analista de negócios
És analítico? Gostas de pensar fora da caixa e de ter ideias de brainstorming? Então uma carreira como analista de negócios é adequada para ti. Como analista de negócios, irás analisar os dados da empresa, desde registos financeiros a informações sobre as vendas. Também avaliarás modelos de negócio e implementação de tecnologia para várias indústrias. A partir desta análise, podes recomendar formas de melhorar a produtividade de uma empresa.
ver oportunidadeso que é um analista de negócios?
O teu trabalho é ajudar o teu empregador a melhorar a produtividade, resolver problemas empresariais existentes, e alcançar os objetivos. Um analista de negócios (também conhecido como analista empresarial) trabalha em conjunto com analistas de dados para analisar as questões que afetam a rentabilidade. Como analista de negócio, irás verificar a informação financeira e os dados da empresa para encontrar lacunas no modelo de negócio que atrasam a produtividade. Também asseguras que a empresa funciona num nível otimizado, identificando desperdícios e introduzindo tecnologias que aumentam a sua produtividade. Após a análise, forneces recomendações para melhorar os processos empresariais, software e produtos.
Para além de analisares os dados internos da empresa, monitorizarás as tendências do mercado e fornecerás soluções viáveis para os problemas da empresa. Terás também um papel de aconselhamento sobre os investimentos da organização e o melhor momento para vender os ativos da empresa.
Uma carreira como analista de negócios está ligada à tecnologia da informação (TI), uma vez que contarás com os conhecimentos estatísticos dos profissionais de TI para analisares dados e tirares conclusões. Podes trabalhar em vários setores empresariais, desde TI até ao setor industrial e comercial. A maioria das indústrias depende da tua perícia para expandir a sua produção e aumentar a sua eficiência. Como analista de negócios precisas de ter competências analíticas excecionais e um pensamento criativo para desenvolver soluções para uma série de problemas empresariais. Irás também aprender novas técnicas analíticas.
Trabalhar como analista de negócios adequa-se às tuas capacidades analíticas e de criatividade? Então continua a ler para descobrires de que competências e qualificações precisas para prosperares num papel de analista de negócios.
o que faz um coordenador?
Como coordenador, organizas equipas e trabalhas em estreita colaboração com gestores de projetos e outros gestores. Também comunicas com intervenientes externos para assegurar que os padrões do projeto vão ao encontro das expetativas. Se o projeto tiver um gestor de projeto, o coordenador trata das tarefas administrativas, como responder a chamadas telefónicas, tomar notas em reuniões, e prestar serviços ao cliente. Também fiscaliza a orçamentação e supervisiona os vendedores de um projeto.
Uma vez que os coordenadores trabalham em vários setores, os seus conjuntos de competências são diversos. Contudo, os coordenadores de sucesso são eficientes, organizados, e possuem boas competências interpessoais. É crucial ser um excelente planificador para sincronizar e executar tarefas complexas com diferentes grupos.
Trabalhar como coordenador seria adequado para as tuas capacidades de organização e planeamento estratégico? Então, continua a ler para descobrires quais as competências e qualificações de que necessitas para prosperar num papel de coordenador.
salário médio de um analista de negócios
Um analista de negócios recebe um salário médio de 35 mil euros anuais, correspondentes a 2.478 euros mensais. Como é usual, este é um trabalho que pagará melhor de acordo com a experiência, sendo que o valor de salário inicial poderá ser inferior, aumentando quando passares a ser um analista de negócios júnior.
Embora muitos analistas de negócios não sejam trabalhadores permanentes ou a tempo inteiro, algumas empresas oferecem benefícios e subsídios. Por exemplo, receberás seguro médico, transporte e subsídio de habitação. Também poderás ser elegível para bónus de fim de ano e pagamento de horas extraordinárias por trabalhares horas extra.
como aumentar o seu salário como analista de negócios
Uma função de analista de negócios é uma posição inicial na carreira de analista de negócios, mas o teu rendimento irá aumentar à medida que aprendes as regras e ganhas experiência. Por exemplo, as tuas qualificações académicas determinarão o teu escalão de remuneração.
Para além do bacharelato obrigatório para o programa de pós-graduação, podes melhorar o teu salário com qualificações ou certificações de pós-graduação. Ter experiência prévia em funções relacionadas também aumenta os teus ganhos.
