arquiteto
A arquitetura é uma das bases de todas as sociedades e os arquitetos são responsáveis por muitos aspetos dos nossos ambientes físicos. Através de projetos de um arquiteto são construídas as estruturas onde vivemos, onde brincamos, onde trabalhamos e comemos.
ver oportunidadeso que é um arquiteto?
A arquitetura não se trata simplesmente de construir um ambiente físico. Os arquitetos moldam-nos e contam as nossas histórias. O trabalho deles identifica uma região e distingue os valores da sociedade através da construção das nossas estruturas. Como arquiteto concebes as nuances culturais que definem a forma como escolhemos apresentar-nos. Usas a ciência e a arte enquanto te inspiras na sociologia, psicologia e economia. Como arquiteto passas o tempo a compreender as nossas comunidades e - com uma compreensão emocional, tecnológica e intelectual - crias espaços que ligam e unificam as pessoas.
Um arquiteto é um profissional formado e licenciado, qualificado para desenhar e aconselhar sobre o planeamento e execução estética única de estruturas. Mas há muito mais para um arquiteto do que apenas projetar edifícios. Estás interessado em saber como te podes tornar um arquiteto? Continua a ler para obteres informações sobre como entrar na indústria e as tuas perspetivas futuras.
salário médio de um arquiteto
Em Portugal, segundo a Talent, o salário médio de um arquiteto ronda os 1.667 euros mensais, o que corresponde a cerca de 20 mil euros por ano. Ainda assim, a variação do salário pode ir dos 15 mil euros por ano em níveis de entrada e escalar até aos 42.500 euros anuais, dependendo da experiência e do setor de trabalho. Pode haver prémios e bónus anuais associados a esta via profissional.
a arquitetura é uma carreira com futuro?
As perspetivas futuras para a indústria da arquitetura são pouco claras. Assistimos, pois, a um aumento dos regulamentos e burocracia no setor, que se faz acompanhar de uma escassez de profissionais da construção e que é acentuado pelo custo crescente de muitos materiais de construção devido à forte inflação. A gestão deste setor apresenta, atualmente, desenvolvimentos mais complicados e um futuro mais incerto. Ainda assim, isto também significa que arquitetos experientes e altamente qualificados são procurados - dando, potencialmente, ao candidato até a possibilidade de escolher os trabalhos que quer realizar.
tipos de arquiteto
Existem áreas únicas na arquitetura. Além disso, os arquitetos podem exercer atividades alternativas. Em qualquer uma destas profissões, um arquiteto pode ser trabalhador por conta própria ou trabalhar num escritório. Antes de escolher profissões específicas, vale a pena compreender os tipos de empregos em arquitetura e design e as descrições dos empregos para os quais os potenciais empregadores estão a contratar.
-
arquitetos residenciais
Como arquiteto residencial utilizas programas de perícia artística e design para criar, moldar e remodelar áreas residenciais. Estas incluem casas, torres residenciais e outras estruturas. Projetas e desenhas planos e podes até ser responsável pelo desenvolvimento de um orçamento para a construção.
-
arquitetos comerciais
Como arquiteto comercial projetas edifícios de escritórios e outras estruturas para empresas. Podes ser responsável por:
- Edifícios governamentais
- Escolas
- Hotéis
- Pontes
- Edifícios residenciais com várias unidades
- Museus
- Edifícios de escritórios/arranha-céus
- Edifícios públicos
-
arquitetos paisagistas
Se alguma vez estiveres sentado num parque ou parque infantil ou a utilizar uma instalação desportiva local, podes seguir a história da sua existência diretamente até um arquiteto paisagista. Estes estão formados com uma orientação para o desenvolvimento de espaços exteriores. O alcance do arquiteto paisagista vai desde os campus universitários em expansão até aos jardins públicos minimalistas. Nesta função deves usar a tua criatividade para implementar espaços seguros para as comunidades. Esta é uma grande responsabilidade, pois um projeto ao ar livre pode exigir muito mais de design do que até um arranha-céus. Como arquiteto paisagista precisas de ter um entendimento sobre as plantas, caminhos, árvores e muito mais. Cada caraterística do layout é da tua responsabilidade, desde onde colocar as entradas e sanitários até à decisão de onde ficam as bancadas.
