banqueiro
És bom com números e gostas de estar perto de pessoas? Ser banqueiro poderá adequar-se, então, ao teu perfil. Um banqueiro é um profissional que trabalha em instituições financeiras, frequentemente em bancos. É responsável por várias atividades relacionadas com a instituição, tratando da gestão de contas e do atendimento dos clientes ou potenciais clientes.
carreiras de banqueiroo que é um banqueiro?
Como banqueiro poderás trabalhar em vários tipos de instituições financeiras, assumindo um papel administrativo, de gestão e de atendimento ao público. É um trabalho desafiante, onde realizarás várias atividades distintas e estimulantes, incluindo prestar apoio aos clientes na abertura, encerramento ou gestão das suas contas bancárias e na gestão financeira, oferecer consultoria e soluções para problemas relacionados com as contas, as finanças e a apresentação de serviços oferecidos pela empresa para a qual trabalhas. Acreditas que o multitasking desta tarefa se adapta a ti? Gostas de ajudar os outros a garantir uma vida financeira melhor e és naturalmente bom a trabalhar com informática e números? Então, poderás ser um excelente banqueiro. Sabe mais sobre esta função a seguir.
quais os elementos essenciais para o sucesso de um banqueiro?
Para que possas ter sucesso numa função de banqueiro é importante que sejas bom com números e com sistemas informáticos, já que trabalharás muitas vezes com os sistemas internos de gestão da empresa ou banco onde trabalhas. É importante que tenhas uma boa capacidade de comunicação, já que vais trabalhar no atendimento ao público, e que os teus conhecimentos sobre produtos e processos bancários sejam sólidos e atualizados frequentemente. Teres experiência em vendas pode ajudar-te a ter sucesso neste setor, sendo que o sentido ético e a capacidade de resolução de problemas são também imprescindíveis nesta profissão.
salário médio de um banqueiro
Segundo a Talent, o salário médio de um banqueiro ronda os 1.667 euros por mês. Este valor pode ser menor no inicío de carreira e vir a aumentar com a progressão da mesma, sendo que iniciarás o teu percurso como caixa de um banco e passarás, gradualmente, a adotar papéis de maior responsabilidade na área da gestão de contas. Além disso, o setor efetivo de trabalho irá definir também o teu salário, sendo que, além de haver variações substanciais entre entidades bancárias, podes ainda trabalhar para outro tipo de empresa, como empresas de concessão de crédito ou corretoras. É expectável que alguns empregadores tenham benefícios não monetários, como seguros integrados, e que contes com todos os benefícios legais, incluindo férias pagas e regime de pensão.
como posso aumentar o salário como banqueiro?
Para aumentares o teu salário como banqueiro terás de ganhar experiência. O tempo de trabalho na área aumenta as tuas competências e, como tal, assumirás tarefas de maior responsabilidade, que se manifestam positivamente na tua remuneração. Algumas formações extra também podem dar-te vantagem competitiva e melhorar a tua perspetiva salarial. Esta é uma carreira com espaço para a progressão, sendo que alguns banqueiros de topo chegam a receber salários milionários, como nos diz a Eco.
tipos de banqueiro
Como banqueiro, podes ocupar vários cargos. Alguns tipos comuns de banqueiro são:
- caixa de banco: um banqueiro que trabalha na caixa do banco é o que tem maior proximidade com o público em geral. Aqui, irás realizar depósitos, transferências e levantamentos, sendo ainda responsável pela resolução de quaisquer problemas. Neste cargo, trabalharás com o sistema interno do banco para aceder às contas do cliente ou abrir novas contas.
- gestor de conta: como gestor de conta ainda trabalharás com o público, mas terás uma relação de maior proximidade com os teus clientes, fazendo um atendimento mais privado e personalizado. Aqui, terás de ter amplos conhecimentos sobre os produtos bancários, sendo provável que venhas a dar aconselhamento sobre soluções de crédito, investimento ou outros.
