analista
Tens uma mente analítica? És um pensador crítico? Deves, então, considerar uma carreira como analista. O teu trabalho envolverá a recolha de dados, análise e interpretação dos mesmos para desenvolver etapas de ação viáveis para otimizar os processos empresariais e aumentar os lucros. Os analistas são cruciais em muitos setores e indústrias diferentes e são responsáveis pela análise de diferentes tipos de estatísticas ou dados.
ver oportunidadeso que é um analista?
Como analista, recolhes e interpretas dados. Identificas tendências para decidir que medidas devem ser tomadas por uma empresa para maximizar os seus lucros. Os analistas avaliam tipicamente diferentes tópicos para fornecer feedback aos seus clientes ou empregadores. Podes trabalhar para empresas públicas e privadas, bancos de investimento, companhias de seguros e instituições financeiras.
Para seres bom no teu trabalho, tens de trabalhar bem com os teus pares, clientes e superiores para comunicares as informações necessárias. Tens de levar a sério as tuas responsabilidades porque um pequeno engano ou erro de cálculo pode ter um forte impacto em tudo, desde preços de ações a estratégias empresariais.
Como analista, precisas de ter confiança para utilizar folhas de cálculo e trabalhar com números para garantires a maior precisão. É também essencial a comunicação das tuas ideias para poupar tempo e melhorar a eficiência.
Nas empresas, os analistas examinam e estudam sistemas, processos e operações e supervisionam a integração tecnológica. Estes profissionais também analisam a forma como as organizações geram receitas. Ajudam a tomar decisões através da recolha e interpretação de dados, permitindo às empresas prever com precisão os eventos futuros. Parte do teu trabalho exige que te mantenhas atualizado sobre as tendências do mercado ou da indústria e de novas normas e disposições.
Será que trabalhar como analista se adequaria às tuas capacidades de pensamento crítico? Então, continua a ler para descobrires de que competências e qualificações precisas para prosperar num papel de analista.
salário médio de um analista
De acordo com a Talent o salário médio de um analista em Portugal é de 1.280 euros por mês, o que corresponderia a cerca de 15.360 euros anuais. Num nível inicial o teu salário pode ser de 13.319 euros anuais, valor que pode aumentar significativamente à medida que as tuas responsabilidades, competências e experiência aumentam, podendo chegar a atingir os 27 mil euros por ano.
O teu salário também depende fortemente do setor para o qual trabalhas, sendo natural que recebas um melhor salário como analista financeiro do que, por exemplo, como analista de negócios. Este salário exponenciado deve-se ao papel fundamental dos analistas financeiros para a tomada de decisões comerciais e empresariais.
como aumentar o teu salário como analista
Como analista, o teu salário depende das tuas qualificações e nível de experiência. Quando tens uma pós-graduação, os teus ganhos são superiores aos de alguém com um diploma de licenciatura. Teres um nível de experiência inicial oferece-te um salário de estagiário, enquanto que aqueles com cinco anos de experiência ganham salários de topo. A tua especialização também pode influenciar as tuas taxas salariais. É por isso que os analistas financeiros recebem melhores salários em comparação com os analistas gerais.
A tua localização pode influenciar o teu potencial de rendimentos. A maioria das grandes cidades são centros financeiros e têm grandes empresas que dependem dos analistas de dados para tomar decisões. Portanto, os analistas que trabalham nas cidades têm um potencial de rendimentos mais elevado do que os que trabalham em cidades mais pequenas.
tipos de analistas
Existem muitos tipos de analistas em diferentes indústrias. Cada cargo é único, com diferentes responsabilidades profissionais. Alguns dos tipos mais comuns de analistas incluem:
- analista de negócios: como analista de negócios (business analyst), o teu foco está na geração de relatórios e métricas de índice de desempenho chave. Relatas diretamente a vice-presidentes, diretores e gestores. Os analistas de negócios também se reúnem com os clientes para descobrirem problemas e desenvolverem soluções.
- analista de investigação: como analista de investigação, crias relatórios de investigação sobre ativos, títulos para um cliente ou para uso interno. Os analistas de investigação têm um elevado nível de precisão e a capacidade de reconhecer tendências e padrões.
