desenhador industrial
És criativo? Tens capacidades artísticas e capacidade para recriar conceitos de design através de ilustrações? Então considera uma carreira como designer industrial. Um designer industrial desenvolve conceitos de design para produtos manufaturados como eletrodomésticos, brinquedos e mobiliário. Os desenhadores industriais trabalham em várias indústrias transformadoras e setores comerciais. Combinas competências artísticas com conhecimentos empresariais e de engenharia para criar produtos que as pessoas utilizam todos os dias.
ver oportunidades
o que é um designer industrial?
Como designer industrial, desenvolves os conceitos de produtos manufaturados. Crias produtos como carros, eletrónica, eletrodomésticos e máquinas de produção. Ao combinares conhecimentos de engenharia com a arte e tendo em conta as formas como um consumidor pode utilizar um produto, desenvolves os melhores produtos de consumo e designs únicos que criam valor para os clientes.
Alguns designers industriais concentram-se numa categoria de produto específica. Por exemplo, podes juntar-te a uma equipa para conceber um equipamento médico ou trabalhar em produtos eletrónicos de consumo como computadores e smartphones. Os designers industriais também desenvolvem ideias e designs para automóveis e mobiliário.
Como designer industrial, utilizas software de desenho assistido por computador (CAD) para esboçar ideias, uma vez que os computadores facilitam o desenho e a alteração de detalhes. O software desenvolve instruções legíveis através de máquinas, que dão instruções às máquinas para construir um produto.
Os designers industriais trabalham em conjunto com engenheiros, peritos em produtos ou especialistas de marketing para incorporar as exigências dos consumidores na conceção de produtos. Por exemplo, trabalhas com especialistas de produção para verificares se os designs são viáveis para o mercado e adequados para a produção.
Trabalhar como desenhador industrial adequar-se-ia às tuas capacidades artísticas e criatividade? Então continua a ler para descobrires quais as competências e qualificações de que necessitas para prosperar na função de designer industrial.
salário médio de um designer industrial
Segundo a Jobted, um designer industrial tem, no nosso país, um salário médio na ordem dos 1.310 euros mensais, equivalentes a 20.960 euros anuais. Ainda assim, é expectável que, no começo de carreira e quando ainda não existe muita experiência, possas iniciar a função com um salário de cerca de 870 euros por mês. Já um designer industrial experiente pode chegar a receber mais de 2.500 euros por mês.
Vale a pena salientar que existe também o pagamento por horas extra de trabalho e que algumas indústrias tendem a oferecer melhores remunerações do que outras.
como melhorar o teu salário como designer industrial?
Como designer industrial, o teu pacote de remuneração depende da tua experiência profissional e das tuas qualificações. O teu poder de negociação é reduzido quando és inexperiente, com qualificações e experiência mínimas. Um desenhador industrial experiente pode negociar um salário mais elevado com base nos conhecimentos e competências que traz para a mesa.
O produto que projetas e o setor industrial também afetam a tua remuneração. Se conceberes carros ou automóveis, é provável que leves para casa um salário mais elevado do que um designer industrial que cria produtos para uso doméstico. Os produtos eletrónicos podem também atrair vencimentos mais elevados devido à sua popularidade e requisitos de especialização.
tipos de designer industrial
Alguns dos tipos de designers industriais incluem:
- designer automotivo: como designer automóvel industrial, crias designs para produtos associados ao transporte. Desenhas o conceito de automóvel para métodos de transporte público como comboios. Alguns desenhadores industriais também concebem interiores de aviões. O papel requer conhecimentos detalhados de programas de software e engenharia.
- designer de ferramentas: como designer de ferramentas industriais, concentras-te na conceção dos protótipos iniciais para máquinas modernas. Utilizas conceitos de design industrial, elementos de engenharia e cálculos complexos para desenhar ferramentas utilizadas na produção industrial. Desenvolves os esboços preliminares e utilizas equipamento de desenho para preparar modelos e esboços técnicos para o equipamento.
