assistente social
Tens uma paixão por defender os mais vulneráveis na comunidade? Então, deves considerar trabalhar como assistente social. A profissão requer empatia e defesa da justiça social para as crianças, pessoas com deficiência e idosos. Embora a maioria dos assistentes sociais trabalhe em instituições governamentais, algumas organizações não governamentais que prestam serviços de advocacia também necessitam de assistentes sociais.
ver oportunidadeso que é um assistente social?
Trabalhar como assistente social (social worker) é uma profissão exigente que envolve trabalhar com famílias e instituições para promover o impacto social. Como assistente social, promoves a mudança social, o desenvolvimento e a capacitação das comunidades. Por vezes advogas pelos direitos civis, e sensibilizas para a saúde mental e o abuso de crianças. Para além das necessidades comunitárias das pessoas, um assistente social melhora o bem-estar geral dos indivíduos e ajuda-os a satisfazer necessidades básicas e complexas.
Uma vez que trabalhas com diversas pessoas, o teu foco está nos mais vulneráveis, oprimidos e pobres. Os assistentes sociais trabalham frequentemente com órfãos, pacientes com doenças prolongadas, idosos, doentes mentais e pessoas com deficiência. Também abordam as injustiças sociais que impedem o bem-estar de uma pessoa, como a discriminação, o abuso físico ou emocional e o abuso de substâncias.
o que faz um assistente social?
O teu trabalho como assistente social envolve a participação em processos legislativos que ajudam na formação de políticas. Ao protegeres os direitos humanos, poderás ter de utilizar poderes e procedimentos legais para equilibrar os direitos das partes envolvidas. É por isso que as instituições de acolhimento têm frequentemente assistentes sociais para ajudar no processo de acolhimento e na prestação de apoio contínuo às crianças no sistema. Ao trabalhares com pessoas mais velhas, a tua função é garantires que recebem o apoio de que necessitam para o seu bem-estar.
Será que trabalhar como assistente social se adequaria às tuas capacidades de defesa? Então, continua a ler para saberes quais as competências e qualificações de que necessitas para prosperares numa função de assistente social.
salário médio de um assistente social
Um assistente social em Portugal recebe, em média, 1.110 euros por mês, correspondentes a 13.319 euros anuais. Apesar de esta ser a média, podes esperar receber melhor quando fores um trabalhador mais experiente, sendo que a perspetiva de aumento salarial vai até aos 15 mil euros anuais. A diferença salarial dependerá do âmbito do papel e da complexidade das responsabilidades. Quando tens mais anos de experiência de trabalho, assumes funções mais complexas, e o teu salário vai refletir isso mesmo. Para além do salário de base, os assistentes sociais também recebem vários benefícios no pacote de remuneração, sendo que algumas instituições concedem subsídios de transporte, seguros médicos e benefícios de pensão aos seus trabalhadores.
que fatores afetam o salário de um assistente social?
O teu salário como assistente social depende da empresa ou instituição para a qual trabalhas e da sua dimensão. Por exemplo, as grandes empresas pagam mais do que as pequenas instituições. Algumas organizações não governamentais dependem de fundos de doadores para gerir programas, o que também afeta a tua estrutura salarial. Para além da dimensão, o teu pacote salarial depende também do facto de a empresa ser pública ou privada. Os assistentes sociais empregados no setor privado são suscetíveis de ganhar mais do que os assistentes sociais que trabalham para instituições governamentais. Trabalhares em grandes cidades com um elevado custo de vida também aumenta as tuas perspetivas salariais em comparação com o trabalho em pequenas cidades com um custo de vida reduzido.
tipos de assistentes sociais
Os assistentes sociais são frequentemente especializados numa área específica. Alguns dos tipos comuns incluem:
- assistentes sociais escolares: trabalhas com pais e professores para lidar com bullying, comportamento agressivo e ausências frequentes na escola. Também desenvolves estratégias para melhorar o desenvolvimento social e o desempenho académico nas escolas.
- assistente social infantil e familiar: como assistente social, ofereces assistência às famílias carenciadas e proteges as crianças vulneráveis. Por exemplo, ajudarás as famílias a encontrar alojamento e a candidatar-se a programas de assistência social. Intervirás também em conflitos familiares, casos de abuso e negligência de crianças.