- analistas financeiros: como analista financeiro, conduzes análises monetárias e económicas para uso interno ou para clientes externos. Ofereces conhecimentos e orientação a indivíduos ou organizações que tomam decisões de investimento.
- analista de marketing: os analistas de marketing monitorizam e melhoram os esforços de marketing utilizando diferentes ferramentas de marketing. Trabalham frequentemente para empresas de relações públicas e grupos de comunicação.
- analista de suporte ou apoio: como analista de apoio, trabalhas em operações de serviço ao cliente e frequentemente lidas com políticas de reembolso, centros de suporte e com o feedback relativamente a produtos.
trabalhar como analista
Como analista, recolhes e analisas informações utilizando várias ferramentas e ajudas o teu empregador a tomar as decisões empresariais corretas. Vamos explorar as funções e responsabilidades de um analista.
-
descrição do trabalho de um analista
Algumas das funções de um analista incluem:
- desenvolvimento de instrumentos de recolha de dados: como analista, utilizas instrumentos de recolha de dados para recolheres dados e analisares informações. Antes de recolheres dados, é necessário desenvolveres os instrumentos de que necessitas para o teu trabalho, de modo a garantir que possam gerar dados de qualidade a partir da tua investigação.
- recolha e análise de dados: o teu papel principal como analista é recolher dados de diferentes fontes. Por exemplo, podes obter informações úteis a partir dos registos e sistemas informáticos da empresa. Quando tens a informação, utilizas software estatístico para interpretares os dados. Fazes um resumo da informação e desenvolves um método de interpretação dos resultados.
- escrever relatórios: após análise e interpretação dos dados, crias relatórios estatísticos e analíticos. Documentas o processo de investigação, desde os métodos de recolha de dados até à análise e interpretação. Alguns analistas também participam na elaboração de propostas.
- explicar os resultados estatísticos: como analista, fazes apresentações aos intervenientes relevantes sobre o progresso da investigação. Ao concluíres o processo de pesquisa, tens de explicar o significado da tua pesquisa com especial atenção aos padrões e tendências. Fazes recomendações para melhorias do processo e modificações do sistema com base nos resultados da tua investigação.
-
ambiente de trabalho
Os analistas trabalham nos setores público e privado, geralmente em ambientes fechados. Os analistas trabalham frequentemente na proximidade de outros profissionais em espaços partilhados de escritório.
Algumas empresas não oferecem uma função aos analistas que implique viagens, mas outras podem exigir-te que viajes quando trabalhas com clientes domiciliares ou no estrangeiro. As viagens podem ser necessárias para criar o envolvimento direto com clientes, especificamente se fores um analista de negócios.
Algumas empresas têm múltiplos locais aos quais o analista pode ser obrigado a ir ao longo do ano; isto é caraterístico das empresas maiores. Os analistas financeiros não viajam tanto porque podem consultar diretamente com a rede adequada. Viajar de e para o escritório durante a semana de trabalho é o cenário mais comum.
-
quem são os teus colegas?
Como analista, os teus colegas podem incluir investigadores operacionais, economistas e profissionais da área da estatística. Também podes trabalhar lado a lado com gestores de operações, analistas de dados assim como outros especialistas, onde se incluem gestores de projetos e cientistas de dados.
-
horário de trabalho
Os analistas trabalham normalmente 40 horas por semana, mas podem ocasionalmente fazer horas extraordinárias. Não é invulgar os analistas trabalharem oito a dez horas por dia. Os seus projetos em curso podem influenciar o tempo que passam no escritório, especialmente quando se preparam para os próximos prazos ou apresentações.
No dia-a-dia, um analista recolhe, interpreta e utiliza dados complexos para criar um plano de ação e determinar quais as medidas a tomar para a otimização dos resultados. Podem passar o seu tempo a analisar tendências e as áreas a melhorar.