-
arquitetos de design de interiores
Neste papel, és um profissional responsável por assegurar que os elementos interiores de um edifício são confortáveis e seguros, assim como visualmente apelativos. Os arquitetos (e designers) de interiores tratam de tudo, desde garantir que os pavimentos individuais de um novo edifício cumprem os regulamentos até à remodelação de cozinhas numa casa privada. Nesta função tens de ter em conta que nem todos os designers de interiores são arquitetos. Alguns profissionais utilizam o seu olho para os detalhes para gerirem cores e tecidos com uma sensibilidade artística. Eles pesquisam e comparam elementos variáveis para formar um conjunto coeso.
-
arquitetos de design urbano
Tal como os arquitetos paisagistas, como arquiteto de design urbano estarás encarregue de criar projetos em grande escala. A diferença é que, enquanto arquiteto de design urbano, utilizas a tua formação para construíres bairros. Desenhas um ou vários blocos paisagísticos para alcançares uma estética desejada. Dependendo do projeto, podes ter de considerar estruturas específicas e de decidir onde colocar arbustos e árvores.
-
arquitetos de design ecológico
Esta é uma área em crescimento, que irá provavelmente continuar a expandir-se a par das preocupações ecológicas. Os arquitetos de design ecológico desenvolvem planos ao mesmo tempo que se concentram no impacto que os seus projetos terão no ecossistema. Estes arquitetos devem compreender a complexidade dos planos ambientalmente corretos. Quer se trate de conservação de energia ou de gestão de água limpa, os arquitetos de design ecológico têm de aplicar as melhores práticas e materiais para alcançarem resultados desejáveis para o cliente e seguros para o ambiente. Este é o campo arquitetónico com maior probabilidade de crescer à medida que as soluções amigas do ambiente se tornam mais desejáveis.
-
arquitetos industriais
Espera-se que um arquiteto que aborde um edifício industrial desenvolva um edifício que facilite o bom funcionamento de operações comerciais. Nesta função, deves considerar as propriedades únicas de todas as diferentes necessidades empresariais - um fabricante de automóveis não precisa das mesmas instalações que um produtor de laticínios, por exemplo. Mesmo as empresas do mesmo setor podem exigir processos diferentes. Em geral, um arquiteto industrial tem de ter um profundo nível de compreensão destas instalações para criar projetos que satisfaçam as especificações mais exigentes.
-
responsabilidades alternativas de um arquiteto
Há muitas coisas que um arquiteto pode fazer em projetos de construção, para além das tarefas inicialmente esperadas deles. Conhece as seguintes:
- técnico de arquitetura: um técnico de arquitetura utiliza as suas competências técnicas para ajudar os arquitetos a projetar edifícios. O teu talento é, neste caso, normalmente aplicado em alterações e remodelações.
- inspetor de edifícios: um inspetor de edifícios é um consultor profissional em projetos imobiliários e de construção. Podes estar envolvido em reparações modestas ou num remodelamento completo de uma megaestrutura.
- inspetor de desenvolvimento: os inspetores de desenvolvimento planeiam e aconselham projetos, ajudando os clientes a tomar decisões inteligentes relacionadas com os seus investimentos.
- gestor de projetos de construção: os gestores de projetos de construção trabalham em locais de construção, liderando a produção do princípio ao fim. Por trabalharem em estreita colaboração com supervisores de obra e outros construtores, vão garantir que os projetos terminam em segurança e dentro do orçamento.
- engenheiro estrutural: os engenheiros estruturais devem considerar os impactos das condições ambientais e do uso humano na conceção de estruturas que estejam expostas a potenciais tensões. Isto inclui estruturas em risco de rotação, colapso ou vibração.
