controlador de qualidade
Por vezes acusam-te de ser rigoroso e procuras sempre os melhores resultados? Então descobre o trabalho de um controlador de qualidade! Lê mais sobre como e onde podes trabalhar como controlador de qualidade, verifica o salário médio e descobre quais são as tuas oportunidades de carreira.
gestor de qualidadeo que é um controlador de qualidade?
Um controlador de qualidade também pode ser chamado de técnico de qualidade. Numa empresa, é responsável por garantir que os produtos ou serviços da mesma atendem os padrões e requisitos de qualidade pretendidos; também contribui para que os processos que melhoram a qualidade destes produtos ou serviços possam evoluir.
São profissionais que podem trabalhar em diversas áreas: na produção ou engenharia, na prestação de serviços ou na indústria alimentar ou química. Tendo isto em conta, é uma profissão cujas tarefas variam de acordo com o setor e a empresa em que trabalhas.
o que é que um controlador de qualidade faz?
Como controlador de qualidade, serás responsável por:
- identificar possíveis erros ou problemas de qualidade
- recolher amostras aleatórias no decorrer de inspeções e testes
- fazer análises dos dados de qualidade
- testar produtos em relação aos requisitos legais
- desenvolver e implementar planos de ação que visam melhorar a qualidade de produtos ou serviços e corrigir problemas
- escrever relatórios e organizar e manter os mesmos e outra documentação que esteja relacionada com a qualidade
- assegurar um ambiente de trabalho seguro e dar formação a profissionais sobre práticas de qualidade para que possam perceber a importância da mesma nas suas funções e nos consequentes resultados
salário médio de um controlador de qualidade
Segundo a Talent, um controlador de qualidade em Portugal recebe, em média, 1.240 euros por mês, correspondentes a 14.880 euros por ano. Ainda assim, a tua experiência é crucial para a definição da rentabilidade da função e, por isso, um trabalhador em nível de entrada pode ter um salário mais baixo, enquanto que um trabalhador experiente pode chegar a receber mais de 2 mil euros mensais. A empresa para a qual trabalhas também impacta a tua remuneração.
que fatores influenciam o salário de um controlador de qualidade?
Como controlador de qualidade, se fizeres um bom trabalho, poderás ganhar mais a cada ano. Além disso, começarás a ganhar mais quando a tua responsabilidade crescer. Por exemplo: costumavas ser responsável por verificar um componente do produto (os travões de uma bicicleta), mas agora és responsável por avaliar a qualidade de todo o produto final (a bicicleta).
Também começarás a ganhar mais quando avançares para uma posição de gestão, tal como gestor de qualidade ou chefe de equipa.
tipos de controladores de qualidade
Como controlador de qualidade, podes trabalhar em vários locais. Portanto, depende inteiramente de ti que tipo de controlador de qualidade irás ser! Por exemplo, podes trabalhar como:
- controlador de qualidade numa fábrica: como controlador de qualidade numa fábrica, encontras-te frequentemente na linha de montagem, onde verificas todos os produtos que passam com um olhar atento e perspicaz. Também fazes verificações pontuais, por exemplo, como medir o tamanho de um produto ou verificar se este cumpre com os requisitos
- controlador de qualidade num armazém: trabalhas num armazém? Então avaliarás frequentemente os produtos que já estão prontos para expedição. O teu trabalho é determinar se os produtos podem realmente sair do edifício
- controlador de qualidade num laboratório: como controlador de qualidade num laboratório, examinas os produtos a nível molecular. Verificas se o produto é constituído por matérias-primas seguras e não contém substâncias nocivas
trabalhar como controlador de qualidade
Como controlador de qualidade, asseguras-te de que todas as matérias-primas e produtos estão bem! Graças aos teus esforços, os produtos satisfazem todos os requisitos de qualidade. O que podes esperar quando começares a trabalhar como controlador de qualidade? É bom que saibas o seguinte:
-
descrição do trabalho de um controlador de qualidade
- realizar amostragem: como controlador de qualidade, efetuas regularmente uma auditoria: uma verificação sistemática para avaliar a qualidade de um produto. Por exemplo, medes o tamanho de um produto, pesas e avalias se a qualidade é boa. Desta forma, procuras sempre o melhor dos melhores!
