criador de jogos
Gostas de jogar jogos de vídeo e estás curioso sobre como são criados? Então, tornares-te um criador de jogos pode saciar a tua curiosidade. Como criador de jogos, desenvolves programas e software para jogos. Quer seja um computador ou um jogo de vídeo, o teu trabalho é desenvolver a mecânica do jogo e assegurar que este corre como esperado.
o que é um criador de jogos?
Um criador de jogos é um trabalho em TI e tecnologia que utiliza lógica de programação e conhecimento no desenvolvimento de software para construir um jogo, desde a ideia até à verdadeira jogabilidade. O teu trabalho envolve desenvolver a mecânica do jogo e formular a inteligência artificial das personagens ou criaturas que os jogadores encontram no jogo. Crias os elementos visuais das caraterísticas de programação e testas o jogo para garantir que está pronto para o mercado.
Após o desenvolvimento do jogo, o teu trabalho consiste em testar a funcionalidade do jogo para assegurar que os utilizadores têm uma experiência sem descontinuidades e envolvente. O teu trabalho é verificar se o input da consola do jogador se conecta com as ações no ecrã. Isto assegura que os jogadores podem navegar no jogo com facilidade, utilizando a consola de controlo. Também controlas os movimentos internos nos jogos. Por exemplo, asseguras-te de que as personagens que não podem ser manipuladas por jogadores humanos se movimentam e executam outras ações para facilitar o jogo.
o que faz um criador de jogos?
Como criador de jogos, é necessário que concebas vários formatos de jogos que funcionem em múltiplas plataformas, incluindo aplicações wireless, consolas e telemóveis. É também importante compreenderes as fases de desenvolvimento de jogos como a conceção, programação, efeitos áudio ou animação, produção e edição. Uma vez que trabalhas como parte de uma equipa, podes especializar-te numa área específica do desenvolvimento de jogos.
Trabalhar como criador de jogos adequa-se ao teu interesse em jogos de vídeo? Então continua a ler para descobrires de que competências e qualificações precisas para prosperar no papel de criador de jogos.
salário médio de um criador de jogos
De acordo com a Glassdoor, o salário médio de um criador de jogos em Portugal ronda os 1.982 euros por mês. Esta perspetiva salarial, no entanto, é a média, o que significa que, num nível de entrada, poderás receber menos e receber bastante mais à medida que ganhas experiência. O salário depende de muitos fatores, incluindo formação, educação, experiência e o tipo de jogos que desenvolves.
O teu pacote de remuneração pode ser maior em algumas empresas. Além disso, benefícios não monetários e seguros de saúde podem estar integrados no teu contrato como criador de jogos. A maioria das empresas paga ainda horas extra e oferece bónus quando existem projetos de sucesso, assim como incentivos anuais para os trabalhadores, como forma de agradecer a sua dedicação.
o que afeta o salário como criador de jogos?
Como criador de jogos, os teus ganhos dependem da dimensão do projeto e do âmbito do teu papel. Numa posição de nível inicial, trabalhas sob supervisão para criares ou aperfeiçoares aspetos específicos de um jogo enquanto criadores experientes levam as suas equipas a criar um jogo.
Ao lidares com pequenos projetos, ganhas menos do que alguém que trabalha em jogos blockbuster. A dimensão da empresa também afeta o teu salário, uma vez que as grandes empresas têm recursos quase ilimitados e lidam com projetos de jogos complexos.
tipos de criador de jogos
Como criador de jogos, pode especializar-te nas seguintes áreas de desenvolvimento:
- criação de conteúdos: como criador de jogos, podes concentrar-te em desenvolver detalhes de design como a formulação do enredo e das personagens de um jogo. Também crias o universo do jogo e ofereces uma visão sobre as caraterísticas a incorporar.
- mecânica do jogo: o teu foco é a jogabilidade e os elementos que melhoram a sua funcionalidade dentro do design do jogo. Por exemplo, determinas os movimentos de combate e as ferramentas de combate a acrescentar a um jogo de luta.