- designer automóvel: como designer automóvel industrial, combinas as tuas capacidades técnicas e criatividade para melhorar o design e estilo aerodinâmico dos veículos. Recebes formação em design de peças de automóvel, desenhos e estrutura geral para criar automóveis apelativos e com estilo.
trabalhar como designer industrial
Uma carreira como designer industrial concentra-se geralmente na criação de um produto funcional com uma aparência externa apelativa. A função requer uma participação prática no design e fabrico para alcançar os melhores resultados. Continua a ler para descobrires mais detalhes sobre as tarefas e ambientes de trabalho associados a esta função.
-
descrição do trabalho como designer industrial
Os teus deveres podem ser diferentes com base nos produtos que crias. No entanto, as tarefas habituais dos designers industriais incluem:
- consultar os clientes: como desenhador industrial, realizas reuniões de consulta com clientes ou gestores para determinar os requisitos do desenho. Por vezes, trabalhas com a equipa de marketing para determinar a viabilidade de um produto e formas de aumentar a sua viabilidade através do design. Quando compreendes as utilizações previstas para um produto, tens mais probabilidades de criar um design ideal para o protótipo.
- esboçar ideias de design: como designer industrial, investigas os usos do produto e os potenciais consumidores. A partir da investigação, surgem ideias de esboços ou criam-se imagens. As imagens em papel ou software informático fornecem uma visão das ideias de design visual.
- desenvolver modelos virtuais: a partir do design inicial, o teu trabalho é melhorar as ideias de design viáveis através da criação de modelos virtuais utilizando software informático. Ao criares modelos para vários designs, a equipa de produção terá opções que os ajuda a determinar quais os melhores para serem integrados. Crias protótipos físicos dos teus desenhos a partir dos modelos virtuais que os engenheiros de produção podem utilizar para gerar os produtos.
- apresentação de designs e protótipos aos clientes: como designer industrial, apresentas designs e protótipos aos clientes para aprovação. Por exemplo, se criares um telemóvel, garantes que a equipa de produção e marketing aprova os desenhos antes da produção. Também trabalhas com especialistas da indústria para assegurar que o conceito de design satisfaz as necessidades dos utilizadores a um custo acessível.
- determinar materiais e equipamento de fabrico: o teu trabalho não termina com a criação de protótipos. Formulas as instruções de fabrico e certificas-te de que a equipa de produção as segue. Também ajudas a equipa de produção na seleção dos melhores materiais para cada peça ou componente.
- avaliar os produtos: após a produção, avalias a conceção do produto para garantires que é seguro e esteticamente apelativo para os consumidores. Também avalias a funcionalidade para garantir a sua viabilidade prática.
-
ambiente de trabalho
Como designer industrial, é provável que trabalhes num escritório ou num ambiente de laboratório. A maioria dos espaços de trabalho para desenhadores industriais tem mesas de desenho e salas de conferência para ideias de brainstorming. Uma vez que utilizam software assistido por computador para a conceção, espera-se que o escritório tenha equipamento e computadores de topo de gama.
Embora a função envolva trabalhar dentro de portas, viajas para instalações de teste, centros de exposição de clientes e locais de fabrico. Os designers industriais também trabalham à distância, uma vez que podem fazer brainstorming online e completar as ideias de design utilizando software CAD.
-
quem são os teus colegas?
Como designer industrial, trabalhas nas indústrias de fabrico e produção. Assim, os teus colegas podem incluir técnicos de CAD, engenheiros de materiais e ergonomistas. Também trabalhas em estreita proximidade com técnicos de engenharia aeroespacial e desenhadores de produtos, bem como com outros especialistas que podem incluir gestores de projeto, designers de mobiliário, modelistas e designers de exposições.
-
horário de trabalho
A maioria dos designers industriais trabalha a tempo inteiro com horários entre 40 a 42 horas por semana. No entanto, é provável que trabalhes horas extraordinárias para cumprires os prazos ou completares projetos urgentes. Por vezes, ajustas o teu horário de trabalho para atenderes os clientes à noite ou aos fins-de-semana. Alguns desenhadores industriais também trabalham em part-time ou com contratos a curto prazo.
