assistente pessoal
Existe um personal assistant indispensável e dinâmico por detrás de cada gestor ou executivo de empresa bem sucedido. Nesta função, prestas um valioso apoio administrativo a um indivíduo. Descobre o que esta carreira gratificante e desafiante tem para te oferecer.
empregos como assistenteo que é um assistente pessoal?
Ao contrário de um administrador tradicional que trabalha para uma equipa, um assistente pessoal trabalha em estreita colaboração com uma pessoa, geralmente um executivo ou gestor de topo. O Personal Assistant (PA) cria um sistema de apoio administrativo que permite aos gestores utilizarem da melhor forma o seu tempo. Com o tratamento de tarefas organizacionais e administrativas, o teu gestor terá mais tempo livre para desempenhar as suas funções estratégicas.
salário médio de um assistente pessoal
O teu salário dependerá de muitos fatores, incluindo o local de trabalho, a indústria e a tua experiência. Segundo a Talent, o salário médio de um personal assistant em Portugal é de mil euros, correspondentes a 12 mil euros anuais. Ainda assim, numa posição inicial podes contar com uma remuneração em torno dos 8.426 euros anuais, sendo que, depois de teres obtido maior experiência profissional, este valor pode quase dobrar, atingindo os 16.797 euros por ano.
Usualmente, as oportunidades e salários mais elevados são predominantemente em áreas urbanas, sendo que as áreas rurais oferecem menos empregos e remunerações mais baixas, em geral, para esta profissão. Para além da compensação financeira, alguns assistentes pessoais recebem benefícios adicionais como seguro de saúde, férias pagas e ajudas de custo.
tipos de assistente pessoal
Alguns personal assistants desempenham por si mesmos as funções administrativas. Outros, formam funcionários juniores para assumirem certas responsabilidades que não são sigilosas. Na maioria dos casos, os assistentes pessoais trabalham para gestores de alto nível em empresas, organizações sem fins lucrativos ou qualquer outro tipo de organização.
trabalhar para indivíduos abastados
Alguns indivíduos abastados também empregam assistentes pessoais para os ajudarem. Neste caso, muitas vezes serás responsável pelas necessidades pessoais desse indivíduo, incluindo a manutenção de um calendário, o controlo das chamadas telefónicas e dos visitantes e a coordenação com o staff doméstico.
trabalhar como personal assistant
Cada trabalho de assistente pessoal tem o seu próprio conjunto de tarefas e deveres, mas o que se segue é um resumo do que podes esperar quando possuis este cargo.
Se estiveres interessado numa carreira dinâmica a trabalhar com os quadros superiores de uma empresa, deves considerar tornar-te assistente pessoal ou executivo. As tuas capacidades de tomada de decisão serão desafiadas à medida que gerires a tua responsabilidade de manter o teu empregador dentro dos prazos e de trabalhar com o pessoal da empresa, clientes e fornecedores em múltiplos projetos e eventos. Contudo, o cargo é gratificante, uma vez que ajudarás a suportar a responsabilidade de um gestor de alto nível.
Enquanto muitas empresas estão a avançar para a contratação de assistentes administrativos que servem múltiplos executivos, haverá sempre necessidade de assistentes pessoais que forneçam apoio individual. Como personal assistant, receberás um bom salário e terás também oportunidades de progressão na carreira.
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descrição do trabalho como personal assistant
Ao prestares apoio ao teu chefe, tens uma série de deveres e responsabilidades. As tarefas mudam muitas vezes diariamente à medida que as necessidades do gestor mudam. No entanto, algumas das tarefas mais comuns são:
- telefonemas e triagem de correspondência como o primeiro ponto de contacto
- controlar o acesso ao gestor
- coordenar as marcações e reuniões e manter o calendário do gestor
- trabalhar com eventos especiais e coordenadores de conferências
- assegurar que o empregador está totalmente preparado para reuniões importantes com os clientes
- reservar voos e arranjar transporte e alojamento para reuniões de negócios fora da cidade
- interceder junto do pessoal, clientes e fornecedores em nome do executivo/gestor
- preparação de relatórios, correspondência e apresentações
- gestão de sistemas de arquivos eletrónicos e em papel e bases de dados
- implementar e manter políticas e procedimentos administrativos
- realizar investigação de fundo e apresentar os resultados
- assegurar que a empresa cumpre as regras e regulamentos da indústria
- realizar diversas tarefas de apoio que variam de acordo com o tipo de indústria em que estás a trabalhar
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ambiente de trabalho
A maioria dos assistentes pessoais trabalha num ambiente de escritório, mas existem exceções. Os empreiteiros de construção, por vezes, empregam assistentes pessoais para ajudar na burocracia e na relação com os clientes. Isto requer viagens aos locais de trabalho, trabalho com os operários e reuniões com os clientes. Os assistentes pessoais que trabalham com famílias abastadas, políticos ou celebridades, trabalham frequentemente nas casas e não nos escritórios.