Alguns locais de trabalho são melhores para os analistas de negócios. Trabalhar em Lisboa poderá oferecer uma remuneração, mas o custo de vida na capital é, também, mais elevado do que nutras regiões portuguesas.
tipos de analista de negócios
Os analistas de negócios graduados têm vários conjuntos de competências que podem enquadrar-se nas seguintes categorias:
- analistas de negócios licenciados em TI: como analista de negócios de TI, o teu foco está nos aspetos técnicos de uma organização. Analisarás a utilização de recursos de TI nos processos empresariais e recomendarás formas de os melhorar para uma melhor eficiência. Também identificarás as necessidades de TI empresariais e criarás planos ou estratégias para melhorares a integração de software.
- analista empresarial de dados: um analista de negócios pode concentrar-se na análise de dados empresariais e tornar-se parte da equipa que desenvolve formas de recolher e analisar dados para uma melhor interpretação.
- analista de sistemas empresariais: como analista de sistemas empresariais, recolhes e analisas dados de vários sistemas. Também ofereces recomendações sobre as áreas de aperfeiçoamento.
Encontra o teu novo emprego.
Estás à procura de um emprego? Temos muitas vagas adequadas para ti. Vamos procurar juntos!
trabalhar como analista de negócio
Como analista de negócios, trabalhas com gestores e líderes de empresas para resolveres problemas ou desenvolveres estratégias de eficiência. As tuas soluções podem incluir o desenvolvimento de novos produtos ou a introdução de programas informáticos.
-
deveres e responsabilidades
O papel específico de um analista de negócios depende do seu empregador, mas as tarefas mais comuns incluem:
- pesquisar e documentar informação: como analista de negócios, é necessário que compreendas o processo de produção da empresa e todos os aspetos relacionados. Isso significa que deves recolher informação de vários departamentos para os ajudares a avaliar o processo em termos de custos e eficiência. Algumas das informações que irás recolher incluem receitas de vendas, despesas, dívidas, e horários dos funcionários.
- analisar dados: o teu papel principal é avaliar os dados internos da empresa, e identificares deficiências nos modelos de negócio. Como analista empresarial, estarás familiarizado com as ferramentas estatísticas que te ajudarão a compilar a informação para uma fácil interpretação. Ao identificares os fatores que afetam os modelos de negócio atuais, poderás recomendar soluções para melhorar o desempenho empresarial. Um superior da área da análise de negócios irá aprovar as tuas recomendações antes da implementação.
- agir como ligação entre as partes interessadas e a direção: como analista de negócios, és responsável pela relação com várias partes interessadas durante o desenvolvimento e implementação de novos modelos de negócio. Traduzes os requisitos empresariais para múltiplos departamentos com a finalidade de melhorar a eficiência e promover objetivos organizacionais.
- previsão das tendências do mercado: como analista de negócios, precisas de te manter atualizado sobre as tendências do mercado e de prever o impacto da implementação de novos modelos de negócio. Por exemplo, as alterações num preço significativo das matérias-primas podem atrasar a produção e duplicar as despesas. As tuas recomendações teriam em conta as flutuações nas tendências da indústria.
- conceber novos modelos de negócio: poderá ser-te atribuída a tarefa de conceber um novo modelo de negócio. A conceção de um modelo de negócio requer a análise dos sistemas e tecnologias atuais. Se os sistemas atuais podem funcionar melhor com algumas adaptações, sugerirás que estas sejam atualizadas.
-
ambiente de trabalho
Um analista de negócios pode trabalhar em qualquer indústria, desde empresas tecnológicas a instituições financeiras e agências governamentais. Alguns analistas de negócios trabalham internamente para uma determinada empresa, enquanto outros trabalham em empresas de consultoria que servem várias organizações. Normalmente, os teus ambientes de trabalho são num escritório; trabalhas em computadores e colaboras com diferentes departamentos.
-
quem são os teus colegas?
Como analista de negócios, poderás trabalhar em diversos setores. Isto significa que terás uma grande diversidade de colegas, incluindo analistas de dados e administradores de sistemas e contabilistas. Também poderás ter de trabalhar com gerentes de produção, analistas empresariais, gestores de TI, assim como outros tipos de gestores de negócios e produção, e os profissionais de recursos humanos.