-
perspetivas de emprego
Se gostas de analisar dados e informações, terás uma carreira de sucesso. Poderás tornar-te um cientista de dados quando melhorares as tuas competências e níveis de experiência. O papel exige que utilizes técnicas avançadas para fornecer conhecimentos e construir modelos que prevejam tendências futuras. Alguns analistas especializam-se em várias áreas temáticas como medicina, negócios ou finanças. Podes juntar-te a funções de gestão ou tornares-te consultor quando tiveres conhecimentos técnicos de alto nível.
-
vantagens de encontrares o teu trabalho como analista através da randstad
Encontrares o teu trabalho de analista através de Randstad oferece vantagens importantes, tais como:
- uma grande variedade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda se for necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanal ou mensalmente, dependendo do trabalho
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como analista é muitas vezes um trampolim para um trabalho permanente atrativo. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através de Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação & qualificações
Algumas das qualificações académicas para analistas incluem:
- universidade: para te tornares um analista, é necessário um diploma em matemática, estatística, economia ou investigação operacional. Prosseguires um curso que te ofereça experiência na indústria ou estágios profissionais aumenta as tuas hipóteses de conseguires um emprego. Também podes fazer uma pós-graduação de conversão numa área relevante.
- curso profissional: estudos na área dos serviços de negócios digitais são ideais para iniciares a tua carreira como analista. Dão-te as competências e conhecimentos para conseguires um papel de estagiário numa empresa.
- estágio: começa a tua carreira através de um estágio como técnico de dados. Ao terminares, podes tornar-te um analista de dados júnior. Se quiseres especializar-te em análise de dados, encontrarás programas de aprendizagem com diploma para seres cientista de dados.
aptidões e competências
Algumas das qualidades de um analista incluem:
- conhecimento da indústria: como analista, é necessário que tenhas conhecimento específico da indústria para identificares padrões e tendências. Por exemplo, se quiseres trabalhar em finanças ou análise de cuidados de saúde, necessitas de conhecimentos nessas áreas. A familiaridade com questões da indústria dá-te uma vantagem.
- capacidade de resolução de problemas: um analista precisa de ter capacidades excecionais de resolução de problemas para lidar com os desafios durante a análise. Competências de pensamento crítico são também importantes para te permitir que te concentres nos dados apropriados e identifiques as lacunas no teu trabalho.
- capacidade de comunicação: farás apresentações a executivos e gestores de topo. Precisas de ter capacidades de discurso excecionais para comunicares com as partes interessadas e os gestores. As capacidades de comunicação escrita são também cruciais para a elaboração de relatórios.
- competências técnicas: como analista, precisas de conhecimentos de linguagem de bases de dados, folhas de cálculo e software de visualização de dados. Também necessitas de competências em métodos estatísticos para te ajudar a organizar, reunir e analisar os dados.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como analista.
-
quais são os desafios mais comuns de trabalhar como analista?
Os analistas devem ser capazes de prosperar em ambientes de ritmo acelerado onde surgem constantemente novos desafios, como conflitos com as partes interessadas e mudanças de requisitos ou necessidades empresariais. Processos não documentados podem tornar-se problemáticos quando os requisitos são diferentes para cada pessoa. As especificações estabelecidas podem também não satisfazer as necessidades da equipa de desenvolvimento.
-
é stressante trabalhar como analista financeiro?
Os analistas financeiros trabalham normalmente em estreita colaboração com a sua equipa em situações de grande tensão para enfrentar desafios constantes. A posição pode vir com altos níveis de stress e longas horas de trabalho, mas o nível de stress quotidiano envolvido no processo depende do tipo de analista e organização para a qual trabalhas.
-
quais são as diferenças entre um analista de negócios e um analista de dados?
Os analistas de negócios avaliam os problemas de uma organização através de uma perspetiva empresarial e enfatizam as tendências da indústria. O trabalho que os analistas de dados realizam é usado para tomar decisões empresariais, mas o seu foco é sobretudo nos dados.
-
o que é que um analista faz exatamente?
Como analista, recolhes e interpretas os dados recolhidos pela empresa para encontrares formas de melhorar os processos e as receitas.
-
como posso candidatar-me a uma vaga como analista?
Candidatares-te a um trabalho como analista é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!