-
oportunidades de carreira como designer industrial
Como designer industrial, entrarás na função numa posição de nível júnior. Com experiência na indústria, progrides para posições de designer industrial de nível sénior. As funções de supervisão permitem-te melhorar as tuas capacidades de liderança e progredir para funções de gestão ou consultoria. Alternativamente, podes especializar-te em ferramentas ou em design industrial de automóveis, desenvolvendo as tuas competências nessas especialidades
Enquanto gestor de desenhador-industrial, um dos teus colegas de trabalho poderá ser engineer. Fica a conhecer melhor as suas funções.
carreiras de engineer -
vantagens de encontrares um trabalho como designer industrial pela randstad
Encontrar o teu trabalho como designer industrial através da Randstad oferece vantagens importantes, como por exemplo:
- uma grande diversidade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda, se necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanalmente ou mensalmente, dependendo do trabalho realizado
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como designer industrial é muitas vezes um trampolim para um apelativo trabalho permanente. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através da Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação e qualificações
Algumas das vias para te tornares um designer industrial são:
- curso universitário: para te tornares designer industrial, precisas de um curso superior ou uma licenciatura. Algumas matérias relevantes incluem o design de produtos, design de produtos industriais e a engenharia. Em alternativa, podes optar por cursos que abranjam uma matéria específica de design com opções como a engenharia automóvel ou o design de mobiliário. Após a conclusão dos cursos, considera a possibilidade de obter experiência de trabalho através de estágios para melhorares as tuas perspetivas de emprego.
- estágio: além de frequentares um curso de design industrial, completares um estágio de design de produto de engenharia e um estágio de desenvolvimento de produto pode ser útil. Existem estágios curriculares e profissionais, que te darão a possibilidade de aprenderes o ofício numa situação prática e real.
aptidões e competências de um designer industrial
Embora o conhecimento técnico seja essencial no design industrial, ter as seguintes qualidades também melhora as tuas perspetivas de emprego:
- competências analíticas: como designer industrial, confias no pensamento lógico e nas competências analíticas para analisar as necessidades dos consumidores. Estas competências ajudam-te a desenvolver conceitos de design que respondem às preferências dos consumidores.
- capacidade artística: como designer industrial, necessitas de capacidades artísticas para desenhar conceitos de design esteticamente atrativos para os clientes. As tuas aptidões de desenho ajudam-te a criar os melhores projectos de design.
- competências informáticas: uma vez que dependes de software CAD e CAID para desenhar os designs de vários produtos, as competências informáticas são essenciais. Ajudam-te a criar os melhores modelos virtuais e protótipos para os clientes.
- criatividade: como desenhador industrial, participas em sessões de brainstorming para desenvolveres os conceitos iniciais de design de um produto. A criatividade ajuda-te a criar designs únicos.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQs) sobre trabalhar como designer industrial.
-
de que competências precisas para te tornares um designer industrial?
Como designer industrial, precisas da capacidade artística para expressar as tuas ideias de design e competências informáticas para utilizar software de design. Necessitas também de capacidade analítica para perceber o que um cliente precisa e deseja.
-
o design industrial é uma boa carreira?
Como designer industrial, crias protótipos e concebes novos produtos para resolver os problemas dos consumidores. O papel permite-te combinar conceitos teóricos com a prática do trabalho de design. Trata-se de uma carreira lucrativa, desde que sejas qualificado.
-
existe procura pelo design industrial?
Devido à crescente procura de novos produtos e aos avanços tecnológicos que promovem novos conceitos de design, o design industrial é procurado. Criarás novos designs para produtos e máquinas em várias indústrias.
-
qual é a diferença entre arquitetos e designers industriais?
Os arquitetos concebem edifícios e desenham os projetos e especificações para edifícios residenciais e industriais. Um designer industrial desenvolve bens de consumo como aparelhos de cozinha, aparelhos tecnológicos e automóveis.
-
um designer industrial é o mesmo que um designer de interiores?
Um desenhador industrial é especializado na estética dos produtos, desenhando as especificações do design do produto. Um designer de interiores decora as casas para melhorar o seu valor estético.
-
como posso candidatar-me a uma vaga como designer industrial?
Candidatares-te a um trabalho como designer industrial é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!