas experiente ou conduzes sob a supervisão de alguém. O foco da formação no local de trabalho é, normalmente, nos produtos e políticas da empresa. Isto porque é necessário ajudar a montar alguns produtos e organizar devoluções para entregas falhadas.
Aprenderás também como processar e confirmar pagamentos e como utilizar a tecnologia de entrega, caso seja necessário. Outra área em que receberás formação é a da segurança, especialmente se estiveres a transportar embalagens valiosas. Os motoristas que também atuam como vendedores recebem formação sobre os princípios básicos de vendas e marketing.
-
aptidões & competências
Como distribuidor, precisas de um conjunto de competências específicas para te destacares no teu trabalho.
- serviço de apoio ao cliente. Uma vez que os distribuidores têm um trabalho altamente sociável, deves ser bom a interagir com muitas pessoas ao longo do dia. Deves ter boas capacidades de comunicação para interagires adequadamente com os teus clientes e permaneceres sempre cortês. Em alguns casos, terás de lidar com clientes descontentes. Nessas situações, deves permanecer empático, determinado e paciente.
- capacidade de condução. Deves ser um excelente condutor para fazeres todas as entregas a tempo e horas. Uma boa capacidade de condução significa que podes conduzir no trânsito, mantendo, ao mesmo tempo, um bom registo de condução. Um bom distribuidor deve ser capaz de percorrer uma distância razoavelmente longa e conduzir por longos períodos sem falhas.
- aptidões de pesquisa. Como distribuidor, deves estar familiarizado com a área em que te inseres para fazer entregas. Uma vez que não terás um bom conhecimento de todos os locais para onde vais entregar os produtos, boas competências de pesquisa serão úteis. Para além da rede rodoviária, deverás ser capaz de pesquisar bairros onde nunca estiveste antes para facilitares o teu trabalho. Teres este conhecimento também te ajudará a trabalhar mais rapidamente.
- competências de organização pessoal. Terás de ser capaz de planear cada viagem de forma adequada para conseguires entregas bem sucedidas. Terás também de rotular e carregar todas as embalagens para um melhor acesso. Além disso, é importante que te prepares bem para a estrada e determines a melhor maneira de gerir o teu tempo.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como distribuidor.
-
quanto dinheiro faz um distribuidor?
Irás receber de acordo com a empresa, a indústria e a região em que trabalhas, sendo que o número de horas de trabalho será também um elemento relevante para a determinação do teu salário.
Ainda assim, de acordo com a Glassdoor, a média do salário de um distribuidor em Portugal é de 1.544 euros por mês.
A isto poderá somar-se algum tipo de bónus da empresa ou ainda gorjetas de clientes que fiquem satisfeitos com o teu serviço de entregas.
-
que redes de distribuição pagam melhor
Existem várias aplicações, como a Uber Eats, a Glovo ou o Bolt Food que podem dar-te boas comissões enquanto estafeta; mas receberás sempre melhor se trabalhares para grandes distribuidoras, como os correios, a FedEx, a Chronopost ou similares.
-
do que preciso para ser um distribuidor?
Se desejas entrar nesta carreira, deves ter uma carta de condução e experiência de condução. Dependendo da natureza dos bens que irás transportar, precisarás de uma carta de condução especial, dedicada ao transporte de bens e consumo ou comerciais. Também precisas de ter um bom registo de condução, ser sociável e conhecer uma determinada área geográfica, se a empresa assim o exigir.
-
os motoristas de entregas são bem pagos?
Os distribuidores costumam ser bem remunerados tendo em conta a natureza do trabalho e a média nacional. O facto deste trabalho também te permitir aceitar outros trabalhos é uma vantagem. Contudo, existem diferenças de remuneração que dependem de certos fatores, tais como o tipo de carga e o risco envolvido.
-
como posso candidatar-me a um trabalho como distribuidor?
Candidatares-te a um trabalho como distribuidor é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!