- consultor de crédito: neste cargo podes trabalhar num banco, numa instituição credora ou para uma corretora, sendo que o teu papel é ajudar os solicitantes de empréstimos a conseguirem o crédito mais adequado, com a melhor taxa. No caso de trabalhares com uma única marca, tentarás vender uma das soluções em carteira, para beneficiares o banco ou entidade para a qual trabalhas.
- gestor bancário: nesta posição, estarás num papel de chefia e supervisão, cabendo-te a gestão interna do banco. Precisarás de estar atento a todos os pormenores e de agir com rapidez e eficácia quando for necessário resolver um imprevisto ou um problema.
trabalhar como banqueiro
Como banqueiro vais ajudar os clientes do banco com a sua gestão de conta e a realização de operações bancárias de diversos tipos, garantindo ainda que apresentas as melhores soluções de acordo com as normas e produtos bancários, sempre que tal te seja solicitado. Há muito a dizer sobre uma profissão como banqueiro. Vem saber o que podes esperar deste trabalho e alguns pormenores pertinentes, como o teu ambiente de trabalho, quem são os teus colegas e qual a expectativa de progressão na carreira.
-
descrição do trabalho de um banqueiro
Podes esperar que o teu trabalho como banqueiro seja diferente de acordo com o cargo que ocupas e a empresa para a qual trabalhas. Ainda assim, estas são algumas das coisas que vale a pena saber sobre o trabalho como banqueiro:
- atender o público: como banqueiro atenderás clientes particulares e empresariais na delegação bancária para a qual trabalhas. Sendo o rosto do atendimento ao público, serás responsável por ouvir as necessidades do cliente e ajudá-lo na realização de operações, seleção de produtos bancários, esclarecimento sobre situações específicas e abertura/encerramento de contas.
- gerir contas de clientes: mesmo quando o cliente não te procurar, serás o responsável pela gestão das contas e pelo envio de informações pelas vias convencionais (carta ou email). És uma figura importante para garantir que os clientes sabem o que se passa com as suas contas e que tudo acontece da melhor forma.
- organizar informação: a inserção de novas informações e de alterações no sistema é de máxima importância para que os processos sejam claros e funcionais. Terás de saber exatamente como utilizar os sistemas internos da tua empresa
- apresentar soluções de crédito e investimento: como banqueiro, vais apresentar soluções de crédito, de investimento e de poupança aos teus clientes. Precisarás de conhecer bem as ofertas da tua marca e as regras que regulam o setor.
-
ambiente de trabalho
Como banqueiro vais trabalhar principalmente dentro de portas e ao computador. Quer trabalhes para bancos comerciais, caixas económicas, empresas de crédito ou empresas de gestão de recursos, trabalharás principalmente com sistemas informáticos. Em casos muito raros, poderá ser colocada, em feiras financeiras ou espaços públicos, uma banca onde apresentarás os produtos da tua empresa ao público em geral.
-
quem são os teus colegas?
Como banqueiro, os teus colegas são as pessoas que trabalham contigo no banco ou instituição. Neste papel poderás trabalhar com gestores, supervisores, diretores e, claro, com outros banqueiros.
-
horário de trabalho
Como banqueiro podes esperar um trabalho em full time de cerca de 40 horas semanais. Poderás ter de trabalhar horas extra em algumas épocas do ano. Vagas em part-time poderão estar disponíveis, embora não sejam muito frequentes. Em algumas situações, poderás ter de viajar para participar em atividades ou conferências nacionais ou internacionais.
-
oportunidades de carreira como banqueiro
Ainda que, no começo, o teu papel seja fundamentalmente de atendimento ao público, existe muito espaço de progressão de carreira como banqueiro. À medida que ganhas experiência no setor e que obténs mais formação na área, poderás evoluir para postos de gestão e até mesmo para a direção. Muitos banqueiros acabam por integrar a sociedade do banco como sócios minoritários, recebendo lucros provenientes da própria empresa além da sua remuneração mensal regular.
