cabeleireiro
Gostas de penteados e acreditas que um corte de cabelo pode mudar o aspeto de alguém? Então considera um trabalho como cabeleireiro! Lê mais sobre como e onde podes trabalhar como cabeleireiro, verifica o salário médio e descobre quais são as tuas oportunidades de carreira.
ver oportunidadeso que é um cabeleireiro?
Um cabeleireiro é alguém que cuida do cabelo dos clientes. Isto inclui lavar, cortar, pintar e pentear o cabelo. Há cabeleireiros especializados no corte de cabelo encaracolado, por exemplo.
o que faz um cabeleireiro?
Como cabeleireiro, serás responsável por:
- lavar, cortar, pintar e secar o cabelo com o secador
- aconselhar os clientes
- conversar com os clientes
- modelar ou pentear o cabelo
salário médio de um cabeleireiro
Segundo a Talent, um emprego full-time como cabeleireiro rende uma média de 1.250 euros mensais. Isto traduz-se em 15 mil euros anuais. Ainda assim o salário pode ser mais reduzido num nível inicial e escalar até aos 20.400 euros anuais no caso dos profissionais mais especializados ou que trabalhem com tipos específicos de cabelo. O empregador e o local de trabalho, incluindo a localização numa grande cidade ou numa cidade de pequena/média dimensão, podem afetar significativamente os rendimentos deste tipo de profissional. Podem integrar-se no salário de alguns trabalhadores do setor os bónus oferecidos por lojas de cabeleireiro ou marcas, dependendo do local onde estejam a trabalhar.
quando começarei a ganhar mais como cabeleireiro
Ganhar mais depende da tua experiência. Assim, são definidas diferentes condições de salário dependendo da reputação que tenhas e da tua experiência. Inicialmente poderás começar como ajudante de cabeleireiro mas ganhas mais à medida que te especializas e ganhas experiência. Também poderás ganhar comissões dependendo do número de clientes que te procurem.
tipos de cabeleireiro
Há muitos tipos de cabeleireiros que têm a sua própria especialidade e sabem como lidar com diferentes tipos de cabelo. Abaixo apresentamos alguns tipos de cabeleireiro:
- cabeleireiro de cabelos encaracolados: cada tipo de cabelo é diferente e o mesmo acontece com o cabelo encaracolado. Os caracóis precisam de ser cortados e tratados de forma muito diferente de, por exemplo, um cabelo liso. Como cabeleireiro de cabelos encaracolados, sabes exatamente como os trabalhar e dás os melhores conselhos sobre o cuidados e estilos de penteado
- cabeleireiro de cabelos afro: há infinitas opções para pentear cabelo afro. Só precisas de saber como fazê-lo. Como cabeleireiro afro, és especializado neste tipo de cabelo e todos saem satisfeitos
- especialistas capilares: um especialista capilar é alguém que tem muito contacto com pessoas que perdem o seu cabelo devido a doenças ou quimioterapia, por exemplo. Utilizas os teus conhecimentos para fazeres as pessoas felizes e fazes o teu melhor para escolher a ação certa para o cabelo da pessoa sentada na tua cadeira
- cabeleireiro feminino ou masculino: há salões de cabeleireiro que só cortam o cabelo de homens e salões de cabeleireiro que só cortam o cabelo de mulheres. Se puderes trabalhar tanto os cabelos masculinos como femininos, poderás ter uma mais-valia para o sucesso, fazendo o teu salão encher em pouco tempo!
trabalhar como cabeleireiro
Como bom cabeleireiro, conheces todos os truques do ofício e o que ele implica. Será que alguém com cabelo encaracolado quer cabelo liso? Então sabes exatamente como proceder. O que se pode esperar quando se começa a trabalhar como cabeleireiro? É bom saberes as seguintes coisas:
-
descrição de trabalho como cabeleireiro
- lavagem: muitas vezes, o primeiro passo é lavar o cabelo do cliente. O cabelo foi lavado e tratado com condicionador ou máscara? Depois é muito mais fácil para ti cortar o cabelo. Enquanto lavas o cabelo, naturalmente também cuidas do couro cabeludo e dás ao cliente uma boa massagem na cabeça.
- corte de cabelo: alguém vai ao cabeleireiro? Pensamos imediatamente num corte. Deves ouvir sempre atentamente os desejos do cliente e apenas cortar o comprimento indicado. Alguém quer camadas ou uma cabeça quase careca? Estás preparado para qualquer pedido.
- pintar o cabelo: se um cliente quiser pintar o seu cabelo, reúnes os produtos certos e certificas-te de que o teu cliente obtém a cor de cabelo perfeita. Se alguém precisar de conselhos, podes dar asas aos teus conhecimentos e recomendar as melhores soluções.
- estilizar: após a lavagem, corte e coloração, é tempo de terminar o processo. Vais fazer isto através do penteado do cabelo. Com um secador de cabelo e escovas diversas, em pouco tempo farás os teus clientes felizes com os penteados que os vão deixar orgulhosos ao andar na rua!
-
quem são o teus colegas?
Como cabeleireiro, trabalhas frequentemente num salão de cabeleireiro e com outros colegas cabeleireiros. Um de vocês pode ser bom a cortar cabelo de homens e o outro ter mais experiência em pintar cabelos. Juntamente com o proprietário do salão de cabeleireiro, certificas-te de que tudo corre bem e que cada cliente deixa o salão satisfeito. Também poderás trabalhar perto de esteticistas ou manicures. Frequentemente o salão pode ter uma rececionista ou um supervisor.
