customer service representative
Gostarias de uma carreira como customer service representative? Os representantes de atendimento ao cliente desempenham um papel integral em qualquer negócio ou empresa quando se trata de satisfazer as necessidades dos clientes. És responsável por oferecer informações úteis e resolver questões relacionadas com as compras. Continua a ler para saberes como seria o teu dia de trabalho.
empregoso que é um customer service representative?
Os representantes do atendimento ao cliente ajudam os clientes no processamento de encomendas e no tratamento de reclamações. Nesta posição, forneces informações e respondes a perguntas relacionadas com os produtos e serviços vendidos pela empresa. Também processas devoluções e encaminhas queixas para outros departamentos ou supervisores. Alguns representantes de atendimento ao cliente são responsáveis pela gestão de outros empregados, especialmente quando obténs um cargo de supervisor.
A função requer alguém com um comportamento paciente e calmo. Os representantes do atendimento ao cliente são treinados para lidar com clientes irritados e reconhecer a sua angústia enquanto encontram formas de resolver um problema. Deves manter a tua compostura enquanto respondes às queixas dos clientes através de múltiplos canais de comunicação e permanecer empático. Também é necessário forneceres informação detalhada e correta sobre os produtos ou serviços vendidos pela empresa.
Trabalhar como customer service representative adequa-se à tua atitude paciente e calma? Então, continua a ler para saberes de que competências e qualificações necessitas para prosperares na função de representante de atendimento ao cliente.
salário médio de um customer service representative
O salário médio de um representante de atendimento ao cliente em Portugal é de 1.073 euros por mês. Este valor poderá ser inferior num nível inicial, mas pode aumentar significativamente se tiveres experiência e estudos pós-secundários. Além disso, receberás horas extraordinárias e poderás ter benefícios extra ou mesmo bónus anuais dependendo do teu empregador.
como melhorar o teu salário como customer service representative?
Uma vez que o ensino pós-secundário não é obrigatório para a função, teres um certificado ou diploma de formação melhora a tua carreira e as tuas perspetivas salariais. Quando tens qualificações adicionais, podes exigir um salário melhor.
Trabalhar em centros urbanos e grandes cidades também melhora as tuas perspetivas salariais, uma vez que a enorme procura de representantes de atendimento ao cliente aumenta as expetativas salariais. Além disso, a maioria dos empregadores baseia-se no custo de vida ao determinar as taxas salariais.
tipos de representante de atendimento ao cliente
Os tipos de representantes de atendimento ao cliente variam de acordo com o modo de comunicação estabelecido com os clientes. Alguns incluem:
- atendimento ao cliente por e-mail: o teu trabalho é responder a e-mails e conversas ao vivo em chat por parte dos clientes. Respondes às perguntas do cliente e ajuda-lo no processo de compra através da resposta a e-mails.
- representantes do serviço de apoio ao cliente nas redes sociais: monitorizas as plataformas de redes sociais de uma empresa e respondes a pedidos de informação ou ajudas os clientes na realização de compras.
trabalhar como customer service representative
Como representante do serviço de atendimento ao cliente, interages com os clientes e visitantes em nome da organização. Vamos explorar os deveres específicos e os ambientes de trabalho associados à função.
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descrição do trabalho de um customer service representative
Algumas das obrigações e responsabilidades de um representante de atendimento ao cliente incluem:
- responder a perguntas sobre a empresa: como representante de serviço ao cliente, respondes a perguntas gerais e específicas do cliente. É necessário conheceres as vantagens e desvantagens das ofertas da organização para transmitires informações precisas. Deves fornecer respostas completas e assegurar aos novos clientes que estão a tomar a decisão de compra correta.
- processar encomendas e transações: como representante de atendimento ao cliente, recebes e processas encomendas. Deves assegurar que os clientes recebem as mercadorias certas a tempo e horas. Também tratas de devoluções de produtos, trocas e cancelamentos de encomendas.
