consultor
Tens conhecimentos técnicos numa indústria específica? Podes aconselhar ou orientar as pessoas a tomarem boas decisões? Então deves considerar tornar-te um consultor. Os consultores ajudam no desenvolvimento e crescimento de uma pessoa ou de uma entidade. Normalmente, um consultor serve como mentor ou guia para uma organização numa posição de liderança.
ver oportunidadeso que é um consultor?
Um consultor é uma pessoa com talentos e experiências especializadas num determinado campo. Utilizam os seus profundos conhecimentos para aconselhar outros no desenvolvimento dos seus próprios conhecimentos multidisciplinares e interfuncionais.
Como consultor, consultas os clientes mas não és um assessor. Os assessores são fixadores e fornecem respostas concretas, análises, opiniões de peritos e recomendações práticas. Como consultor, orientas os teus clientes para identificar questões nos seus negócios e desenvolver as melhores soluções em vez de ditar os passos que devem tomar.
Um consultor apoia os processos de planeamento sem necessariamente fornecer respostas. Em vez disso, oferece orientação e sugestões para ajudar os seus consultantes a chegar a conclusões sobre as suas opções e estratégias. O objetivo do conselheiro é ajudar a encontrar soluções através da razão e da interação. Os consultores desenvolvem relações profissionais com os consultantes e obtêm acesso aos seus conhecimentos, experiências, redes, educação e muito mais.
Os bons consultores sabem como comunicar eficientemente. Escutam de forma construtiva para compreenderem todos os aspetos de uma situação, depois acedem e utilizam a sua história para fornecer informação relevante. Mais importante ainda, os conselheiros exalam um forte sentido de liderança.
Será que trabalhar como conselheiro se adequaria às tuas capacidades de liderança e conhecimentos específicos de uma indústria? Então, continua a ler para descobrires quais as competências e qualificações de que necessitas para prosperar num papel de consultor.
salário médio de um consultor
Segundo a Talent, o salário médio de um consultor em Portugal é de 1.793 euros, que equivalem a 21.514 euros por ano. Ainda assim, é expectável que o teu começo nesta carreira tenha um salário mais baixo, na ordem dos 18 mil euros por ano e que, se tiveres sucesso no teu setor, possas vir a receber até 34.332 euros anuais. Para além do salário base, os consultores usufruem de vários benefícios, incluindo seguro médico, regimes de pensões e férias pagas. Algumas empresas motivam os consultores com bónus relativos a projetos de sucesso.
como melhorar o teu salário como consultor?
A experiência e os conhecimentos específicos da indústria ditam geralmente o pacote de compensação de um consultor. Podes melhorar as tuas competências técnicas com qualificações adicionais e conhecimento contínuo das tendências da tua indústria. Também deves ganhar experiência, assumindo várias responsabilidades na tua área de especialização. Por exemplo, se quiseres ser um consultor financeiro de sucesso, começa por te tornares um analista financeiro ou de investimentos para compreender a indústria.
Os consultores ganham melhores salários nos centros urbanos, e poderás ter de te deslocar para as cidades para beneficiares de salários mais elevados. As grandes cidades oferecem oportunidades desafiantes que aumentam as tuas competências, e a procura de consultores por parte das grandes empresas faz subir os salários e os benefícios.
tipos de consultores
Alguns dos tipos comuns de consultores incluem:
- conselheiros políticos: como conselheiro político, crias as tuas próprias estratégias e planos. Estás intensamente envolvido em campanhas políticas e também trabalhas com funcionários eleitos. Os conselheiros assistem a reuniões, gerem horários, sugerem próximos passos e identificam os elementos necessários para influenciar os partidos no apoio a um político. Também conduzes e analisas sondagens para melhor compreender o panorama político.
- consultores académicos: o teu papel é manter os estudantes no bom caminho, aconselhando-os através de conquistas académicas e promovendo escolhas inteligentes relativamente a objetivos de carreira. Como consultor académico, trabalhas com os estudantes, fornecendo avaliações honestas dos interesses interpessoais e académicos, competências, fraquezas e pontos fortes.