- sinalização e comunicação de discrepâncias: há uma discrepância? Ou falta uma parte? Notas de imediato! E depois sabes como resolver: transmites a informação ao gestor de qualidade ou contactas tu mesmo o fornecedor do produto ou da matéria-prima.
- fazer medições: como controlador de qualidade, estás frequentemente a fazer medições. Testas assim se o produto satisfaz todos os requisitos. Ao fazê-lo, prestas atenção tanto aos requisitos estabelecidos pelo teu empregador como aos requisitos legais que se aplicam ao produto em Portugal. Isto evita que produtos ou géneros alimentícios perigosos acabem nas prateleiras das lojas!
- elaboração de relatórios: medir e verificar a qualidade é obviamente importante, mas registar os resultados é, pelo menos, igualmente importante! É por isso que, como controlador de qualidade, registas todos os teus resultados de forma clara. Preparas também relatórios com os resultados mais importantes para a gestão. Assim, todos sabem qual é a qualidade de um produto e onde existem oportunidades de melhoria.
-
ambiente de trabalho
Como controlador de qualidade, trabalhas onde os produtos estão! Esse local, varia de emprego para emprego. Trabalhas frequentemente como controlador de qualidade numa fábrica ou pavilhão de produção, mas também podes trabalhar num centro de distribuição ou laboratório.
Uma coisa é certa: como controlador de qualidade, trabalhas frequentemente dentro de portas, num local fixo. E através da Randstad podes trabalhar para muitas empresas diferentes. Assim, é mais provável que encontres um emprego na tua área.
-
quem são os teus colegas?
Como controlador de qualidade trabalhas, frequentemente, em estreita colaboração com outros controladores de qualidade e técnicos de qualidade. Juntos, são dirigidos pelo gestor de qualidade.
O local onde trabalhas também pode influenciar os outros tipos de profissionais com quem convives. Na produção, por exemplo, trabalhas frequentemente em conjunto com auxiliares de produção e operadores de produção, mas também com responsáveis pelo planeamento da produção que asseguram um planeamento rigoroso, operadores que mantêm em funcionamento as instalações técnicas e embaladores que preparam as encomendas para expedição.
Na engenharia, interagirás frequentemente com o pessoal técnico, mas também com os trabalhadores de montagem que montam os produtos e com mecânicos que ajudam a resolver rapidamente uma avaria.
-
horário de trabalho de um controlador de qualidade
Os horários de trabalho de um controlador de qualidade são muito diferentes e dependem do empregador. Por exemplo, podes trabalhar de segunda a sexta-feira durante o horário de expediente, mas alguns empregadores também trabalham por turnos.
Trabalho por turnos significa que trabalhas em dias e horas diferentes, mas de acordo com um padrão fixo. Isto é necessário porque os processos de produção de algumas empresas são contínuos, inclusivamente à noite e aos fins-de-semana. E mesmo nessas alturas, a qualidade deve, evidentemente, ser verificada!
A maioria das empresas que trabalha por turnos tem dois ou cinco turnos. Se trabalhares numa empresa com dois turnos, poderás trabalhar das 7h às 15h uma semana e das 15h às 23h na semana seguinte, por exemplo. Existem, usualmente, bónus salariais para trabalho noturno, domingos e feriados.
-
oportunidades de carreira como controlador de qualidade
Como controlador de qualidade, tens várias oportunidades de carreira. Podes progredir para uma posição de gestão, como por exemplo:
- líder de equipa: como líder de equipa, geres uma equipa de controladores de qualidade. Fazes e controlas o planeamento, divides tarefas e asseguras que os controladores de qualidade façam o seu trabalho corretamente.
- gestor de qualidade: como gestor de qualidade, tens a responsabilidade final pelo produto do teu empregador. Geres líderes de equipa e controladores de qualidade e estás também envolvido na melhoria dos processos empresariais.