- urbanista: este campo especializado é essencial para a gestão de cidades, aldeias, vilas e zonas rurais. Pode incluir questões económicas, sociais e ambientais, bem como a construção de edifícios, parques e serviços públicos.
trabalhar como arquiteto
Onde estaríamos nós sem arquitetos? Os arquitetos dão o primeiro passo para cada casa, edifício de escritórios, restaurante, parque, escola e muito mais. Um arquiteto deve combinar diversas disciplinas para criar projetos funcionais. E deve fazer tudo isto enquanto aborda os protocolos de saúde e segurança, bem como os regulamentos de construção.
-
descrição do trabalho como arquiteto
De um modo geral, o teu papel como arquitecto será o de te envolveres regularmente nas seguintes atividades e procedimentos:
- Desenvolver e liderar projetos desde o conceito até ao desenvolvimento.
- Consultar as diferentes partes para determinar os requisitos de um projeto.
- Reunir os desenhos e documentos de construção que gerem as especificações exatas de uma construção.
- Coordenar a preparação e alterações arquitetónicas para o desenvolvimento de estruturas e locais novos e existentes.
- Gerir e organizar a documentação das licenças.
- Colaborar com equipas, empreiteiros ou subempreiteiros em todas as áreas de negócio.
- Resolver questões de conceção complicadas com respostas práticas e inovadoras.
- Modificar os planos para atender às necessidades dos clientes e das vendas.
-
ambiente de trabalho
A maioria dos arquitetos trabalha a partir de gabinetes onde são elaborados projetos, apresentados pedidos de licenças e elaboradas estimativas de custos. Muito disto é feito num computador; contudo, os arquitetos podem também deslocar-se a locais de construção para negociar com agentes de obra, engenheiros civis, clientes e empreiteiros. Em outras funções de arquitetura, terão de telefonar ou encontrar-se com desenhistas, engenheiros, profissionais de serviços públicos e outros arquitetos.
-
horário de trabalho
Como arquiteto podes trabalhar horas irregulares para cumprires prazos, especialmente se estiveres a fazer gerir várias tarefas de diferentes projetos. O desempenho do trabalho exige precisão, pois um erro arquitetónico cria riscos para as estruturas e edifícios. As tuas decisões como arquiteto têm impacto nas comunidades, e é uma grande responsabilidade as assumir. Contudo, tens uma certa liberdade para gerir tarefas e objetivos na tua agenda, desde que não interfiram com os projetos dos teus clientes.
-
avanços tecnológicos
Atualmente, os arquitetos utilizam programas de computador como o AutoCAD e o BIM. Há também muitas tecnologias baseadas na cloud para a criação de designs. Além disso, a IA e a IoT estão a substituir muitos processos tradicionais e a racionalizar os processos arquitetónicos. Grandes dados estão a mudar a forma como os arquitetos recolhem informação para projetar edifícios mais eficientes e únicos. Provavelmente, os avanços mais incríveis seriam a Realidade Virtual (RV) e a Realidade Aumentada (RA). A RV recebe conceitos e devolve uma experiência real de vida em que se caminha através de projetos em ambientes tridimensionais. A RA fornece toque 3D e som a planos 2D, ajudando à deteção de perigos e permitindo aos projetistas aprofundar nos mais pequenos detalhes de uma potencial construção.
-
vantagens de trabalhares como arquiteto pela randstad
Encontrar o teu trabalho como arquiteto através da Randstad oferece vantagens importantes, como por exemplo:
- uma grande diversidade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda, se necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanalmente ou mensalmente, dependendo do trabalho realizado
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como arquiteto é muitas vezes um trampolim para um apelativo trabalho permanente. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através da Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
"Completei recentemente o meu estágio e entrei para o escritório como arquitecto júnior a tempo inteiro. Atualmente, estou envolvido na modernização de uma ponte que tem estado a precisar de reconstrução. Tenho vindo a trabalhar nisto desde a minha entrevista! Provavelmente serão quatro anos para completar a obra, mas tenciono levá-la até ao fim. Estou a trabalhar com um grupo que me vai levar ao próximo nível na minha carreira e nunca pensei que estaria tão entusiasmado por me levantar e ir trabalhar."
educação e qualificações
Desde o início da universidade até à realização de um exame final de qualificação, pode levar entre cinco e sete anos para te tornares um arquiteto plenamente qualificado (cinco de licenciatura e o tempo de mestrado ou pós-graduação).