- identificação e resolução de problemas: os representantes do atendimento ao cliente prestam assistência técnica aos clientes através da resolução de problemas. Também prestarás assistência aos clientes na instalação, manutenção e atualização de produtos.
- recolha e análise de feedback dos clientes: como representante do atendimento ao cliente, recolhes o feedback dos clientes para análise. Isto permite-te acompanhar os clientes e verificar se as soluções fornecidas funcionaram. O feedback ajuda-te a identificar áreas de melhoria de produtos.
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ambiente de trabalho
Os representantes do atendimento ao cliente trabalham nos escritórios e em casa, dependendo da empresa e do horário de trabalho. É muito comum o teletrabalho neste tipo de cargo. A função exige que trabalhes durante o horário normal de expediente ou horas atarefadas do dia, quando mais clientes contactam a empresa com perguntas ou reclamações.
Quando trabalhas num escritório, alguns representantes reúnem-se com outras equipas para abordar questões que os clientes estão a enfrentar para reduzir as reclamações. Algumas empresas exigem que os representantes de atendimento ao cliente desempenhem as suas funções em centros de atendimento telefónico para assegurarem o acesso imediato aos supervisores.
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quem são os teus colegas?
Dependendo do empregador ou da indústria em que trabalhas, os teus colegas podem incluir operadores de call centers, consultores de serviço ao cliente, administradores de atendimento ao cliente e assistentes de serviço de balcão. Também trabalhas em estreita proximidade com vendedores no terreno e executivos de marketing, bem como outros especialistas que podem incluir gestores de vendas, consultores de clientes e contabilistas.
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horário de trabalho
As horas de trabalho típicas de uma posição de atendimento ao cliente a tempo inteiro são das 9h às 17h. Dependendo da indústria, poderás trabalhar aos fins-de-semana ou à noite. Alguns representantes do serviço de apoio ao cliente têm horários de trabalho flexíveis.
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perspetivas de emprego
Como representante do serviço de apoio ao cliente, tens oportunidades emocionantes de progressão na carreira. Uma vez que o cargo é de nível inicial, é possível progredires para outras especialidades empresariais como o tratamento de contas e vendas.
Podes trabalhar no departamento de vendas como representante de vendas antes de passares para um cargo de gestão. Podes tornar-te um líder de equipa se quiseres progredir no departamento de atendimento ao cliente. Quando tiveres uma vasta experiência, podes tornar-te gestor do serviço de atendimento ao cliente.
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vantagens de encontrares o teu trabalho como customer service representative através da randstad
Encontrares o teu trabalho de representante de atendimento ao cliente através da Randstad oferece vantagens importantes, tais como:
- uma grande variedade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda se for necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanal ou mensalmente, dependendo do trabalho
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como customer service representative é muitas vezes um trampolim para um trabalho permanente atrativo. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através de Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação & qualificações
O caminho educacional para te tornares um customer service representative é:
- estudos secundários: para teres acesso a um trabalho de apoio ao cliente deves ter terminado o ensino secundário.
- cursos profissionais pós-secundários: cursos relacionados com a vertente interpessoal, como cursos de atendimento ao cliente ou gestão de negócios podem dar-te vantagens nesta função.
- curso universitário: podes tornar-te um representante de serviço ao cliente ao fazeres um curso universitário. Este curso irá dar-te vantagens sobre os candidatos que têm apenas o secundário.
- estágio: podes completar um estágio intermédio no serviço de atendimento ao cliente, ou prosseguir para um estágio avançado como especialista no atendimento ao cliente. Estes irão dar-te experiência suficiente para obteres uma posição de nível inicial no setor.
