consultor de seguros
És bom a fazer projeções? Tens conhecimentos excecionais de matemática? Então considera tornares-te um consultor de seguros. O teu trabalho envolve a determinação de riscos financeiros no futuro de um cliente, utilizando conhecimentos estatísticos e matemáticos. Ajudas os clientes a escolher as melhores apólices de seguro para as suas necessidades, com base nas tuas previsões. Como consultor de seguros, lidas com diversos clientes em diferentes indústrias, desde veículos automóveis a reformas individuais.
ver oportunidadeso que é um consultor de seguros?
Como consultor de seguros, ajudas empresas e indivíduos a avaliar as suas necessidades e a formular planos de seguros considerando os riscos associados. Determinas também a cobertura de seguro para desenvolver um programa de garantia de gestão de riscos. Nas indústrias transformadoras, avalias os riscos associados à empresa, tais como incêndios ou ferimentos, e crias um programa de cobertura de riscos para proteger as empresas de perdas.
Os consultores de seguros também atendem particulares, ajudando-os a identificar pacotes de seguros que servem as suas necessidades. Por exemplo, ajudas as pessoas a selecionar as melhores coberturas de seguro de vida, a escolher seguros de automóvel e a escolher planos de reforma individuais. O objetivo de um consultor de seguros é assegurar que um cliente recebe um pagamento razoável de apólices de seguro e a melhor cobertura.
Alguns consultores de seguros trabalham de forma independente, enquanto outros trabalham para uma companhia de seguros específica. Quando estás ligado a uma companhia de seguros, vendes as apólices de seguro do teu empregador e encorajas empresas ou indivíduos a subscreverem uma apólice. Os consultores de seguros independentes trabalham com várias companhias de seguros.
Será que trabalhar como consultor de seguros se adequaria às tuas competências matemáticas e estatísticas? Então continua a ler para descobrires de que competências e qualificações precisas para prosperares na função de consultor de seguros.
salário médio de um consultor de seguros
Segundo a Talent, o salário médio de um consultor de seguros em Portugal é de 1.200 euros mensais. Vale a pena destacar que o salário varia consoante a tua experiência, aumentando com os anos de trabalho no setor. Além disso, o teu pacote de compensações dependerá da empresa para a qual trabalhas. As qualificações, experiência e até o local onde vives podem influenciar no teu salário como consultor de seguros.
Para além dos rendimentos básicos, os consultores de seguros também recebem comissões ou taxas fixas únicas. Com compensações baseadas em taxas, cobras um pagamento único pelos serviços oferecidos e não ganhas uma comissão contínua quando as apólices estão em vigor. Nas compensações baseadas em compensação, um consultor de seguros recebe do vendedor uma comissão sobre o valor total do pacote de seguros. Alguns consultores de seguros cobram comissões enquanto a cobertura estiver em vigor.
que fatores influenciam o salário como consultor de seguros?
Os consultores de seguros recebem um pacote de remuneração baseado nos seus conhecimentos e qualificações educacionais. Numa posição de nível básico, os teus níveis de experiência limitam as tuas responsabilidades, diminuindo o teu potencial de ganhos. À medida que adquires experiência e assumes mais responsabilidades, podes negociar um pacote de remuneração mais elevado. É importante construíres uma carteira de clientes. A tua carteira melhora significativamente as tuas perspetivas salariais. Trabalhar em grandes cidades também aumenta o teu potencial salarial devido à elevada procura de consultores de seguros, sendo que os salários são também mais elevados para se adequar ao custo de vida.
tipos de consultor de seguros
Os tipos de consultores de seguros dependem da área de especialização. Alguns incluem:
- consultor de seguros de vida: como consultor de seguros de vida, encontras os planos de seguros perfeitos para empresas ou indivíduos. Ajudas as empresas a receber os melhores planos de seguro de vida para os empregados com taxas de prémio favoráveis. Asseguras-te também de que os indivíduos recebem os melhores planos de seguro. Se um beneficiário tiver dificuldade em obter benefícios de seguro, ajudas a fazer os pedidos de indemnização.
