account manager

Tens conhecimentos excecionais sobre pessoas? Então podes ser um excelente account manager. Como account manager representas a empresa para a qual trabalhas e tens a oportunidade de ter maior interação com os clientes. Descobre mais sobre como te podes tornar um account manager e sabe mais sobre o salário médio.

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o que é um account manager?

Como account manager, és responsável por contactar os clientes da empresa. Um bom account manager possui um espírito orientado para o cliente e para o negócio. Como account manager, preocupas-te com as necessidades e inquietações dos clientes.

Um account manager pode ser obrigado a vestir vários papéis. Os teus requisitos de trabalho variam com base nas necessidades do cliente nesse momento. Poderá ser necessário que sejas um vendedor, que ofereças apoio técnico, que forneças aconselhamento financeiro ou que assumas o papel de representante do serviço ao cliente. Um account manager serve de elo de ligação entre o cliente, o departamento de vendas e outros departamentos e equipas que possam ter impacto na conta do cliente. Como account manager, garantes que o cliente permanece satisfeito e que o empregador obtém um retorno considerável sobre o dinheiro que investiu na aquisição do cliente.

o que faz um account manager?

Um bom account manager não está concentrado na venda de um produto ou serviço. O seu foco está em ajudar os clientes a resolver problemas ou a atingir os seus objetivos. Deves ser capaz de comunicar com colegas, a gerência e os clientes. Os gestores de contas dão prioridade às relações relativamente às vendas. Para isso renunciam a ganhos a curto prazo para fomentarem relações a longo prazo.

Será que trabalhar como account manager se adequaria às tuas competências pessoais? Então continua a ler para descobrires de que competências e qualificações necessitas para prosperares na função de account manager. 

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salário médio de um account manager

O salário médio de um account manager em Lisboa, Portugal, ronda os 2.024 euros por mês. O salário poderá ser inferior em posições de nível básico, sendo que à medida que melhoras as tuas competências e experiência, o teu pacote de remuneração aumenta gradualmente. Os gestores de contas mais experientes poderão ainda receber comissões e outros bónus percentuais. Os gestores de contas com melhor desempenho são muito procurados. Além dos bónus e comissões, poderás receber vários subsídios e benefícios, incluindo subsídios médicos, de alojamento e de transporte. Também desfrutarás de dias de férias pagas.

que fatores afetam o salário de um account manager?

A experiência influencia significativamente o teu salário. Em posições de nível básico, ganhar comissões é difícil, uma vez que tens poucos clientes e menos competências para os atrair. Com mais anos de experiência, terás as competências necessárias para atrair mais clientes.

A dimensão da empresa também influencia o teu potencial de rendimentos. Por exemplo, uma grande empresa com vários clientes pode dar-se ao luxo de pagar salários mais elevados do que as pequenas empresas em fase de arranque com uma gama de produtos limitada. Trabalhar em locais urbanos também melhora as tuas perspetivas salariais devido à elevada procura.

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tipos de account managers

Os gestores de contas dividem-se tipicamente em duas categorias primárias:

  • gestores de contas nacionais: são responsáveis pela coordenação das partes interessadas internas e externas e das partes interfuncionais. Dependendo do teu empregador, os gestores de contas nacionais assumem funções de gestão quase gerais.
  • gestores de conta regionais: um gestor de conta regional trata de clientes dentro de uma região. Neste caso, concentras-te em manter as relações existentes com os distribuidores e procuras novas oportunidades de vendas. Os gestores de contas regionais são o ponto de ligação entre a empresa para a qual trabalham e as lojas ou distribuidores independentes. Irás recolher dados de vendas, analisar tendências, e fornecer feedback à equipa de vendas.
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trabalhar como account manager

Os gestores de contas constroem relações com os clientes do seu empregador. Criam ligações entre clientes, executivos e partes interessadas. O teu objetivo é assegurares que apresentas rapidamente soluções aos clientes.

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educação & qualificações

Algumas das qualificações educacionais de um account manager incluem:

  • universidade: para te tornares um gestor de contas, é necessário que tenhas uma licenciatura num curso relacionado com negócios. Podes prosseguir com estudos de vendas ou de marketing para obter uma sólida base educacional em percursos empresariais. Embora uma pós-graduação não seja necessária, esta melhora as tuas hipóteses de subires na carreira.
  • curso profissional: um curso profissional na área das vendas e marketing ou serviços ao cliente pode ajudar-te a iniciar a tua carreira. Cursos certificados e programas de aprendizagem em funções de marketing são também uma ótima forma de entrar na carreira.
  • experiência profissional: o account manager é um papel de liderança que requer experiência prévia numa posição semelhante. Podes começar com estágios em funções de vendas ou de atendimento ao cliente. Deves também trabalhar como executivo de contas antes de passares para uma função de account manager.
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FAQs

Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como account manager.

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