data analyst
És analítico e orientado para os detalhes? Gostas de trabalhar com dados num ambiente de trabalho estruturado? Então uma carreira como data analyst pode ser adequada para ti. O teu trabalho envolverá a recolha, organização e interpretação de dados para resolveres problemas e ajudares as empresas na tomada de decisões.
empregos como data analysto que é um data analyst?
Como data analyst, passas a maior parte do dia a organizar os dados e a ajudar vários interessados a tirar conclusões a partir da informação. Independentemente da indústria em que trabalhas, o teu trabalho consiste em recolher e interpretar dados. Por exemplo, em vendas e marketing, traduzes os números de vendas em provas tangíveis que ajudam a empresa a tomar melhores decisões.
Um data analyst pode examinar dados históricos de uma organização como vendas trimestrais, rendimentos mensais ou tráfego anual na Web e identificar tendências ou padrões pontuais. Aplicas os teus conhecimentos em análises descritivas e de diagnóstico para explicares certas ocorrências ou resultados numa empresa. Para além de compreenderes o passado, como data analyst também ajudas as organizações a fazer previsões. Podes utilizar dados descritivos para detetar tendências e padrões para baseares nelas as tuas previsões. A previsão dos resultados permite às empresas tomar medidas proativas para evitar consequências adversas.
descrição do trabalho como data analyst
Quando uma empresa quer determinar uma linha de ação, confia em analistas de dados para fornecerem provas de dados para os ajudar a tomar uma decisão. A utilização de análises descritivas mantém-te à frente das tendências da indústria. Como data analyst, tens de usar algoritmos complexos, métodos estatísticos e tecnologia de aprendizagem de máquinas para organizares e avaliares os dados. Por vezes, é necessária proficiência na visualização de dados e linguagens de programação de bases de dados para te ajudar na gestão de fontes de dados e bases de dados.
Será que trabalhar como data analyst se adequaria às tuas capacidades analíticas e ao teu amor pelos números? Então continua a ler para descobrires de que competências e qualificações precisas para prosperares na função de data analyst.
salário médio de um data analyst
Segundo a Glassdoor, o salário médio de um data analyst em Lisboa, Portugal, é de 1.287 euros por mês, sendo que o valor da remuneração é muito amplo, dependendo do ponto da carreira, da experiência pessoal, das qualificações e do setor. Este é um trabalho em expansão, o que eleva a procura e cria uma tendência de crescimento salarial. Além disso, bónus fornecidos pela empresa e horas extraordinárias que trabalhes poderão ser benefícios para o teu rendimento mensal. Poderás ainda ter outros benefícios dependendo do cargo específico que ocupas e das tuas responsabilidades.
que fatores influenciam o teu salário como data analyst
Uma carreira como data analyst oferece salários competitivos e benefícios generosos. No entanto, a indústria, os antecedentes educacionais e a experiência são os fatores que determinam o teu salário final. Por exemplo, se tiveres uma licenciatura, os teus ganhos serão inferiores aos de um data analyst com um mestrado ou doutoramento. Um diploma é o requisito mínimo, e precisas de mais qualificações para garantires um melhor pacote de compensação. A especialização em modelação estatística ou conceção de informação também melhora as tuas perspetivas salariais.
Os salários também dependem da indústria e dos recursos do teu empregador. Por exemplo: finanças, cuidados de saúde, seguros e tecnologia da informação dependem fortemente dos analistas de dados para tomarem decisões e, como tal, pagam melhor. A localização é também um fator determinante devido à grande procura de analistas de dados nas áreas metropolitanas, em comparação com os subúrbios.
tipos de data analysts
Alguns tipos de data analysts incluem:
- analista de business intelligence: o teu trabalho é identificar padrões e interpretar dados recolhidos a partir dos sistemas da empresa. Para além dos dados internos, também recolhes e avalias dados externos dos concorrentes e do mercado para identificar padrões e potenciais problemas que possam afetar o negócio.
- analista de logística: como analista logístico, recolhes e organizas dados de processos da cadeia de fornecimento. Utilizas a informação para criar estratégias para otimizar os processos, reduzir as despesas e aumentar a eficiência na produção e distribuição.
