auditor
Os auditores são especialistas que fiscalizam as contas financeiras do setor público e das empresas comerciais. A análise dos registos permite-lhes determinar a legalidade e validade dos registos financeiros. Como auditor, vais trabalhar em departamentos de contabilidade ou empresas de consultoria para avaliar a liquidez e assegurar que todas as operações são processadas de acordo com as leis contabilísticas.
empregos como auditoro que é um auditor?
Como auditor, estarás credenciado para avaliar e assegurar a exatidão das contas financeiras de uma organização. Também vais garantir a conformidade fiscal e validar as ações empresariais do teu empregador para assegurar o bom funcionamento da empresa.
No âmbito de consultoria, darás assistência ao teu empregador na identificação de medidas de redução de custos e métodos de prevenção de riscos que melhorem o sucesso da empresa. Como especialista económico, irás avaliar a solidez financeira de uma empresa e fornecer recomendações para melhorar as receitas e minimizar as despesas.
o que faz um auditor?
Todas as empresas requerem um auditor interno ou externo para avaliar a solidez financeira e assegurar o cumprimento dos regulamentos da indústria. Os auditores também trabalham para o governo e empresas públicas para verificar o correto tratamento dos fundos e descobrir esquemas de desvio de fundos e apropriação indevida.
No setor privado, os auditores atuam como consultores que asseguram que os registos financeiros refletem a situação de uma organização. Também realizam avaliações imparciais e recomendam formas de melhorar as práticas e processos atuais de uma empresa.
De modo geral, o teu objetivo como auditor é ajudar as empresas a melhorar a produtividade operacional, mitigar o risco e assegurar o respetivo cumprimento. Como parte do departamento de contabilidade de uma empresa, podes trabalhar não só nos setores bancário e financeiro, mas também em indústrias tão diversas como o fabrico e a produção.
Trabalhar como auditor adequa-se às tuas capacidades analíticas? Então continua a ler para descobrires de que competências e qualificações precisas para prosperar numa função de auditor.
salário médio de um auditor
Questionas-te quanto irás ganhar como auditor? De acordo com a Talent, em Portugal, o salário de um auditor é em média de 15 mil euros anuais (cerca de 7,69€ por hora). O salário pode variar entre 9.472 euros anuais num nível inicial, podendo ascender até aos 35.625 euros anuais no caso dos trabalhadores mais experientes.
Ainda assim, deves considerar que além do valor salarial base, os auditores recebem ainda outro tipo de benefícios, incluindo subsídios de transporte, habitação ou seguros de saúde.
A indústria para a qual trabalhas também irá ditar o intervalo salarial. Por exemplo, um auditor que trabalha no setor público ou entidades governamentais ganha um salário mais baixo do que alguém que trabalha no setor privado.
As multinacionais exigem experiência e qualificações adicionais e estão dispostas a pagar mais por serviços excecionais. Em auditoria, as tuas certificações e estatuto profissional podem também aumentar o potencial de ganhos. Em termos de procura, os auditores são altamente valorizados, pelo que podes concentrar-te nas oportunidades que mais te interessem.
tipos de auditores
Podes enveredar por várias especialidades na tua carreira de auditor. Alguns dos tipos mais comuns de auditores incluem:
- auditores internos: quando és um auditor interno, as tuas responsabilidades são ditadas pela empresa. O teu papel será rever o desempenho dos funcionários e assegurar que os registos financeiros cumprem os padrões e sistemas contabilísticos da empresa. Também realizarás avaliações de risco e prestarás assistência aos gestores na tomada de decisões comerciais sólidas.
- auditores externos: como auditor externo, a tua função é realizar auditorias estatutárias ou financeiras obrigatórias para determinar a exatidão dos registos. A tua responsabilidade é assegurar que os registos financeiros apresentem um retrato preciso da situação financeira de uma empresa. O relatório que preparares fornecerá provas imparciais da integridade de uma empresa aos agentes envolvidos.
- auditores forenses: na auditoria forense, o teu trabalho é investigar atividades ilegais e fraudes numa empresa. Também poderás ajudar organizações a determinar medidas de proteção para evitar desvios de fundos e fraudes.
