account manager
Tens conhecimentos excecionais sobre pessoas? Então podes ser um excelente account manager. Como account manager representas a empresa para a qual trabalhas e tens a oportunidade de ter maior interação com os clientes. Descobre mais sobre como te podes tornar um account manager e sabe mais sobre o salário médio.
empregos como account managero que é um account manager?
Como account manager, és responsável por contactar os clientes da empresa. Um bom account manager possui um espírito orientado para o cliente e para o negócio. Como account manager, preocupas-te com as necessidades e inquietações dos clientes.
Um account manager pode ser obrigado a vestir vários papéis. Os teus requisitos de trabalho variam com base nas necessidades do cliente nesse momento. Poderá ser necessário que sejas um vendedor, que ofereças apoio técnico, que forneças aconselhamento financeiro ou que assumas o papel de representante do serviço ao cliente. Um account manager serve de elo de ligação entre o cliente, o departamento de vendas e outros departamentos e equipas que possam ter impacto na conta do cliente. Como account manager, garantes que o cliente permanece satisfeito e que o empregador obtém um retorno considerável sobre o dinheiro que investiu na aquisição do cliente.
o que faz um account manager?
Um bom account manager não está concentrado na venda de um produto ou serviço. O seu foco está em ajudar os clientes a resolver problemas ou a atingir os seus objetivos. Deves ser capaz de comunicar com colegas, a gerência e os clientes. Os gestores de contas dão prioridade às relações relativamente às vendas. Para isso renunciam a ganhos a curto prazo para fomentarem relações a longo prazo.
Será que trabalhar como account manager se adequaria às tuas competências pessoais? Então continua a ler para descobrires de que competências e qualificações necessitas para prosperares na função de account manager.
salário médio de um account manager
O salário médio de um account manager em Lisboa, Portugal, ronda os 2.024 euros por mês. O salário poderá ser inferior em posições de nível básico, sendo que à medida que melhoras as tuas competências e experiência, o teu pacote de remuneração aumenta gradualmente. Os gestores de contas mais experientes poderão ainda receber comissões e outros bónus percentuais. Os gestores de contas com melhor desempenho são muito procurados. Além dos bónus e comissões, poderás receber vários subsídios e benefícios, incluindo subsídios médicos, de alojamento e de transporte. Também desfrutarás de dias de férias pagas.
que fatores afetam o salário de um account manager?
A experiência influencia significativamente o teu salário. Em posições de nível básico, ganhar comissões é difícil, uma vez que tens poucos clientes e menos competências para os atrair. Com mais anos de experiência, terás as competências necessárias para atrair mais clientes.
A dimensão da empresa também influencia o teu potencial de rendimentos. Por exemplo, uma grande empresa com vários clientes pode dar-se ao luxo de pagar salários mais elevados do que as pequenas empresas em fase de arranque com uma gama de produtos limitada. Trabalhar em locais urbanos também melhora as tuas perspetivas salariais devido à elevada procura.
tipos de account managers
Os gestores de contas dividem-se tipicamente em duas categorias primárias:
- gestores de contas nacionais: são responsáveis pela coordenação das partes interessadas internas e externas e das partes interfuncionais. Dependendo do teu empregador, os gestores de contas nacionais assumem funções de gestão quase gerais.
- gestores de conta regionais: um gestor de conta regional trata de clientes dentro de uma região. Neste caso, concentras-te em manter as relações existentes com os distribuidores e procuras novas oportunidades de vendas. Os gestores de contas regionais são o ponto de ligação entre a empresa para a qual trabalham e as lojas ou distribuidores independentes. Irás recolher dados de vendas, analisar tendências, e fornecer feedback à equipa de vendas.
trabalhar como account manager
Os gestores de contas constroem relações com os clientes do seu empregador. Criam ligações entre clientes, executivos e partes interessadas. O teu objetivo é assegurares que apresentas rapidamente soluções aos clientes.