- consultores energéticos: um consultor energético assegura que uma organização tem o apoio necessário para um amplo conjunto de funções relacionadas com a eficiência energética. Eles investigam, informam e aconselham sobre processos de fornecimento de energia. O trabalho deles promove uma melhor gestão dos riscos e das aquisições. Também fomentas decisões inteligentes nos mercados energéticos.
trabalhar como consultor
Trabalhar como consultor consiste em ajudar empresas e indivíduos a desenvolver e melhorar os seus processos empresariais e as suas trajetórias pessoais. Vamos explorar o percurso profissional e as tarefas específicas de um consultor.
-
descrição do trabalho de um consultor
Algumas das funções e tarefas específicas de um consultor incluem:
- reunir com os clientes para determinar os seus objetivos: como consultor, tens reuniões com os clientes para descobrir os serviços de que necessitam. Por exemplo, se fores um consultor financeiro, determinas objetivos financeiros, rendimentos, ativos e tolerância ao risco. Quando dispões de toda a informação relevante, podes orientar os clientes sobre estratégias para os ajudar a alcançar os seus objetivos.
- realizar investigação: como consultor, passas muito do teu tempo a melhorar as tuas competências e conhecimentos na tua área de especialização. Isto implica ler revistas, observar as tendências do mercado e realizar pesquisas de mercado. A informação ajuda-te a manteres-te atualizado sobre as tendências e a fazer as projeções de mercado corretas.
- oferecer recursos para educar os clientes: como conselheiro, sugeres os melhores métodos para melhorar o processo de tomada de decisão dos teus clientes. Ofereces recursos para educar o teu cliente sobre vários aspetos do seu negócio. Por exemplo, se a empresa tem dificuldades com o marketing, preparas relatórios que ilustram as tendências do mercado e estratégias comprovadas que produzem resultados.
- desenvolvimento de planos estratégicos de negócios: após teres em conta os objetivos empresariais, podes ajudar a criar um roteiro para o cliente. Um plano estratégico de negócios tem como objetivo aumentar gradualmente as receitas e melhorar os resultados do negócio. Podes também rever o orçamento do teu cliente e oferecer aconselhamento sobre áreas de melhoria. Na política, desenvolves um plano estratégico de campanha que melhorar a imagem pública do teu candidato.
- ajudar empresas a obter financiamento: como consultor, podes ajudar uma empresa a angariar fundos para projetos. O teu trabalho é rever as opções de financiamento disponíveis para o negócio e ajudar a desenvolver estratégias para aceder e utilizar o financiamento.
-
ambiente de trabalho
Os consultores trabalham em vários ambientes, desde empresas de escritório a fábricas, pelo que o teu trabalho pode ser de secretária ou de campo. Encontrarás conselheiros que examinam fábricas e organizações para identificar formas de aumentar o moral dos empregados e otimizar os processos de produção.
Os life coaches e outros consultores assistem a retiros, reuniões e conferências patrocinados pelos clientes em todo o mundo. Os conselheiros dão webinars, seminários, aulas, discursos e muito mais. Podes prestar os teus serviços cara a cara ou trabalhar a partir de casa e discutir questões dos clientes através de videochamadas.
-
quem são os teus colegas?
Como consultor, trabalhas em várias indústrias, desde as finanças às instituições académicas. Portanto, os teus colegas podem incluir assessores, analistas financeiros e analistas de dados. É também provável que trabalhes em estreita proximidade com gestores de marketing e gestores de projeto, bem como com outros especialistas que podem incluir gestores financeiros, controlador financeiro, life coaches e gestores de fábricas.
-
horário de trabalho
Os consultores podem trabalhar num horário de trabalho regular ou ter horários flexíveis, dependendo da sua área de especialização. Por exemplo, se trabalhares numa empresa de consultoria, o teu dia de trabalho será provavelmente das 9h às 17h. Isto também se aplica aos consultores internos de empresas. No entanto, se ofereceres aconselhamento a empresários independentes, o teu horário de trabalho é flexível. Por exemplo, poderás ter de te encontrar com eles de manhã cedo antes do seu dia de trabalho começar ou à noite.
É comum que os consultores se disponibilizem para aconselhamento fora do horário escolar ou empresarial, especialmente quando respondem a alguém que se encontra em dificuldades. A maioria dos conselheiros em instituições académicas trabalha a tempo parcial.