- auditores fiscais: o teu trabalho como auditor fiscal consiste em verificar a integridade das declarações fiscais de uma empresa. Deverás determinar se uma empresa calculou corretamente as suas obrigações fiscais.
trabalhar enquanto auditor
A carreira de auditor é uma carreira emocionante, com responsabilidades e ambientes de trabalho diferentes. Continua a ler para saberes como um auditor passa o tempo e se esta pode ser uma função de que gostes.
-
ambiente de trabalho
Quer sejas auditor no setor público ou privado, vais trabalhar num ambiente de escritório. Quando trabalhas numa empresa de consultoria, terás de trabalhar a partir do local de trabalho do cliente.
Podes completar todo o teu trabalho a partir da secretária, mas por vezes precisas de viajar para conhecer clientes e gestores. A maioria dos auditores trabalha individualmente, mas em grandes empresas, poderás ter de trabalhar com uma equipa de auditores para completar as tarefas a tempo.
Se preferires um ambiente de trabalho híbrido, cada vez mais empresas permitem aos auditores planearem o seu trabalho a partir de casa e/ou remotamente.
-
horário de trabalho
Como auditor, vais ter um horário a tempo inteiro de 40 horas por semana. Posições em part-time estão também disponíveis em algumas empresas.
Por vezes, é necessário fazer horas extraordinárias à noite e aos fins-de-semana durante períodos importantes do ano. Por exemplo, na época do IRS e no final de um ano fiscal, os auditores estão ocupados e têm de trabalhar longos turnos para concluir as auditorias a tempo.
Por vezes, é preciso viajar para conhecer clientes e visitar as filiais da empresa. Se gostas de conhecer pessoas novas ou de mudar ocasionalmente de cenário, trabalhar como auditor pode oferecer-te a oportunidade de o fazeres.
-
perspetivas de emprego
A auditoria é uma opção de carreira em crescimento, impulsionada pelo crescimento das empresas e pela evolução do setor fiscal e regulador.
Se quiseres ter sucesso na auditoria, é importante que tenhas competências tecnológicas avançadas que te permitam assumir responsabilidades complexas. Podes também especializar-te nas especialidades disponíveis e expandir a tua experiência para aumentares as tuas perspetivas de emprego.
A auditoria é uma carreira gratificante pela sua clara progressão na carreira, desde os cargos de principiante até aos de executivo. Como auditor experiente, as tuas qualificações podem impulsionar-te a um cargo de gestão ou a um papel de consultor. Quando trabalhas em empresas de auditoria, desenvolves as tuas competências para progredir na tua carreira e te tornares um sócio na empresa de consultoria.
-
quem são os teus colegas?
Como auditor trabalharás sozinho durante grande parte do tempo. Ainda assim, terás a possibilidade, também, de trabalhares em equipa com outros auditores, que poderão ter cargos júnior ou cargos executivos.
-
vantagens de encontrar um trabalho como auditor através da Randstad
Encontrares o teu trabalho como auditor através da Randstad tem vantagens importantes, tais como:
- uma grande variedade de oportunidades de formação e progressão
- o contacto de uma pessoa experiente para te ajudar se necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanalmente ou mensalmente, dependendo do trabalho
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como auditor é muitas vezes o trampolim para um trabalho permanente apelativo. Todos os anos, milhares de pessoas ganham um contrato permanente com grandes empresas através de um emprego temporário encontrado através da Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus funcionários permanentes também através da Randstad!
educação & qualificações
Para te tornares auditor precisarás de desenvolver as competências fundamentais e de ter um nível de educação e qualificação que o permita. Nomeadamente através de:
- curso superior: muitos auditores profissionais iniciaram a sua carreira com uma licenciatura em economia, finanças, gestão ou contabilidade. Este tipo de curso tem visto a sua média aumentar ao longo dos anos, situando-se entre os 16 e os 18 valores. A especialização em auditoria é usualmente possível após o término da licenciatura, nomeadamente ao nível do mestrado.