- consultor de seguros de edifícios e bens: trabalhas com indivíduos ou empresas para encontrar o melhor plano de seguro para os proteger de perdas financeiras devido a danos ou roubo. Determinas o nível de cobertura mais apropriado para bens individuais ou empresariais e encontras as melhores opções para os fornecedores de seguros.
trabalhar como consultor de seguros
Como consultor de seguros, és um conselheiro valioso para muitas empresas e indivíduos. Se quiseres entrar para a profissão, descobre mais detalhes sobre as funções e responsabilidades envolvidas.
-
descrição do trabalho como consultor de seguros
Algumas das tarefas de um consultor de seguros incluem:
- ajudar os clientes a identificar as suas necessidades: como consultor de seguros, ajudas empresas ou indivíduos a identificar as suas necessidades em termos de seguros. Procuras os dados pessoais e financeiros de um cliente para encontrar os produtos de seguros adequados. Se estiveres a trabalhar com uma empresa, avalias os processos de negócio e os riscos associados ao negócio. A partir das informações recolhidas, determinas as melhores apólices de seguro necessárias para a função.
- identificar os objetivos do cliente: uma vez que os produtos de seguros são orientados para os objetivos, o teu trabalho é identificar os objetivos de um cliente. Por exemplo, se um indivíduo necessita de segurança financeira, os produtos de seguros como os seguros de vida são ideais, enquanto que o planeamento infantil requer produtos de seguros como planos de educação e seguros de vida infantil. Para as empresas, deves identificar se elas querem proteger os empregados ou as propriedades comerciais e garantir que têm os produtos ideais.
- recomendar produtos de seguros: uma vez entendidos os objetivos de uma empresa ou indivíduo, aconselhas sobre os produtos de seguros que vão ao encontro das suas necessidades. Ajudas os teus clientes a escolher a cobertura certa com prémios e descontos favoráveis. Ajuda os teus clientes também a negociar os preços com companhias de seguros e a escolher de entre ofertas concorrentes.
- rever as apólices dos clientes: como consultor de seguros, revês as apólices atuais para empresas ou indivíduos e ajudas na gestão dos custos. Recomendas alterações para melhorar os benefícios do seguro ou baixar os custos do seguro. Também ajudas os clientes a solicitar pedidos de indemnização e novas apólices quando os termos de uma apólice anteriormente emitida mudam.
- recomendar estratégias para reduzir a exposição ao risco: como consultor de seguros, educas os teus clientes para evitar riscos. Quando os clientes compreendem como funciona o processo de seguro, é mais provável que obtenham um resultado positivo no caso de ser feita uma reclamação.
-
ambiente de trabalho
Como consultor de seguros, trabalhas num ambiente de escritório, mas passas um tempo significativo a conhecer clientes em vários locais. A maior parte dos consultores de seguros que trabalham para companhias de seguros, obtêm clientes através de visitas a potenciais clientes ou fazendo chamadas telefónicas para acompanhar os contactos estabelecidos. A função requer o uso de vestuário de negócios para apresentar uma imagem profissional aos clientes. Como consultor de seguros, viajas frequentemente para conhecer clientes ou investigar riscos, mas raramente passas a noite fora em viagens de negócios. Se angariares clientes online e através de chamadas telefónicas, podes trabalhar a partir de casa e completar as tuas tarefas à distância.
-
quem são os teus colegas?
Como consultor de seguros, os teus colegas podem incluir controlador financeiro, corretores de seguros, agentes de seguros e consultores financeiros. Podes também trabalhar com gestores de contas de seguros e gestores de sinistros, bem como outros especialistas que poderiam incluir seguradoras, analista financiero, auditor, contabilistas e agentes comerciais.
-
horário de trabalho
O horário de trabalho de um consultor de seguros depende do empregador. Por exemplo, os consultores de seguros trabalham cerca de 40 semanais em postos de tempo inteiro. Isto significa que trabalham normalmente das 9 às 18 horas. No entanto, os consultores de seguros em regime independente trabalham em horários mais flexíveis.
Quando trabalhas numa posição a tempo inteiro, é provável que trabalhes à noite e aos fins-de-semana para te encontrares com clientes. As posições em part-time estão disponíveis na função, e também podes trabalhar com contratos de curto prazo. Alguns consultores de seguros tornam-se freelancers e estabelecem os seus horários com base nos seus clientes.