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descrição do trabalho como account manager
As principais responsabilidades de um account manager incluem:
- preparar propostas para novos clientes: como account manager, o teu papel é aumentar o número de clientes de um negócio. Tens de procurar novas oportunidades e preparar regularmente propostas para lançamento. Quando um cliente faz a primeira encomenda, o cliente acompanha-te para garantir que está satisfeito com o serviço. Também os informas sobre os serviços e produtos adicionais oferecidos pela empresa.
- encaminhar as questões do cliente para o departamento apropriado: como gestor de conta, estás constantemente em contacto com os clientes e a ajudá-los durante o processo de encomenda. Quando eles têm preocupações ou problemas com os seus produtos, és a pessoa de contacto. O teu trabalho é transmitir as preocupações ao departamento apropriado e responder aos clientes com o feedback obtido.
- analisar dados dos consumidores: o teu trabalho consiste em identificar as necessidades dos potenciais clientes através de dados analíticos. Pesquisar os seus interesses e desenvolver estratégias de marketing eficazes para cada cliente. Muitas vezes, deves contactar as empresas e clientes com probabilidade de encomendar grandes quantidades. Assim, precisas de aperfeiçoar as suas capacidades de marketing.
- rever as atividades da conta: como account manager, o teu papel principal é gerir os clientes e assegurar a sua satisfação. Isto implica que revejas constantemente as atividades das contas e identifiques as formas de aumentar as vendas ou reter os clientes existentes.
- negociar contratos: quando um cliente aceita a tua proposta, precisas de negociar os termos de compromisso e contratos. Discute também os preços, quantidades e descontos associados aos contratos.
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ambiente de trabalho
Os gestores de contas trabalham normalmente em ambientes de escritório. Desfrutam de um ambiente interior limpo e bem iluminado. No entanto, o ambiente de trabalho varia consoante a organização. O teu trabalho requer tipicamente muitas viagens nacionais e internacionais, uma vez que tens de te encontrar com os clientes para apresentar novas ideias e negociar contratos. Alguns gestores de contas trabalham remotamente.
O ambiente de trabalho dos gestores de contas é acelerado e desafiante. Geralmente, passarás muito tempo a interagir com os clientes. Isto inclui falar com eles ao telefone e através de videoconferência ou em reuniões presenciais. Este aspeto do trabalho permite-te trabalhar em diferentes locais.
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quem são os teus colegas?
Como account manager, os teus colegas serão provavelmente representantes de vendas, assistentes de atendimento ao cliente e agentes de telemarketing. Trabalhas também ao lado de gestores de vendas e de marketing, bem como de outros especialistas que poderão incluir representantes de vendas no terreno, consultores de vendas e assistentes comerciais.
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horário de trabalho
A maioria dos gestores de contas trabalha 40 horas por semana. O dia normalmente começa às 8 horas da manhã e termina às 17 horas. No entanto, o tempo pode ser ditado pelos fusos horários dos teus clientes. É comum que os gestores de conta trabalhem aos fins-de-semana e ao fim do dia para satisfazerem as exigências dos seus clientes. Quando se trata de clientes de alto escalão, é necessário que estejas disponível sempre que estes precisem de esclarecimentos. Isso significa que o número de clientes determina o teu horário de trabalho.
O horário de um account manager mantém-se relativamente constante durante todo o ano. No entanto, as elevadas exigências dos clientes em certas alturas do ano, tais como durante os feriados ou as férias sazonais, podem exigir que trabalhes mais horas.
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perspetivas de emprego
A melhor maneira de avançares numa função de gestor de contas é ganhares mais experiência e melhorares as tuas qualificações académicas. Podes subir a hierarquia para uma carreira-chave como account manager ou diretor de contas quando tiveres as competências adequadas. Quando te juntas à equipa executiva, podes tornar-te vice-presidente de marketing ou de vendas. Alguns gestores de contas ganham experiência e tornam-se consultores de várias empresas.