- certificação: outros cursos e formações complementares podem permitir-te a obtenção de Certificação de Auditores de Sistemas de Gestão, que atestará as tuas competências para trabalhares como auditor interno. Formações extra poderão ainda dar acesso a outro tipo de certificados que podem ajudar a entrar e a progredir na carreira, principalmente nos setores públicos.
- estágio: trabalhar como auditor interno num estágio que combina a aprendizagem e o trabalho de campo é outra das formas de aprender esta profissão. Este tipo de prática é enriquecedora para o currículo e valorizada no momento de concorrer a uma vaga de emprego.
-
aptidões & competências
Podes combinar as tuas qualificações com competências técnicas e pessoais? Então, é bem provável que consigas prosperar na tua carreira como auditor. Algumas das competências importantes incluem:
- capacidade de análise: o teu trabalho consiste em identificar problemas na documentação e fornecer soluções eficazes. Para poderes rever os registos financeiros e analisar os processos da empresa, precisas de competências de análise excecionais, para investigar e interpretar a informação disponível.
- capacidade de organização: em auditoria, irás trabalhar com uma série de registos financeiros, e por vezes tens de fazer a manutenção de documentos de múltiplos clientes. Fortes capacidades de organização vão ajudar-te a classificar a documentação e a tratar da burocracia para forneceres resultados precisos.
- capacidade de comunicação: como auditor, trabalharás em estreita colaboração com os clientes e a administração executiva. Por conseguinte, é crucial que tenhas boas aptidões de comunicação. É necessário que compreendas as necessidades e preocupações dos teus clientes para ofereceres soluções. Por vezes, é preciso fazer apresentações sobre os resultados da auditoria ou redigir relatórios, que necessitam de capacidades de comunicação adequadas.
- competências matemáticas: em auditoria, passarás a maior parte do dia a fazer cálculos e a analisar registos para interpretar factos e números. Se fores capaz de combinar competências matemáticas e proficiência em análise de dados e contabilidade, poderás ser bem sucedido na tua carreira de auditor.
- atenção ao detalhe: os erros de auditoria têm consequências graves, incluindo multas e ações judiciais. Deves estar atento aos detalhes ao examinar os registos contabilísticos para ajudares os teus clientes a evitar penalidades e encargos.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como auditor.
-
o que faz um auditor em concreto?
Um auditor examina os registos financeiros para verificar a sua precisão e conformidade legal. Os profissionais de finanças avaliam as operações para assegurar que uma empresa está a funcionar de forma eficiente. Podem recomendar soluções para as questões financeiras de uma empresa, incluindo a redução das despesas e o aumento das receitas. Alguns auditores também realizam auditorias fiscais para os seus clientes.
-
os auditores são bem pagos?
Os auditores são compensados com base no seu nível de experiência e qualificações académicas. Por exemplo, os auditores experientes em Portugal podem chegar a receber 35.625 euros por ano. Algumas empresas privadas pagam mais e proporcionam benefícios adicionais, incluindo bónus e subsídios. Queres saber mais sobre como trabalhar como auditor? Então lê este artigo.
-
quais são os três tipos de auditores?
Podes tornar-te um auditor interno, externo ou forense. Os auditores internos controlam os registos e operações financeiras e providenciam formas de otimizar os processos e assegurar a solidez financeira. Os auditores externos realizam auditorias obrigatórias, que determinam a integridade de uma empresa. Os auditores forenses investigam a fraude e o desvio de fundos em várias instâncias.
-
o que se espera de um auditor?
Espera-se que um auditor seja imparcial e que forneça uma imagem precisa do estado corrente de uma empresa. Deverão também ser imparciais para revelar o uso indevido de fundos e identificar questões respeitantes à conformidade. Queres saber mais sobre como trabalhar como auditor? Então vê este artigo.
-
auditoria é um bom emprego?
Tornar-se um auditor é uma carreira lucrativa e sustentável, acompanhada de planos de remuneração apelativos e de perspetivas de emprego promissoras. Podes também fazer avançar a tua carreira e tornar-te gestor. Queres saber mais sobre como trabalhar como auditor? Então vê este artigo.
-
como posso candidatar-me a uma vaga para auditor?
Candidatares-te a um trabalho como auditor é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!