administrador

Numa viagem com amigos, és o tesoureiro do grupo? Gostas de lidar com finanças, processos logísticos e a gestão de diferentes projetos? Então, vê mais sobre a função de administrador. Descobre tudo sobre trabalhar como administrador, qual é o salário médio e descobre as tuas oportunidades de carreira.

ver oportunidades
1

o que é um administrador?

Como administrador, és responsável pelo bom funcionamento de todos os tipos de processos dentro de uma empresa. És a espinha dorsal de uma empresa. Trabalhas com departamentos diferentes e é importante que a informação flua harmoniosamente para que todas as partes estejam na mesma página. Existem diferentes tipos de administradores: administradores de vencimento, administradores de base de dados e administradores de RH. A escolha é tua!

o que faz um administrador?

Como administrador, és responsável por:

  • gestão da informação orçamental, relatórios financeiros, auditorias
  • contacto com o cliente por e-mail ou telefone 
  • elaboração de acordos e concursos
  • preparação de relatórios
Randstad employer brand photo, internal, people, consultants, branch, branches
Randstad employer brand photo, internal, people, consultants, branch, branches
2

salário médio de um administrador

Segundo a Talent, o salário médio de um administrador em Portugal ronda os 1.250 euros mensais. salário médio de um administrador em Portugal ronda os 1.250 euros mensais. Isto significa que a média se situa nos 15.000 anuais, correspondentes a 7.69 euros por hora. Ainda assim, um administrador num nível de entrada e com pouca experiência poderá auferir um valor menor, na ordem dos 14.879 por ano, enquanto um administrador experiente pode receber 38.625 anuais.

como melhorar o salário como administrador

Como administrador, conheces muito bem a empresa para a qual trabalhas. Afinal, estarás a par de todos os tipos de processos, mas também das pessoas que lá trabalham. Podes aliar isso à experiência que vais obtendo no desempenho das tuas funções e dar o próximo passo na tua carreira, rumo a, também, um melhor salário. Estás pronto para o próximo passo na tua carreira? Então lê este ponto para descobrires algumas possibilidades.

ver oportunidades
3

tipos de administradores

Há vários administradores que as organizações procuram. Os títulos de trabalho podem por vezes, diferir entre si, mas os deveres são uma extensão uns dos outros. Exemplos de tipos de administradores são:

  • assistente jurídico administrativo: nesta posição, estás envolvido na vertente jurídica do trabalho administrativo. Isto inclui a redação de textos, o processamento de e-mails, registos e pedidos de patentes. És a pessoa certa para responder a perguntas de partes interessadas e para verificar a integridade de vários dados importantes.

     
  • assistente administrativo: como assistente administrativo, manténs os registos de uma empresa. Apoias vários processos e, por exemplo, geres a agenda, envias faturas e atendes o telefone.

     
  • administrador de empresas: se gostas de trabalhar meticulosamente e pôr sempre os pontos nos 'i's', então uma posição como administrador de empresas pode ser para ti. As tuas funções incluirão a gestão de dívidas, gestão de processos e preenchimento de formulários.

     
  • administrador financeiro: a empresa encomendou 50 cestos de Natal? Tu pagas! Um administrador financeiro processa todas as finanças de uma empresa. Asseguras-te de que todas as faturas são pagas e cobradas. Isto significa vigiar de perto todos os saldos ao longo do ano, para que, no final de cada mês (e ano), tenhas tudo claramente definido e pronto para entregar de modo a que todos recebam o seu pagamento de férias, bónus e prémio de fim de ano.

     
  • administrador de recursos humanos: No papel de administrador de RH, és tu que, entre outras coisas, elaboras os contratos de trabalho e te certificas de que todos recebem o seu salário todos os meses. O pessoal tem alguma pergunta sobre algo relacionado com os RH? Serás o primeiro ponto de contacto. Também te encarregas da entrada, transferência e saída de pessoal. Há muito trabalho a fazer!
ofertas de emprego
4

trabalhar como administrador

Conseguir um emprego como administrador? É possível! O que podes esperar quando começares a trabalhar como administrador? Seguem-se algumas coisas interessantes a saber:

quote icon

"Tenho sido administrador de subsídios e pensões ao longo de seis anos. Executo muitas tarefas técnicas e administrativas para uma grande variedade de trabalhadores. É um excelente trabalho. Tenho um bom salário e, felizmente, saio todos os dias do trabalho a pensar que tornei a vida de alguém melhor."

Peter
Administrator
5

educação e aptidões

Já tens experiência como assistente administrativo em, digamos, um gabinete de seguros? Então, obviamente, isto será útil! Se tiveres uma licenciatura, tens uma vantagem, mas isto não é um requisito. Contudo, para esta posição, quanto mais elevada for a tua formação e quanto mais experiência tiveres, mais rapidamente serás contratado.

aptidões e competências

Queres trabalhar como administrador? Existem, então, várias competências que são úteis para ti. Considera, por exemplo, as seguintes competências: 

  • precisão: em alguns trabalhos, lidas com orçamentos e outros assuntos financeiros. Além disso, também envias faturas que configuram montantes elevados. Mas sabes que deves manter-te calmo e preciso. É bem simples!
  • organização: nesta carreira, é bom trabalhares de forma ordenada e estares atento aos vários procedimentos dentro da empresa. Além disso, és um grande planificador e tudo isto contribui para atingir objetivos.
  • capacidade de comunicação: atender o telefone, escrever e-mails e falar com as pessoas são atividades em que estarás à vontade. Consultas muito os teus colegas, mas também tens conversas com os clientes.
6

FAQs

Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como administrador.

thank you for subscribing to your personalised job alerts.