- analista de sistemas empresariais: és responsável por avaliar e aproveitar os dados para melhorar as funções dos sistemas de tecnologia de informação de uma empresa. Também encontras estratégias para melhorar os sistemas.
- analista de marketing: a tua função é utilizar dados para ajudar a equipa de vendas e marketing a compreender o mercado e os clientes. Analisas a informação do mercado-alvo da organização e desenvolves as melhores estratégias de marketing.
trabalhar como data analyst
Os analistas de dados são guiados por números e podem utilizar dados para derivar ou explicar ideias e conceitos técnicos. Continua a ler para identificares algumas das tarefas diárias e conheceres a progressão na carreira dos analistas de dados.
-
deveres e responsabilidades
Algumas das tarefas de um data analyst incluem:
- mineração de dados: como analista de dados, o teu papel principal é o de minerar dados de fontes secundárias e primárias. Isto significa recolher informação relevante da base de dados da empresa ou recolhê-la de fontes externas. Por exemplo, podes realizar inquéritos ou acompanhar as ações dos utilizadores no website da tua empresa. Também podes estruturar os dados em bruto utilizando várias ferramentas e software.
- corte e limpeza de dados: após a extração de dados, deves corrigi-los e organizá-los para serem analisados. Por vezes, os dados contêm erros, duplicações e falhas que influenciam as interpretações. O processo de limpeza envolve também a remoção de qualquer informação que possa distorcer o processo de avaliação ou levar a conclusões enviesadas.
- modelação de dados: como data analyst, projetas a base de dados para armazenar dados de forma segura. As tuas capacidades de programação serão úteis na organização das bases de dados, como no estabelecimento de categorias e relações entre dados. Determinas também o aspeto dos dados nos espaços de armazenamento.
- interpretação da informação: o teu papel é utilizar ferramentas analíticas para explorar factos a partir dos dados recolhidos. Os resultados devem fornecer respostas a perguntas específicas. É necessário que tenhas um pensamento lógico para examinares componentes de dados ou ferramentas estatísticas com a finalidade de identificares tendências e padrões que expliquem os resultados.
- criação de relatórios e visualizações de dados: como data analyst, é crucial que traduzas dados brutos em informação que ajude os decisores e outras partes interessadas. Os relatórios ajudam as empresas a monitorizar o desempenho com base na previsão e a garantir que este não ultrapassa o intervalo esperado. Podes utilizar gráficos, tabelas, diagramas e outras ferramentas de visualização de dados para explicares as tuas conclusões.
-
ambiente de trabalho
Como data analyst, trabalhas em qualquer indústria, desde empresas financeiras e de seguros a instituições de saúde e empresas de TI. Utilizas as tuas capacidades analíticas para ajudares a melhorar a eficiência e aperfeiçoares os processos empresariais. Trabalhas tanto para o setor público como para o privado. Uma vez que o teu trabalho é feito em casa ou no escritório, podes esperar um ambiente confortável que conduza à realização de tarefas complexas.
-
quem são os teus colegas?
Dependendo da tua indústria, é provável que os seus colegas incluam cientistas de dados, engenheiros de dados e analistas quantitativos. Os cientistas de dados ajudam a interpretar a informação enquanto os engenheiros de dados e analistas de negócios se concentram na melhoria do funcionamento das ferramentas utilizadas na análise. É também provável que trabalhes com gestores de projeto, gestores de operações, consultores e outros especialistas, incluindo analistas de sistemas de TI, consultores de análise de dados e especialistas em logística.
-
horário de trabalho
Como data analyst, trabalhas cerca de 40 horas por semana numa posição a tempo inteiro. Contudo, trabalhar longas horas é a norma para os analistas de dados, e poderás trabalhar durante os fins-de-semana ou à noite. Alguns analistas de dados trabalham com contratos a curto prazo, enquanto outros encontram oportunidades a tempo parcial. A posição de data analyst não envolve viagens, a menos que estejas a fazer uma apresentação aos clientes ou a participar em conferências.