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quem são os teus colegas?
Os teus colegas irão variar dependendo do setor para o qual trabalhas, mas podes contar ter contacto com os restantes trabalhadores da empresa, fábrica ou casa onde estás a trabalhar. Deverás trabalhar em estreita ligação com gestores de negócios e altos cargos administrativos. Poderás também estar em contacto com artistas e assistentes administrativos.
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horário de trabalho
A maioria dos assistentes pessoais trabalham em horário de expediente normal. No entanto, é necessário que sejas flexível quando os prazos se estão a aproximar ou durante as épocas mais altas para o teu gestor. Muitos empregadores oferecem opções flexíveis de tempo e trabalho a partir de casa. Há também algumas oportunidades a tempo parcial neste setor.
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perspetivas de emprego
Com o avanço da tecnologia a necessidade por personal assistants poderá reduzir. Além disso, muitas empresas estão a substituir os assistentes pessoais por funções de assistentes administrativos que apoiam uma equipa de gestores. Apesar desta tendência, o teu futuro e potencial de emprego será promissor se fores contratado como assistente pessoal.
A experiência e dedicação conduzem frequentemente ao avanço na carreira de assistente pessoal. Em alguns cargos, vais gerir o pessoal e organizar o negócio pessoal do gestor. Muitos assistentes pessoais acabam por avançar para outros cargos, melhor remunerados, dentro de uma empresa.
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vantagens de encontrares o teu trabalho como assistente pessoal através da randstad
Encontrares o teu trabalho de assistente pessoal através da Randstad oferece vantagens importantes, tais como:
- uma grande variedade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda se for necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanal ou mensalmente, dependendo do trabalho
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como personal assistant é muitas vezes um trampolim para um trabalho permanente atrativo. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através de Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação & qualificações
Uma licenciatura não é geralmente um requisito para assistentes pessoais, embora alguns patrões prefiram que os candidatos tenham licenciaturas de qualificação em comunicações, serviços técnicos ou na área dos negócios. A maioria dos empregadores prefere assistentes com dois anos de experiência na área. A experiência como personal assistant é uma boa forma de ganhares o conhecimento necessário para conseguires um emprego a tempo inteiro. Muitos assistentes executivos iniciaram as suas carreiras como funcionários gerais de escritório e subiram na hierarquia.
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aprender através da experiência
A forma mais comum de formação na empresa é a formação em exercício profissional. As grandes empresas fornecem por vezes cursos internos para te apresentar a vários aspetos do negócio. Muitos personal assistants começam como assistentes administrativos. Nesta função, ganharás experiência organizacional e administrativa, tornando-te um candidato privilegiado para o progresso.
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educação contínua
Ainda que nem sempre seja necessário, cursos avançados em certas disciplinas aumentarão as tuas hipóteses de encontrares emprego em indústrias específicas. Por exemplo, teres um curso de inglês será atrativo para uma editora à procura de um assistente pessoal. Outros cursos relevantes que aumentam as probabilidades de encontrares emprego incluem:
- Negócios
- Gestão
- Estudos administrativos
- Software informático
Se trabalhares para um diretor executivo, poderás obter uma licenciatura em administração de empresas ou frequentar outros cursos relevantes. A conclusão de cursos avançados conduz frequentemente a promoções e aumentos salariais.