-
local de trabalho como cabeleireiro
Como cabeleireiro, trabalhas habitualmente num salão de cabeleireiro onde há lavatórios e cadeiras de cabeleireiro em espaço aberto. Cada parte do tratamento tem um lugar próprio. Em primeiro lugar, os clientes sentam-se nas cadeiras para a lavagem do cabelo, depois vão para a cadeira de corte e, no final do tratamento, pagam ao balcão. Como cabeleireiro, misturas a tinta na sala onde todos os produtos estão armazenados e dás conselhos sobre os produtos à venda durante o pagamento dos serviços.
Queres trabalhar por conta própria? Nesse caso, tens a oportunidade de ir às casas das pessoas e tratar lá dos seus cabelos ou podes abrir um espaço próprio, na tua casa ou em outro local de teu interesse. A escolha é tua!
-
horário de trabalho como cabeleireiro
Vais trabalhar como cabeleireiro? Então, dependendo do teu empregador terás diferentes horários de trabalho. Alguns salões de cabeleireiro estão abertos apenas durante o dia e outros também à noite. Trabalhas normalmente de acordo com um horário por turnos, pelo que saberás semanalmente quando e a que horas tens de trabalhar. O mesmo se aplica aos fins-de-semana. Alguns salões de cabeleireiro optam por estar abertos, enquanto outros fecham. Se há dias específicos nos quais preferes não trabalhar, podes tentar chegar a um acordo com o teu empregador.
-
oportunidades de carreira como cabeleireiro
Dás por ti a lutar todos os dias por melhorar e, felizmente, há oportunidades de progresso dentro deste setor. Podes começar por ser aprendiz ou auxiliar de cabeleireiro e depois especializar-te e trabalhar, por exemplo, como cabeleireiro para artistas de palco, cabeleireiro de cabelos encaracolados ou especialista em procedimentos capilares.
Gostarias de expandir as tuas oportunidades de carreira? Então, começa a trabalhar no teu desenvolvimento pessoal. Temos todo o prazer em analisar contigo a evolução da tua carreira.
enquanto cabeleireiro, um dos teus colegas de trabalho poderá ser rececionista. fica a conhecer melhor as suas funções.
ver carreiras -
vantagens de encontrares um trabalho como cabeleireiro pela Randstad
Encontrar o teu trabalho como cabeleireiro através da Randstad oferece vantagens importantes, como por exemplo:
- uma grande diversidade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda, se necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanalmente ou mensalmente, dependendo do trabalho realizado
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como cabeleireiro é muitas vezes um trampolim para um apelativo trabalho permanente. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através da Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação e aptidões
Dar trabalho à tesoura sem treino? Poucos clientes se irão atrever a fazer isto. É por isso que é importante que tenhas concluído a tua formação de cabeleireiro, num curso certificado. Durante este curso profissional, aprenderás a teoria por detrás dos cuidados capilares e ganharás experiência prática ao mesmo tempo.
Tens um diploma e queres tornar-te um especialista num determinado domínio? Então, há muitos cursos e formações que podes fazer!
aptidões e competências
- ouvir atentamente: os teus clientes têm um desejo específico para o cabelo. Alguns são mais liberais e outros querem exatamente aquilo que idealizam. Como cabeleireiro, é importante que ouças realmente o que o cliente quer. Clientes felizes são clientes fiéis
- criatividade: de tempos a tempos, os clientes chegam a querer um corte de cabelo totalmente diferente, mas ainda não têm a certeza do que querem exatamente. Com a tua visão criativa, vês rapidamente que estilo se adapta ao cliente e sabes como aconselhar bem cada um deles
- ser orientado para o cliente: ao entrar no salão, é importante que todos sejam bem recebidos. Ir ao cabeleireiro é uma pequena excursão. Oferecer uma chávena de café ou chá e colocar uma revista à sua frente já é uma experiência agradável para o cliente. Desta forma, também crias uma base de clientes regular
- competências interpessoais: ao longo do dia, diferentes clientes sentam-se na cadeira do cabeleireiro. Gostas de conversar com todos, quer se trate de uma conversa sobre o tempo ou de algo mais sério. Sabes sempre como abordar qualquer assunto
"Experimentar novos estilos de cabelo nos clientes e fazê-los sentirem-se bem tratados são dois aspetos que adoro no meu trabalho. Também tenho muitos clientes fiéis dos quais me tornei agora amigo. É um trabalho árduo, mas eu recebo muito em troca." - Michiel, cabeleireiro
FAQs
Perguntas frequentes (FAQs) sobre trabalhar como cabeleireiro.
-
o que faz um cabeleireiro?
Um cabeleireiro cuida do cabelo das pessoas. Faz isto, lavando, cortando e penteando o cabelo, entre outras coisas. Certifica-se de que cada cliente sai do salão com cabelo com bom aspeto. Curioso sobre o que mais faz um cabeleireiro? Lê aqui!
-
o que se ganha, em média, como cabeleireiro?
Em média, ganhas cerca de 1,250 euros por mês, segundo a Talent. Este salário é com base nos trabalhadores que fazem uma semana de trabalho de 40 horas e pode aumentar com a tua experiência.
-
preciso de experiência para ser cabeleireiro?
Se quiseres tornar-te cabeleireiro, tens de ter concluído o curso de cabeleireiro. Este é um curso profissional onde vais ganhar experiência prática. Podes também investir em formações extra.
-
é divertido trabalhar como cabeleireiro?
O bom de um trabalho como cabeleireiro é que todos os dias tens pessoas diferentes sentadas na cadeira e todos querem um corte de cabelo diferente. Enquanto trabalhas, conversas com eles e podes expressar a tua criatividade quando alguém quer experimentar um novo penteado. Portanto, o teu trabalho é agradável e diversificado!
-
como posso candidatar-me a uma vaga como cabeleireiro?
Candidatares-te a um trabalho como cabeleireiro é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!