-
perspetivas de emprego
O avanço tecnológico expandiu a quantidade de dados que as empresas recolhem de fontes internas e externas. Assim, a análise de dados é uma prioridade para muitas indústrias. Tornares-te um data analyst é uma carreira promissora com uma clara progressão na carreira. Por exemplo, quando partes de um posto de data analyst júnior, podes facilmente tornar-te num data analyst sénior depois de adquirires alguns anos de experiência ou uma qualificação adicional. Os analistas de dados também têm várias especialidades sobre as quais podem concentrar-se, incluindo pesquisa de mercado, business intelligence e logística. Alguns analistas de dados assumem uma carreira em TI como administradores de bases de dados ou funções de administração, como gestores de operações.
-
vantagens de encontrares o teu trabalho como data analyst através da randstad
Encontrares o teu trabalho de data analyst através da Randstad oferece vantagens importantes, tais como:
- uma grande variedade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda se for necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanal ou mensalmente, dependendo do trabalho
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como analista de dados é muitas vezes um trampolim para um trabalho permanente atrativo. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através de Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação & qualificações
Um data analyst necessita das seguintes qualificações educacionais:
- licenciatura: precisas de uma licenciatura ou pós-graduação em estatística, economia ou matemática para te tornares um data analyst. Outros assuntos relacionados incluem psicologia e investigação operacional ou campos com ações de formação em estatística.
- estágio: a conclusão de um estágio em análise de dados pode tornar-te um data analyst júnior. Existem vários estágios curriculares e profissionais, alguns dos quais integrados nos próprios cursos da faculdade. Isto permite-te uma aprendizagem prática e melhorada em análise de dados.
-
aptidões e competências
Um data analyst necessita das seguintes competências transversais:
- linguagens de programação: como data analyst, lidarás com grandes quantidades de dados e executarás equações complexas. A aprendizagem de uma linguagem de programação estatística melhora a tua competitividade. Python e R são linguagens de estatística populares, mas podes encontrar outras que se adequam à tua função. Também precisas de conhecimentos de programação e gestão de bases de dados para organizares e armazenares dados em bases de dados.
- proficiência na utilização de ferramentas de visualização de dados: como data analyst, é vital apresentares as tuas descobertas de forma convincente. A utilização de tabelas e gráficos ajuda os teus empregadores a compreender a tua interpretação. Assim, precisas de aprender a visualizar dados utilizando várias ferramentas como Excel, Notebook e Tableau.
- conhecimentos matemáticos e estatísticos: um data analyst tem de compreender técnicas estatísticas e conceitos matemáticos para interpretar dados. Teres um sólido domínio da matemática e da estatística ajuda-te a tomar decisões sobre as melhores ferramentas a utilizar e melhora a tua compreensão dos resultados.
- capacidade de resolução de problemas: um data analyst deve compreender o problema que precisa de ser resolvido ou as perguntas às quais a informação recolhida visa responder. A capacidade de resolução de problemas ajuda-te a encontrar padrões e tendências em vários conjuntos de dados ou a identificar lacunas e erros nos teus métodos de interpretação.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como data analyst.
-
o que faz um data analyst?
Um data analyst reúne e estuda conjuntos de dados para explicar logicamente os resultados e processos empresariais. Nesta profissão irás reportar e apresentar os resultados aos cargos de gestão, para os ajudares na tomada de decisões.
-
qual é o salário de um data analyst?
A média de salário de um data analyst ronda os 1.287 por mês na região de Lisboa, em Portugal. Ainda assim, este valor pode aumentar ou reduzir de acordo com a fase da carreira, das qualificações e da experiência profissional.
-
ser data analyst é uma boa carreira?
A análise de dados é uma grande carreira com várias especialidades e oportunidades de crescimento. Com a crescente procura de análise de dados, as tuas perspetivas de emprego e salários são também promissoras.
-
quais são as 3 aptidões mais importantes para um data analyst?
Como data analyst, necessitas de conhecimentos em matemática e estatística para calculares equações complexas. As capacidades de programação e visualização também te ajudam a organizar a informação e a destacar padrões e correlações.
-
como posso candidatar-me a uma vaga como data analyst?
Candidatares-te a um trabalho como data analyst é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!