- assistente social de saúde: assistes os doentes na transição dos hospitais para as suas casas. Por vezes, ajuda-los a compreender o diagnóstico e dás conselhos sobre as mudanças no estilo de vida. Para além de forneceres informações, crias grupos de apoio e fazes visitas domiciliárias.
- assistente social de saúde mental e substâncias: os assistentes sociais trabalham com pessoas com doenças mentais para fornecer informação sobre serviços e ajudar a família a adaptar-se ao diagnóstico. Também formam grupos de apoio para clientes com vícios e ajudam-nos a recuperar.
trabalhar como assistente social
Se gostas de defender os direitos das pessoas e de as ajudar a melhorar o seu bem-estar, o trabalho como assistente social será gratificante. Continua a ler para obteres informações sobre os teus deveres e responsabilidades diárias.
-
descrição do trabalho de um assistente social
Embora as funções específicas dependam da instituição para a qual trabalhas e dos processos de trabalho pré-determinados, algumas tarefas típicas incluem:
- identificar famílias e pessoas que necessitam de ajuda: como assistente social, identificas pessoas na comunidade que necessitam de ajuda. Por exemplo, precisas de identificar pessoas sem abrigo e pessoas idosas na tua área. Sempre que houver um incidente doméstico, deverás encontrar as vítimas de violência e crianças vulneráveis.
- realizar uma avaliação inicial dos casos: os assistentes sociais avaliam os problemas dos indivíduos e determinam formas eficazes de melhorar o seu bem-estar. O teu trabalho consiste em compilar informações sobre a situação dos teus casos na comunidade e os seus problemas. Também precisas de conhecer o seu historial familiar e médico para identificar o apoio necessário.
- pesquisar e procurar assistência para os utentes: após a avaliação inicial, podes identificar as necessidades das pessoas. O passo seguinte é pesquisares os programas de assistência pública e assistência social disponíveis. Por exemplo, deverás encontrar instalações de tratamento governamentais para cuidar das suas necessidades em termos de cuidados de saúde, caso necessitem de tratamento. Também tens de lhes encontrar alojamento ou identificar lares de acolhimento para crianças.
- manter um contacto permanente com os utentes: após assegurares a assistência de que o teu cliente necessita, deves manter o contacto para garantir a melhoria do seu bem-estar. Podes também recomendar grupos de apoio na comunidade para os ajudar na recuperação.
- responder a crises: quando um dos teus casos tem um problema, precisas de intervir e prestar assistência. Numa emergência de saúde mental, agressão sexual ou abuso de crianças, tens de garantir que os direitos dos teus utentes são protegidos.
-
ambiente de trabalho
Como assistente social, trabalhas em várias instituições, dependendo da tua área de especialização. Podes ser empregado pelo governo, prestadores de cuidados de saúde, serviços familiares ou escolas. A maioria das funções dos assistentes sociais são baseadas no escritório e envolvem a consulta de ficheiros e documentos para vários utentes, mas também visitas pessoas nas suas casas e participas em reuniões de grupos de apoio nas comunidades. Alguns assistentes sociais escolares supervisionam múltiplas escolas e viajam pelo distrito escolar para visitar estudantes ou participar em programas.
-
quem são os teus colegas?
Dependendo do teu empregador, os teus colegas podem incluir trabalhadores de apoio à família, supervisores de assistência social, agentes de proteção infantil, enfermeiros de saúde mental e enfermeiros de psiquiatria comunitária. Podes também trabalhar em estreita proximidade com o subdirector e consultor de saúde, postos de assistente de saúde, bem como outros especialistas que podem incluir mediadores, assistentes jurídicos e consultores educacionais.
-
horário de trabalho
Os assistentes sociais trabalham a tempo parcial ou a tempo inteiro, dependendo do âmbito da função. Os assistentes sociais a tempo inteiro trabalham tipicamente 37 a 40 horas por semana. Embora a maioria das responsabilidades possam ser cumpridas dentro do horário de expediente das 9h às 17h, estás sempre de plantão caso um cliente precise dos teus serviços. Também tens de trabalhar aos fins-de-semana, noites ou feriados para lidares com emergências de utentes.