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vantagens de encontrares o teu trabalho como account manager através da randstad
Encontrares o teu trabalho de account manager através da Randstad oferece vantagens importantes, tais como:
- uma grande variedade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda se for necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanal ou mensalmente, dependendo do trabalho
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como account manager é muitas vezes um trampolim para um trabalho permanente atrativo. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através de Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação & qualificações
Algumas das qualificações educacionais de um account manager incluem:
- universidade: para te tornares um gestor de contas, é necessário que tenhas uma licenciatura num curso relacionado com negócios. Podes prosseguir com estudos de vendas ou de marketing para obter uma sólida base educacional em percursos empresariais. Embora uma pós-graduação não seja necessária, esta melhora as tuas hipóteses de subires na carreira.
- curso profissional: um curso profissional na área das vendas e marketing ou serviços ao cliente pode ajudar-te a iniciar a tua carreira. Cursos certificados e programas de aprendizagem em funções de marketing são também uma ótima forma de entrar na carreira.
- experiência profissional: o account manager é um papel de liderança que requer experiência prévia numa posição semelhante. Podes começar com estágios em funções de vendas ou de atendimento ao cliente. Deves também trabalhar como executivo de contas antes de passares para uma função de account manager.
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aptidões e competências
As qualidades de um account manager incluem:
- capacidades de comunicação: como account manager, é necessário que comuniques bem por telefone, via e-mail e entre departamentos e equipas. Deves estar à vontade para te dirigires a executivos, gestores e representantes de vendas. Deves dirigir-te aos clientes de forma profissional e manter uma boa relação de trabalho.
- conhecimentos sobre a área: é necessário que tenhas conhecimento sobre a empresa e a especialização do cliente. Como account manager, deves cultivar relações e precisas de um conhecimento profundo da empresa e dos seus clientes. Isto também permite identificar oportunidades de crescimento que correspondam às necessidades do cliente junto dos serviços da empresa.
- capacidade de olhar em frente: uma perspetiva estratégica para além dos objetivos a curto prazo permite aos gestores de conta orquestrar negócios e relações a longo prazo para criarem uma estratégia mutuamente benéfica. É necessário que dês prioridade às relações a longo prazo em detrimento das vantagens a curto prazo, o que requer capacidades de reflexão prospetiva.
- capacidade de liderança: a liderança é necessária para os gestores de contas porque interagem com muitas partes do negócio. É necessário demonstrares confiança e impores o respeito entre clientes e colegas de trabalho. Também é necessário que inspires os representantes de vendas a incrementar a obtenção de contactos.
- capacidades de negociação: as capacidades de negociação ajudam os gestores de contas a vender produtos aos clientes. É preciso que tenhas um sentido de oportunidade, boas capacidades de apresentação e a confiança para saberes quando insistir e quando recuar.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como account manager.
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os gestores de contas e os executivos de contas são a mesma coisa?
Não. Os executivos de contas concentram-se em conseguir novos clientes, enquanto os gestores de contas gerem essas contas quando são trazidas e se esforçam por satisfazer as necessidades em constante mudança dos clientes. O trabalho dos gestores de contas permite que os executivos possam dedicar mais tempo a introduzir novas contas.
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existem oportunidades de progresso para os gestores de contas?
Sim. Se fores bem sucedido como account manager, podes tornar-te um diretor de contas ou um diretor de serviços de contas. Um diretor de contas gere vários gestores de contas em diferentes territórios onde os seus negócios operam.
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como é que os gestores de contas e os vendedores trabalham em conjunto?
A comunicação entre os gestores de contas e os vendedores é crucial. Quando um representante de vendas entrega um cliente ao account manager, este deve comunicar claramente os objetivos e desafios do cliente ao account manager.
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ser account manager é um bom trabalho?
Trabalhar como account manager é uma carreira interessante com oportunidades de crescimento empolgantes. Também se leva para casa um salário lucrativo.
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como posso candidatar-me a uma vaga como account manager?
Candidatares-te a um trabalho como account manager é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!