-
perspetivas de emprego
Empresas e indivíduos precisam sempre de consultores de seguros para os ajudar a reduzir os custos das apólices de seguro e a usufruir dos melhores benefícios. As companhias de seguros também contam com consultores de seguros para os ajudar a orientar-se pelos regulamentos do setor e a minimizar a exposição ao risco. Como consultor de seguros, tens um percurso profissional bem definido. Por exemplo, a maioria dos consultores de seguros tornam-se consultores financeiros ou empresariais, enquanto outros passam para o trabalho por conta própria.
Enquanto consultor-de-seguros, um dos teus colegas de trabalho poderá ser financial controller. fica a conhecer melhor as suas funções.
financial controller -
vantagens de encontrares um trabalho como consultor de seguros pela randstad
Encontrar o teu trabalho como consultor de seguros através da Randstad oferece vantagens importantes, como por exemplo:
- uma grande diversidade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda, se necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanalmente ou mensalmente, dependendo do trabalho realizado
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como consultor de seguros é muitas vezes um trampolim para um apelativo trabalho permanente. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através da Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação e aptidões
Para te tornares um consultor de seguros, é necessário que tenhas as seguintes competências educacionais:
- curso universitário: para ingressares na profissão, tens de completar uma licenciatura em finanças, estudos empresariais, economia ou numa área relacionada. Os cursos familiarizam-te com a indústria dos seguros e ajudam-te a ganhar experiência através de programas de estágio profissional. Podes ainda obter uma formação de pós-graduação em horário pós-laboral, enquanto já trabalhas para uma agência de seguros, após completares a tua licenciatura.
- estágios: alguns consultores de seguros aderem à profissão através de programas de estágio curricular ou profissional. A duração destes estágios depende do tipo e do setor onde são concretizados.
- experiência profissional: podes adquirir experiência profissional a partir de programas de estágios curriculares. Também podes tentar entrar no nível básico de uma profissão como corretor estagiário, técnico de seguros ou gestor de contas júnior. A experiência aumenta as tuas perspetivas de emprego.
aptidões e competências de um consultor de seguros
Algumas das competências necessárias para a função de consultor de seguros incluem:
- capacidade de comunicação: como consultor de seguros, precisas de ter capacidade de comunicação para explicar os objetivos e o âmbito das apólices de seguros. Uma boa capacidade de comunicação ajuda-te a explicar aos clientes os termos complexos dos seguros.
- capacidade de resolução de problemas: como consultor de seguros, trabalhas com os clientes para encontrares soluções para vários problemas. Por exemplo, se um cliente procura uma apólice de seguro e esta não satisfaz os requisitos, ajudas a encontrar outras apólices adequadas.
- competência de gestão de tempo: como consultor de seguros, trabalhas em múltiplos projetos e lidas com vários clientes. A competência de gestão de tempo ajuda-te a cumprir os prazos e a dar prioridade ao trabalho para te manteres num bom caminho.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQs) sobre trabalhar como consultor de seguros.
-
o que é um consultor de seguros?
Como consultor de seguros, ajudas empresas e pessoas singulares a fazer escolhas informadas sobre a cobertura de seguros. Ajudas a encontrar as apólices de seguros perfeitas para se adequarem às necessidades dos clientes e minimizarem os custos.
-
como me posso tornar um consultor de seguros?
Para te tornares consultor de seguros, escolhe uma licenciatura em negócios ou finanças e procura um plano de estágio numa companhia de seguros. Estão também disponíveis programas de estágio curricular.
-
a consultoria de seguros é uma boa carreira?
Os profissionais de seguros têm numerosas oportunidades de emprego devido à procura de informação e aconselhamento em matéria de seguros. Como consultor de seguros, ganhas um salário apelativo e tens perspetivas de emprego promissoras.
-
de que competências necessito para ser um consultor de seguros?
Como consultor de seguros, precisas de uma capacidade de negociação excecional para encontrares os melhores seguros para os teus clientes. A competência de gestão de tempo também te ajuda a gerir vários clientes e a cumprir prazos.
-
qual é o principal papel de um consultor de seguros?
Um consultor de seguros fornece informações sobre produtos de seguros e o impacto dos riscos. O foco não está na venda de seguros, mas na oferta de informação útil.
-
como posso candidatar-me a uma vaga como consultor de seguros?
Candidatares-te a um trabalho como consultor de seguros é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!