Oportunidades a tempo parcial estão frequentemente disponíveis em organizações não governamentais que necessitam de assistentes sociais por motivos casuais. Alguns assistentes sociais trabalham à distância, especialmente aqueles que prestam serviços de consultoria. Podes utilizar a videoconferência para realizares sessões de grupo de apoio e organizar apoio à distância.
-
perspetivas de emprego
O percurso profissional dos assistentes sociais está claramente definido, sendo que a obtenção de um certificado para a prática de trabalho social é o primeiro passo para que um trabalhador neste setor passe para uma função de supervisão. Alguns assistentes sociais também são especializados em áreas específicas como a saúde mental, o que abre portas a oportunidades na área da saúde. Quando és um assistente social de saúde mental, podes tornar-te um profissional de saúde mental ou consultor.
-
vantagens de encontrares o teu trabalho como assistente social através da randstad
Encontrares o teu trabalho de assistente social através da Randstad oferece vantagens importantes, tais como:
- uma grande variedade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda se for necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanal ou mensalmente, dependendo do trabalho
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como assistente social é muitas vezes um trampolim para um trabalho permanente atrativo. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através de Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação & qualificações
Aqui estão diferentes vias para te tornares um assistente social:
- curso universitário: podes ingressar na área de trabalho social completando uma licenciatura em assistência social ou cursos relacionados. O programa de licenciatura tem usualmente 3 anos. No final, poderás ser elegível para uma bolsa de trabalho social. Os diplomas de pós-graduação também estão disponíveis em trabalho social se quiseres melhorar as tuas competências ou obter uma promoção.
- estágio: os estágios de assistente social duram cerca de três anos e incluem formação e cursos no local de trabalho. Estes podem ou não estar integrados na própria formação académica.
-
aptidões e competências
Os assistentes sociais precisam de várias competências para estarem atualizados nesta profissão exigente. Algumas das aptidões vitais incluem:
- empatia: como assistente social, deves ter a capacidade de compreender as experiências dos outros e de te colocares no lugar deles. Dessa forma, podes determinar com precisão as suas necessidades e fornecer o melhor apoio.
- comunicação: boas capacidades de comunicação são vitais para os assistentes sociais, uma vez que estes precisam de comunicar com várias pessoas. Deves conhecer as pistas verbais e não verbais para compreenderes melhor os indivíduos. Ao defenderes os direitos dos teus utentes, é crucial comunicar concisamente com os prestadores de cuidados e colegas.
- pensamento crítico: como assistente social, precisas de avaliar cada caso a partir das informações recolhidas e das entrevistas com os utentes. Esta competência também te ajuda a determinar os melhores recursos para os ajudares.
- paciência: os assistentes sociais precisam de paciência para lidar com casos complexos ou prestar assistência aos utentes que precisam de períodos mais longos para progredir. A paciência também te ajuda a evitar cometer erros que conduzem a maus resultados.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como assistente social.
-
o que é que um assistente social faz?
Um assistente social ajuda várias pessoas da comunidade a lidar com problemas ou a lidar com condições que mudam a sua vida. Também ajudas os utentes a obter necessidades básicas e a receber o apoio das autoridades relevantes.
-
qual é o salário de um assistente social?
O salário de uma assistente social em Portugal é, em média, de 1.110 euros por mês, mas pode ascender aos 15 mil euros anuais. A maioria das empresas também paga horas extraordinárias e fornece seguro médico.
-
os assistentes sociais são bem pagos?
Sim. Os assistentes sociais ganham um salário atrativo com base no seu nível de experiência. As entidades privadas pagam mais em comparação com as organizações públicas.
-
o trabalho social é uma boa carreira?
O trabalho social é uma carreira gratificante caso gostes de ajudar pessoas. Aqui, defenderás os menos afortunados na sociedade e assegurarás que eles beneficiem de programas de assistência social.
-
de que competências preciso para ser assistente social?
Como assistente social, precisas de boas capacidades de comunicação e empatia para prestares os melhores serviços aos teus utentes. Também precisas de paciência no tratamento de casos desafiantes.
-
como posso candidatar-me a uma vaga como assistente social?
Candidatares-te a um trabalho como assistente social é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!