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aptidões e competências
Tal como em muitos trabalhos, os representantes do atendimento ao cliente devem ser capazes de trabalhar em computadores e telefones para criar e atualizar contas de clientes. Além disso, os representantes devem ter as seguintes competências e qualidades:
- capacidade de escuta: a atenção é uma habilidade primária para assegurares que estás atento aos clientes e que podes acomodar as suas necessidades. Tens de permanecer empático e estar disposto a ajudar os clientes a sentirem-se ouvidos durante a interação. Tens de dedicar tempo a falar com os clientes e compreender as suas dúvidas para resolver as suas questões.
- paciência: o autocontrolo é uma das competências mais importantes do trabalho nesta função. Tens de permanecer calmo quando os clientes estão perturbados. Também tens de assumir a responsabilidade em nome da empresa para assegurares que o cliente está satisfeito com a interação.
- solucionar problemas: é necessário teres aptidões para resolver problemas para garantires que consegues encontrar formas de resolver os problemas de forma eficiente. Como representante do serviço de atendimento ao cliente, deves utilizar uma abordagem sistemática e ser orientado para os detalhes ao encontrar uma solução. Os empregadores esperam que as pessoas nesta posição sejam criativas e engenhosas e que façam o esforço extra para ajudar os clientes.
- presença e adaptação aos desafios: a adaptabilidade é outra caraterística importante quando se trabalha como representante de atendimento ao cliente. Trabalhar diariamente com clientes significa que nunca sabes o que esperar das chamadas ou mensagens que irás receber. Bons representantes de atendimento ao cliente transmitem problemas ou reclamações legítimas através dos canais corretos e passam informações ao cliente de forma eficiente, sem se sentirem stressados ou ansiosos. Deves permanecer mentalmente flexíveis na resposta a diferentes pessoas em várias plataformas, por vezes simultaneamente.
FAQs
Aqui estão algumas das perguntas mais frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como representante de atendimento ao cliente.
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o que faz um customer service representative?
Um representante de serviço ao cliente trata de um elevado número de chamadas, e-mails ou mensagens recebidas todos os dias e ouve as perguntas ou preocupações dos clientes. Tens de ter um elevado nível de conhecimento sobre os produtos ou serviços para garantir que podes dar aos clientes informações detalhadas e precisas, e também processar encomendas ou emitir reembolsos.
Em alguns casos, a empresa pede aos representantes de atendimento ao cliente sugestões sobre como melhorar a satisfação do cliente e evitar receber tantas reclamações.
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quais são os deveres e responsabilidades de um customer service representative?
Os representantes de serviço ao cliente devem acompanhar e registar todas as interações com os clientes e tomar as medidas necessárias para ajudar cada cliente a sentir-se satisfeito. Nesta função, és responsável por resolver quaisquer problemas e responder às perguntas dos clientes.
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quais são as competências de um customer service representative?
Os representantes de atendimento ao cliente devem ter excelentes capacidades de comunicação devido ao elevado nível de interação com diferentes tipos de clientes todos os dias. Prosperarás como representante de atendimento ao cliente se tiveres inteligência emocional e a capacidade de usar uma linguagem positiva.
Espera-se que tenhas as capacidades persuasivas para falar ao mesmo tempo que manténs a empatia para com aqueles que vêm até ti com um problema relacionado com a empresa.
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o que é uma posição de Customer Service Representative?
Uma posição de Customer Service Representative é um papel que requer apoio aos clientes e atuação como intermediário entre a empresa e os clientes. Respondes a perguntas, respondes a reclamações, e trabalhas arduamente para assegurar que os clientes estejam satisfeitos com as suas compras e com o serviço que recebem. Comunicas frequentemente com os clientes através do telefone, e-mail, funcionalidades de chat e nas redes sociais.
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quais são as 3 qualidades importantes do atendimento ao cliente?
As três qualidades importantes do atendimento ao cliente incluem profissionalismo, paciência e uma atitude que coloque as pessoas em primeiro lugar. Estas qualidades permitem que os clientes se sintam mais confortáveis e asseguram que as suas necessidades são satisfeitas.
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como posso candidatar-me a uma vaga como customer service representative?
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