-
perspetivas de emprego
Para te tornares um consultor, precisas de conhecimentos e experiência avançados numa área específica de especialização. É crucial que te especializes no início da tua carreira para construíres a tua experiência. Por exemplo, podes concentrar-te em tornares-te um life coach, um conselheiro político, um consultor de negócios ou consultor financeiro. Cada especialização requer conhecimentos e qualificações de alto nível. Quando tiveres muitos anos de experiência, podes abrir um consultório privado oferecendo serviços de consultoria.
-
vantagens de encontrares o teu trabalho como consultor através da randstad
Encontrares o teu trabalho de consultor através da Randstad oferece vantagens importantes, tais como:
- uma grande variedade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda se for necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanal ou mensalmente, dependendo do trabalho
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como consultor é muitas vezes um trampolim para um trabalho permanente atrativo. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através de Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação & qualificações
Como consultor, precisas de ser um especialista na tua indústria e possuir recursos valiosos para resolver os problemas dos seus clientes. Algumas das qualificações de um conselheiro incluem:
- licenciatura: para te tornares um consultor, precisas de completar um curso de graduação numa matéria relevante. Por exemplo, podes seguir um curso relacionado com consultoria, negócios, finanças, economia ou gestão. Embora uma licenciatura seja suficiente para te dar um emprego, deves considerar a possibilidade de obter uma pós-graduação numa área de estudo relevante.
- experiência profissional: precisas de anos de experiência para te tornares um consultor. Por exemplo, se pretendes tornar-te um consultor financeiro, precisas de experiência numa posição empresarial de alto nível para prestares um aconselhamento eficaz. Podes começar com estágios após a licenciatura para ganhar experiência de nível básico. Também podes trabalhar em posições iniciais e de gestão de nível intermédio para aprenderes o que é preciso.
-
aptidões e competências
Algumas das qualidades de um consultor incluem:
- competências interpessoais: quer trabalhando com a direção superior ou sugerindo uma linha de ação a um político local, um conselheiro deve ser excelente, mesmo sob pressão, na interação com todos os tipos de pessoas.
- auto-consciência: a auto-consciencialização é essencial para ajudares as pessoas a compreenderem-se a si próprias e para lhes dares a capacidade de desenvolverem os seus pontos fortes. A compreensão dos teus pontos fortes e fracos proporciona uma base sólida para aceitares os dos outros. Este princípio ajuda os consultores a destacarem-se nas suas práticas.
- capacidades analíticas: como conselheiro, precisas de avaliar todos os aspetos de um negócio antes de dares orientações. Fortes competências analíticas ajudam-te a avaliar planos e orçamentos empresariais e ajudam-te a desenvolver melhores estratégias para as empresas. As competências analíticas também melhoram a tua capacidade de resolução de problemas.
- capacidades de liderança: como conselheiro, necessitas de ter capacidades de liderança para prestares ajuda eficaz aos empresários. Para conduzires uma equipa ao sucesso, tens de ganhar a sua confiança e lealdade através de excecionais capacidades de liderança.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como consultor.
-
qual é a diferença entre 'conselheiro' e 'consultor'?
A única diferença está no nome. Alguns profissionais preferem a palavra 'consultor' por parecer mais formal e profissional. Em alguns altos cargos, incluindo governamentais, a palavra 'conselheiro' é mais comum.
-
como posso tornar-me um consultor?
A maioria dos consultores trabalha primeiro na sua área escolhida e utiliza essa experiência para partilhar conhecimentos. É por isso que um consultor faz um curso na sua área de interesse, começa em funções de nível inicial e trabalha até aos cargos de direção.
-
quais são as funções de um consultor?
Como consultor, ajudas os clientes a desenvolver e a tomar as decisões certas para fazer crescer os seus negócios. Também ajudas as pessoas na tomada de decisões de investimento e formas de aumentar a rentabilidade.
-
De que competências necessito para ser um conselheiro estudantil?
Precisas de uma atitude orientada para o serviço para ajudares os estudantes de forma eficaz. Excelentes capacidades de comunicação permitem-te partilhar os teus conhecimentos de forma construtiva.
-
como posso candidatar-me a uma vaga como consultor?
Candidatares-te a um trabalho como consultor é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!