-
horário de trabalho
O horário de trabalho de um analista de negócios varia em função das cláusulas de emprego. Por exemplo, se estiveres empregado a tempo inteiro, terás de trabalhar 39 horas por semana. O teu dia de trabalho será entre as 9h e as 17h, com trabalho extraordinário regular à noite. Também trabalharás ocasionalmente aos fins-de-semana. Em funções a tempo parcial ou contratos a curto prazo, trabalharás durante meio dia, que poderá ser definido de manhã ou de tarde. Por vezes, viajarás para te encontrares com clientes em locais fora do escritório ou para participares em eventos da empresa.
-
perspetivas de emprego
Os analistas de negócios têm geralmente oportunidades de carreira em vários setores empresariais. Um analista de negócios pode tornar-se um analista de negócios júnior e progredir para os níveis superiores. Os analistas empresariais também podem especializar-se na análise de inteligência de mercado, análise de dados ou funções de analistas empresariais de TI. Quando adquirem alguns anos de experiência, podem passar para posições de gestão ou tornar-se consultores.
-
vantagens de encontrar trabalho como analista de negócios através da randstad
Encontrar o teu emprego de analista de negócios através da Randstad oferece vantagens importantes, tais como:
- uma grande variedade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente, para te ajudar, se for necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanal ou mensalmente, dependendo do trabalho
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um emprego temporário como analista empresarial é frequentemente um trampolim para um emprego permanente atrativo. Todos os anos, milhares de pessoas ganham um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através de Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação e aptidões
Podes tornar-te um analista de negócios pelas vias seguintes:
- universidade: qualquer licenciatura que ensine aptidões analíticas pode ajudar-te a iniciares a tua carreira como analista de negócios. No entanto, a maioria dos empregadores procura licenciados em gestão de empresas, sistemas de informação empresarial ou informática. Licenciatura e mestrado nestas áreas irão dar-te vantagens, sendo ainda importante que, após a formação de graduação, consideres fazer um estágio profissional ou juntares-te a um programa de estágio, para melhorares as tuas competências.
- estágio: ao concluíres um estágio superior de analista de negócios ou um estágio de gestão de projetos, podes tornar-se um analista de negócios.
aptidões e competências
Como analista de negócios, necessitas de ter as seguintes competências:
- capacidade de resolução de problemas: o teu papel principal é identificar as práticas nas estratégias empresariais que não estão a alcançar o seu pleno potencial. Avaliarás os problemas e formularás soluções práticas. Isso significa que terás a capacidade criativa de resolução de problemas para dares um contributo substancial durante as sessões de brainstorming.
- capacidade de comunicação: um analista de negócios deve ser capaz de traduzir ideias, dados e conclusões da linguagem técnica para uma linguagem simples, que os interessados compreendam. Excelentes competências de comunicação irão ajudar-te a estabelecer o contacto com os clientes para identificares as exigências de cada negócio.
- competências analíticas: terás de ter as competências analíticas para avaliar grandes quantidades de dados e desenvolver ideias para corrigir problemas.
- competências informáticas: como analista de negócios, terás de ter as competências e conhecimentos de informática para te ajudarem a compreender como funcionam os sistemas técnicos. Utilizarás também métodos estatísticos computorizados para analisares os dados.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como analista de negócios.
-
o que faz um analista de negócios?
Um analista de negócios avalia processos empresariais e modelos de trabalho para determinar eventuais falhas de eficiência que necessitam de ser melhoradas. Analisam também os dados da empresa e fornecem recomendações para melhorar o desempenho e a produtividade.
-
o trabalho como analista de negócios é bem pago?
Trabalhar como analista de negócios é uma carreira promissora com um salário atrativo. Podes melhorar o teu salário ao melhorares a tua experiência e o nível de competências que deténs.
-
quanto recebe um analista de negócios?
O teu salário como analista de negócios irá aumentar ao longo da carreira. Segundo os dados da Indeed, o salário médio de um profissional desta área em Portugal ronda os 35 mil euros.
-
analista de negócios é uma boa carreira?
Claro! Os analistas de negócios ajudam as empresas a crescer e a alcançar os seus objetivos. Também melhoram a eficiência e reduzem o desperdício na produção.
-
analista de negócios é um trabalho de TI?
Embora o trabalho de um analista de negócios esteja intimamente relacionado com a TI, não é um trabalho de TI, a menos que um analista de negócios opte por se especializar em tecnologia da informação.
-
como posso candidatar-me a uma vaga como analista de negócios?
Candidatares-te a um trabalho como analista de negócios é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!