- designers de níveis: o teu trabalho é criar um ambiente para o jogo, onde as personagens irão viver, e os temas ideais que atraem os jogadores para o jogo. Determinas se o jogo requer um ambiente escuro ou um tema luminoso com animações para tornar o jogo agradável.
trabalhar como criador de jogos
O desenvolvimento do jogo é uma carreira gratificante. Descobre os deveres, responsabilidades e ambiente de trabalho de um criador de jogos.
-
descrição do trabalho de um criador de jogos
As tarefas específicas dependem do projeto em que estás a trabalhar e do tipo de jogo, mas algumas das tarefas padrão de um criador de jogos incluem:
- compreensão do conceito de jogo: cada jogo começa com uma ideia antes de passar pelo processo de desenvolvimento. Portanto, enquanto o artista concetual cria os esboços e as imagens, o teu trabalho é familiarizares-te com os conceitos, o tom e o enredo do jogo.
- elaboração de um protótipo: a partir do conceito inicial e do enredo, podes desenvolver um protótipo funcional que mostre a jogabilidade. Enquanto o jogo estiver inacabado, deverás demonstrar como a jogabilidade será de fácil utilização e ajudar os responsáveis a decidir sobre a próxima fase do projeto.
- desenvolver uma versão executável e uma faixa vertical: quando as partes interessadas sugerem alterações ao protótipo, incorporas as alterações e crias uma versão executável. Por vezes, as alterações ao protótipo envolvem a alteração de todo o enredo ou da jogabilidade. Por conseguinte, é crucial fazeres a versão reproduzível. A barra vertical é a pré-visualização do jogo utilizada para lançar a ideia aos investidores e estúdios editoriais.
- edição e limpeza do jogo: quando o desenvolvimento inicial estiver completo, deverás testar a funcionalidade do jogo para te assegurares de uma experiência de utilizador sem falhas. Podes remover conteúdos desnecessários ou adicionar trabalhos de arte para melhorar a aparência do jogo.
- manutenção e verificação de erros: após a produção, é necessário que verifiques os jogos para garantir o seu bom funcionamento. É também crucial verificares a existência de bugs e atualizares os aspetos do jogo para melhorar a experiência do utilizador.
-
ambiente de trabalho
Como criador de jogos, o teu trabalho é feito no escritório e não precisas de usar um código de vestuário formal. Felizmente, a maioria dos empregadores proporciona ambientes de trabalho relaxados e confortáveis para estimular a criatividade. O teu espaço de trabalho estará bem equipado com todas as ferramentas de que necessitas para realizares as tuas tarefas.
Alguns criadores de jogos trabalham à distância e só vão ao escritório para reuniões ou conferências. Embora o trabalho não envolva viagens, por vezes é necessário apresentares um conceito de jogo aos investidores ou participares em eventos.
-
quem são os teus colegas?
Os teus colegas podem incluir criadores de jogos, artistas de jogos e técnicos de som. Podes trabalhar com programadores para telemóveis e experimentadores de jogos para te assegurares de que os jogos funcionam em todos os dispositivos e que não têm bugs ou erros. Podes também trabalhar com outros especialistas, incluindo engenheiros de software, produtores de jogos e diretores técnicos.
-
horário de trabalho
Os criadores de jogos trabalham no horário normal de expediente, das 9h às 17h. Embora o teu horário de trabalho seja de 40 horas por semana, alguns projetos exigem longas horas de trabalho, incluindo fins-de-semana, feriados e noites.
A maioria das oportunidades para criadores de jogos são posições a tempo inteiro, mas também podes trabalhar a tempo parcial e encontrar contratos de freelancer ou de curto prazo. São necessários anos de experiência de trabalho com empregadores a tempo inteiro antes de te tornares freelancer.
-
oportunidades de carreira como criador de jogos
Como criador de jogos, a progressão da tua carreira está claramente definida. Entras como criador de jogos júnior e progrides para um papel de criador sénior para liderar uma equipa ou um projeto de desenvolvimento. Em alternativa, podes especializar-te numa das especialidades de desenvolvimento de jogos. Por exemplo, alguns criadores tornam-se artistas de jogos, técnicos de som, produtores de jogos ou experimentadores de jogos.