Estás pronto para uma mudança de tarefas? Então, como controlador de qualidade, podes também passar para outra posição na área da produção, como por exemplo:
- operador de montagem
- operador
- assistente de produção
- técnico de laboratório
Gostarias de expandir as tuas oportunidades de carreira? Então começa a trabalhar no teu desenvolvimento pessoal. Temos todo o gosto em analisar contigo o desenvolvimento da tua carreira.
Enquanto controlador de qualidade, um dos teus colegas de trabalho poderá ser engineer. fica a conhecer melhor as suas funções.
carreira de engineer -
vantagens de encontrares um trabalho como controlador de qualidade pela randstad
Encontrar o teu trabalho como controlador de qualidade através da Randstad oferece vantagens importantes, como por exemplo:
- uma grande diversidade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda, se necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanalmente ou mensalmente, dependendo do trabalho realizado
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como controlador de qualidade é muitas vezes um trampolim para um apelativo trabalho permanente. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através da Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
Através do meu trabalho, certifico-me de que nenhuma substância perigosa vai parar ao seu prato. Gosto de pensar nisso!
educação e qualificações
Para trabalhares como controlador de qualidade, é necessária a formação adequada. A maioria dos empregadores necessita, no mínimo, de um curso profissional na área. A formação exata de que precisas, no entanto, varia consoante o setor e do empregador em que pretendes trabalhar.
Queres trabalhar como controlador de qualidade num laboratório? Então necessitarás de um diploma universitário, em áreas como a Química ou as Ciências Aplicadas e de especializações em áreas como a ciência molecular.
Vais trabalhar em engenharia ou logística? Então, é provável que precises duma licenciatura em engenharia ou de um diploma extra em Saúde e Segurança no Trabalho.
aptidões e competências de um controlador de qualidade
O atributo mais importante de um controlador de qualidade? Que consiga trabalhar com muita precisão para que a qualidade do produto esteja 100% garantida! Com o teu olhar atento, eliminas rapidamente quaisquer erros ou desvios do processo de produção. Por isso, procuras sempre o melhor dos melhores!
Além disso, estas qualidades são também importantes para um controlador de qualidade:
- confiabilidade: como controlador de qualidade és responsável pela qualidade de (parte de) um produto. Gostas desta responsabilidade e sabes como lidar bem com ela.
- disciplina: a qualidade do produto é sempre estabelecida com base em protocolos e diretrizes específicas. Compreendes que estas regras são importantes e gostas de as implementar. Deixam, por isso, o trabalho disciplinado por tua conta!
- flexibilidade: juntamente com os teus colegas, asseguras-te de que a qualidade é sempre tão elevada quanto possível. Muitos processos de produção continuam sete dias por semana e 24 horas por dia. Isso significa que também trabalhas em horários variáveis. Com a tua atitude flexível, não encontrarás problemas ao fazer esses turnos!
FAQs
Perguntas frequentes (FAQs) sobre trabalhar como controlador de qualidade.
-
o que faz um controlador de qualidade?
Um controlador de qualidade avalia a qualidade dos produtos e das matérias-primas. Identifica os desvios, faz verificações pontuais e testa os produtos em relação aos requisitos legais. É assim que assegura que os produtos da sua entidade patronal sejam sempre os mais indicados! Lê aqui quais serão as tuas obrigações como controlador de qualidade.
-
o que ganha em média um controlador de qualidade?
Segundo a Talent, um controlador de qualidade em Portugal recebe, em média, 1.240 euros por mês.. Podes receber menos num nível de entrada, mas tens também a possibilidade de receber mais de 2 mil euros por mês se tiveres bastante experiência. Curioso sobre o salário de um controlador de qualidade? Lê mais sobre isso.
-
preciso de experiência para conseguir um emprego como controlador de qualidade?
Para começares como controlador de qualidade, é preciso teres a formação certa. Normalmente, um curso profissional ou uma licenciatura que correspondam ao setor em que irás trabalhar é suficiente. Podes tirar, por exemplo, uma licenciatura em Engenharia para trabalhares na área da produção ou uma licenciatura em Química para trabalhar num laboratório. Lê aqui exatamente de que cursos e qualificações precisas para te tornares um controlador de qualidade.
-
como posso candidatar-me a uma vaga como controlador de qualidade?
Candidatares-te a um trabalho como controlador de qualidade é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!