Enquanto gestor de banqueiro, um dos teus colegas de trabalho poderá ser financial controller. fica a conhecer melhor as suas funções.
ver carreiras -
vantagens de encontrares um trabalho como banqueiro pela randstad
Encontrar o teu trabalho como banqueiro através da Randstad oferece vantagens importantes, como por exemplo:
- uma grande diversidade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda, se necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanalmente ou mensalmente, dependendo do trabalho realizado
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como banqueiro é muitas vezes um trampolim para um apelativo trabalho permanente. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através da Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação e qualificações
Existem várias vias para que possas tornar-te um banqueiro. As principais incluem:
- curso superior: precisas de uma licenciatura para poderes trabalhar como banqueiro. Esta formação superior deve ser na área da Economia, Gestão Financeira, Direito, Administração, Contabilidade, Finanças ou TIC.
- pós-graduação: um mestrado, doutoramento ou pós-graduação não é fundamental para que sejas contratado para a função de banqueiro, mas será muito útil para te dar uma vantagem competitiva. Podes, por exemplo, formar-te em Economia e especializar-te em Sistemas de Informação.
- experiência em vendas: teres experiência como banqueiro ou em vendas em qualquer setor será valorizado e dará melhores perspetivas de crescimento na carreira.
- estágio profissional: fazeres um estágio profissional numa área relacionada com finanças ou economia é valorizado para que te tornes banqueiro.
aptidões e competências
Espera-se que um banqueiro tenha competências técnicas e conhecimentos especializados, além de uma grande capacidade de comunicação. Se queres ser banqueiro, considera as seguintes aptidões e competências:
- capacidade de comunicação: vais trabalhar com muitas pessoas se fores banqueiro e, por isso, é importante que consigas transmitir claramente as informações aos teus clientes e colegas, para garantir uma comunicação externa e interna de qualidade.
- capacidade de escuta: no teu trabalho ao balcão vais precisar de ouvir e compreender os problemas e questões dos clientes e, por isso, deves ser capaz de estar atento aos discursos – mesmo que confusos – que te sejam apresentados.
- conhecimentos profundos sobre regras e produtos bancários: terás de ter sempre a resposta certa na ponta da língua e isto significa que deves conhecer as regras nacionais e internacionais para o setor, assim como os produtos efetivos que são oferecidos pelo banco ou entidade de crédito para a qual trabalhas.
- capacidade de gestão de crise: serviços e contas bancárias podem apresentar problemas. Terás de ser rápido e eficaz na sua resolução.
- competências informáticas: quase todo o teu trabalho será feito através de sistemas informáticos e, por isso, terás de ser capaz de utilizar estas plataformas com facilidade.
- capacidade de organização: muito do teu trabalho é administrativo e, por isso, tens de ser muito organizado, para garantires que nenhuma informação importante acaba por se perder.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQs) sobre trabalhar como banqueiro.
-
o que é um banqueiro?
Banqueiro é um título amplo dado às pessoas que trabalham num banco, independentemente da sua posição hierárquica. Assim, serás banqueiro ao trabalhares no balcão de um banco, se fores um gestor de conta ou se fores o diretor do banco.
-
o que faz um banqueiro?
Terás muitas funções diferentes enquanto banqueiro, incluindo o apoio aos clientes da sucursal com depósitos, levantamentos e aberturas/fecho de contas. Também irás dar sugestões de crédito ou de produtos de investimento e apresentarás fundos de reforma ou poupança. Serás o rosto do banco, ajudando a resolver os problemas apresentados pelos clientes e potenciais clientes da marca que representas. A isto soma-se muito trabalho administrativo e de gestão.
-
quanto irás receber, em média, ao começar a trabalhar como banqueiro?
Segundo os dados fornecidos pelo Talent, um banqueiro recebe, em média, 1.667 euros por mês no seu trabalho. Este valor poderá ser mais baixo no início da carreira e aumentará consoante a progressão da mesma.
-
como posso candidatar-me a uma vaga como banqueiro?
Candidatares-te a um trabalho como banqueiroé fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!