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aptidões e competências
Para além da experiência administrativa, existem competências específicas, talentos e capacidades naturais que funcionam a favor de assistentes pessoais bem sucedidos.
- organização: A maioria dos assistentes pessoais são obrigados a fazer multitasking. Projetos múltiplos em várias fases de realização requerem capacidade de organização. Seres capaz de estabelecer prioridades é um trunfo importante.
- flexibilidade: As coisas raramente correm como planeado. Isto é verdade tanto nos negócios como na vida. Como assistente pessoal, é preciso que sejas capaz de pensar rapidamente e tomar decisões para manter os projetos no bom caminho.
- tato e discrição: Não é fácil trabalhar com todos os gestores. Pode ser tentador desabafar frustrações aos colegas de trabalho ou nas redes sociais. No entanto, é sempre melhor absteres-te de discutir os aspetos negativos do teu trabalho, exceto com pessoas de maior confiança.
- comunicação oral e escrita: Quaisquer instruções que forneças ao pessoal júnior, clientes e fornecedores deve ser clara e concisa. Isto é importante quer as instruções sejam faladas ou escritas.
FAQs
Aqui estão as perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como assistente pessoal.
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o que é que um assistente pessoal faz exatamente?
Um assistente pessoal fornece apoio individual a outra pessoa, tal como um executivo, uma celebridade ou um político. Nesta posição, o teu papel é manteres o teu gestor dentro do horário e tratares de tarefas administrativas morosas por eles.
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quais são as 3 principais competências para um cargo de assistente pessoal?
As três competências de topo que um assistente pessoal deve possuir são:
- discrição: Os assistentes pessoais têm frequentemente acesso a informações confidenciais. Como tal, é vital para a gerência superior sentir-se confortável de que as atas das reuniões confidenciais ou de clientes serão mantidas em privado.
- gestão do tempo: Para seres um assistente pessoal bem sucedido, o teu gestor deve confiar que quaisquer tarefas serão concluídas a tempo, de forma eficiente e minuciosa. Uma das principais razões pelas quais os gestores empregam assistentes pessoais é para evitarem ficar atolados em tarefas administrativas.
- comunicação: Seres capaz de comunicar eficazmente é vital para o sucesso. Os assistentes pessoais são o primeiro ponto de contacto para a maioria dos clientes, fornecedores, amigos e familiares. Se comunicares as instruções e desejos do teu gestor de forma clara e concisa, o teu escritório funcionará sem problemas.
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de que qualificações necessito para um assistente pessoal?
Não são exigidos diplomas específicos para te tornares um assistente pessoal. No entanto, a maior parte das empresas olhará favoravelmente para os candidatos com licenciaturas. Se quiseres ser um assistente pessoal, é bom que tenhas competências e experiência administrativa. Além disso, um assistente pessoal bem sucedido deve ter um profundo conhecimento do gestor. No teu papel, aprendes como funciona o gerente, como ele quer as coisas feitas e quais são as suas especificidades pessoais. É preciso que adquiras o hábito de antecipar o que o gestor precisa e que estejas disposto a tomar a iniciativa para fazer as coisas.
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ser assistente pessoal é uma boa carreira?
Ser um assistente pessoal é uma carreira gratificante e muitas vezes entusiasmante. Nesta posição, terás um efeito positivo direto no teu gestor. Se gostares de trabalhar com pessoas, de fazer multitasking e não te importas com o stress dos prazos, vais adorar este cargo.
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de que competências precisas para seres um personal assistant?
Algumas competências específicas irão ajudar-te a obter uma vantagem na competição. Elas incluem conhecimentos de uma língua estrangeira, estenografia e datilografia de áudio. O conhecimento de uma indústria ou campo específico ou a experiência na mesma também podem ser muito úteis. Espera-se que todos os assistentes pessoais demonstrem as suas competências de:
- comunicação oral e escrita
- gestão e organização do tempo
- trabalhar com outras pessoas
- discrição e uma profunda compreensão da importância da confidencialidade
- tomada de decisões e a capacidade/vontade de tomar a iniciativa
- multitasking
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como posso candidatar-me a uma vaga como assistente pessoal?
Candidatares-te a um trabalho como assistente pessoal é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!