Durante os teus estudos, vais explorar:
- História da arquitetura
- Engenharia arquitetónica
- Teoria do design
- Ciências físicas
- Design de edifícios
- Artes Liberais
- Matemática
- Design gráfico
- Experiência em estúdio de design
É também necessário tempo de prática para ganhares experiência e estares plenamente qualificado, sendo reconhecido pela Ordem dos Arquitetos, a entidade que regula esta atividade em Portugal.
aptidões e competências
Ser um arquiteto de sucesso exige que reúnas muitas capacidades diferentes. Seres capaz de trabalhar de forma criativa e mais estruturada, seres flexível e organizado: tudo isto é fundamental.
- aptidão analítica: um arquiteto deve possuir conhecimentos abrangentes de matemática, ciência e elementos de design. O trabalho de arquitetura requer geralmente precisão em todas estas frentes.
- comunicação: os arquitetos devem perscrutar conceitos utilizando uma série de canais de comunicação. O aspeto de colaboração da profissão exige que sejas capaz de transmitir claramente as tuas mensagens a vários interessados e colaboradores.
- criatividade: um toque artístico é fundamental para desenhares, organizares e traçares planos. Um arquiteto tem de misturar perfeitamente funcionalidade e forma. Colocas impactos ambientais na equação e consideras a melhor forma de representares uma comunidade e a intenção dos seus líderes de formas inovadoras.
- organização: os registos são uma parte importante das atividades quotidianas de um arquiteto. Plantas, documentos e desenhos, contratos, correspondência e muito mais são fundamentais para a gestão de um projeto. É também vital acompanhar as listas de materiais, detalhes do projeto, análise de custos e progresso dos gráficos. Um arquiteto precisa de compreender a importância de rastrear todos os materiais relativos aos seus projetos de uma forma maneirada.
- perícia técnica: o software e a tecnologia digital estão a mudar o jogo. Nenhum arquiteto se pode dar ao luxo de não acompanhar as ferramentas tecnológicas para poder manter-se competitivo. Se não te mantiveres atualizado com as últimas ferramentas e programas poderás, em última análise, tornar-te menos apelativo para potenciais clientes e empregadores.
- capacidades de visualização: os arquitetos têm de olhar para cada parte de uma estrutura, relacioná-la com todas as outras secções e manter um reconhecimento espacial de como todos os componentes funcionam em conjunto. Têm também de ser excecionalmente competentes em desenho técnico.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQs) sobre trabalhar como arquiteto.
-
como é que funcionam os honorários dos arquitetos?
Depende da situação. Os profissionais independentes terão, cada um, os seus próprios honorários de base e procedimentos de pagamento. Podem cobrar à hora por trabalho de consultoria ou uma taxa global com base no âmbito do projeto. Se estiveres a trabalhar com um empreiteiro ou com uma empresa que tenha o seu próprio pessoal de arquitetos, será praticamente o mesmo processo, exceto que os honorários de arquitetura serão provavelmente incluídos com outros honorários por serviços oferecidos pela empresa.
-
o que é que está envolvido no processo de design?
Os períodos de consultoria permitirão que os principais interessados apresentem a sua visão para um projeto. Como arquiteto farás uma avaliação visual do sítio antes de desenvolveres ideias baseadas em conceitos abrangidos pela consultoria. Isso conduzirá a um conceito de design. Se fizer parte do contrato, desenvolverás prazos e orçamentos de construção. Nesta altura, como arquiteto, elaboras um projeto detalhado utilizando software fiável como o CAD.
-
qual é a melhor escola para um arquiteto?
O termo "melhor" pode ser enganador. O currículo de uma universidade pode inclinar-se para a arquitetura verde, outro pode especializar-se no design de arranha-céus. São regularmente produzidas tabelas que classificam os melhores estabelecimentos de ensino para estudantes que queiram embarcar em estudos de licenciatura em arquitetura.
-
como posso candidatar-me a uma vaga de arquiteto?
Candidatares-te a um trabalho como arquiteto é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!