Independentemente da especialidade escolhida, acabarás nos papéis de liderança das equipas de desenvolvimento. O trabalho por conta própria é também uma possibilidade quando tiveres vários anos de experiência.
Enquanto criador de jogos, um dos teus colegas de trabalho poderá ser web developer. Fica a conhecer melhor as suas funções.
carreira de web developer -
vantagens de encontrares um trabalho como criador de jogos pela randstad
Encontrar o teu trabalho como criador de jogos através da Randstad oferece vantagens importantes, como por exemplo:
- uma grande diversidade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda, se necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanalmente ou mensalmente, dependendo do trabalho realizado
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como criador de jogos é muitas vezes um trampolim para um apelativo trabalho permanente. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através da Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação e aptidões
Para te tornares um criador de jogos deverás considerar os seguintes passos:
- grau universitário: podes tornar-te um criador de jogos ao completares uma licenciatura nas áreas de desenvolvimento de jogos de computador, ciência da computação, engenharia informática ou equivalente. Uma licenciatura em design gráfico ou animação também melhora as tuas perspetivas de emprego.
- pós-graduação: um curso universitário de pós-graduação pode dar-te vantagem numa empresa. Podes usar esta pós-graduação para te especializares, por exemplo, em design de jogos ou produção criativa de multimédia.
- estágio: podes ingressar na profissão através de estágios superiores como programador de software ou de um estágio em criação de jogos. Adquirirás conhecimentos e competências práticas.
aptidões e competências
Para seres um criador de jogos bem sucedido, são necessárias as seguintes competências transversais:
- proficiência em linguagem de programação: sendo criador de jogos, é crucial aprenderes a codificar. A construção de jogos de computador e de vídeo requer competências de codificação de alto nível, e a proficiência em várias linguagens de programação pode melhorar os resultados do teu trabalho. As linguagens de programação dependem muitas vezes dos jogos que pretendes criar. Por exemplo, os jogos de computador requerem conhecimentos de C++, enquanto que os jogos móveis necessitam de Java.
- criatividade: um criador de jogos deve ser criativo e ter destreza artística para criar jogos únicos e envolventes para o mercado. Competências criativas ajudam-te a desenvolver jogos visualmente atrativos, incorporando temas ou animações únicas para entreter e envolver os jogadores.
- capacidade de resolução de problemas: como criador de jogos, precisas de capacidade de resolução de problemas para te ajudar a lidar com vários problemas que surgem durante a produção de jogos de vídeo. Por exemplo, testar e corrigir bugs leva tempo, e sem habilidade de resolução de problemas, podes passar horas a resolver um problema menor.
- capacidade visual de storytelling: precisas de jogos únicos e visualmente apelativos para encorajares os jogadores a continuar a jogar. A capacidade de storytelling pode ser útil no desenvolvimento das personagens e na incorporação das temáticas. O humor e o suspense criam sensações nos jogadores e mantêm-nos imersos nos jogos.
- capacidade de gestão do tempo: desenvolver jogos leva tempo, apesar de trabalhares com uma grande equipa. Por vezes, trabalhas em vários jogos com prazos rigorosos. A gestão do tempo ajuda-te a dar prioridade às tarefas para completares os jogos a tempo.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQs) sobre trabalhar como criador de jogos.
-
o que é que um criador de jogos faz?
Como criador de jogos desenhas e crias jogos para vários dispositivos. Também manténs e melhoras a jogabilidade dos jogos existentes.
-
uma carreira como criador de jogos é fácil?
Tornares-te um criador de jogos é uma carreira desafiante, uma vez que tens de lidar com tarefas complexas e questões relacionadas com o desenvolvimento de jogos e a sua programação.
-
ser criador de jogos é uma boa carreira?
Se és um bom contador de histórias com excecionais capacidades de codificação, tornares-te um criador de jogos será uma boa carreira para ti. O percurso de progressão na carreira é também promissor.
-
de que preciso para me tornar um criador de jogos?
Precisas de uma licenciatura na área da informática e desenvolvimento de jogos de computador e de um interesse em programação.
-
como posso candidatar-me a uma vaga como criador de jogos?
Candidatares-te a um trabalho como criador de jogos é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!