o compromisso da Randstad.
Na Randstad, estamos comprometidos com a utilização responsável e ética da Inteligência Artificial.
A utilização de sistemas de IA tem como objetivo, em parte, ajudar a tornar as interações com clientes e talentos mais pessoais, relevantes e significativas.
Na Randstad, garantimos que decisões críticas (decisões que produzem efeitos jurídicos relativos a indivíduos ou que os afetam significativamente) exijam sempre supervisão humana.
Nestes termos, em linha e como complemento dos seus valores, definimos, na Randstad, uma Política de IA e os Princípios de IA, no sentido de garantir o uso da IA de forma responsável, reconhecendo suas limitações, como preconceitos, falta de compreensão do mundo real, generalização excessiva e potencial para gerar informações falsas.
princípios de IA da RandstadA inteligência artificial no contexto dos recursos humanos.
O salto da IA generativa.
Atualmente, estamos a assistir a um importante boom e desenvolvimento da inteligência artificial (IA) devido à sua utilização cada vez mais generalizada e ao salto para a IA generativa.
Com isto, a IA vai além da capacidade de analisar dados e sugerir decisões que respondem a critérios previamente definidos, sendo capaz de compreender a linguagem num novo nível e criar conteúdos. Este salto de capacidade abre a porta a novas possibilidades, como escrever textos ou manter conversas em tempo real com um grau crescente de realismo e coerência.
Estas capacidades permitem-nos repensar a forma como muitas tarefas são realizadas nas empresas que, tradicionalmente, se baseavam apenas na comunicação entre pessoas, seja ela presencial, telefónica ou por correio eletrónico.
A ascensão da IA numa era de escassez de talentos e de mudança da cultura de trabalho.
Isto acontece num contexto em que o mercado de trabalho enfrenta desafios estruturais de talento, devido a fatores como a mudança demográfica, tecnológica ou cultural, o que cria incentivos para automatizar tarefas e melhorar a capacidade das empresas para atrair talento. Esta escassez de talentos é um motor da transformação digital e da expansão da própria IA.
A escassez de talentos está também a ocorrer num contexto de mudança cultural, que está a redefinir o que os trabalhadores esperam das empresas, conduzindo a uma nova perspetiva dos recursos humanos em que o bem-estar dos trabalhadores é mais central.
a inteligência artificial no mercado de trabalho.
qual é o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho português? descarregue o nosso estudo e descubra!
download do estudoA IA é promissora em muitos sentidos
As capacidades crescentes da IA permitem-lhe ser uma ferramenta para melhorar a produtividade, simplificar o trabalho, poupar custos, reduzir erros ou melhorar a segurança.
A IA muda as necessidades do talento nas empresas
As aplicações das capacidades da IA vão para além dos departamentos de RH. A IA pode ser utilizada para simplificar, apoiar ou mesmo executar um número crescente de tarefas com um maior grau de sofisticação, permitindo a sua utilização em cada vez mais setores.
A IA altera, portanto, a forma como o trabalho é feito e, com isso, as necessidades de talento das empresas, redefinindo as competências necessárias, criando novos empregos e tornando outros obsoletos. A IA afeta o própria essência dos recursos humanos através dos seus efeitos quantitativos e qualitativos no emprego.
Mas também gera preocupações
A IA gera preocupações relacionadas com a destruição de empregos, afetando as possibilidades de encontrar trabalho. Existe também a preocupação de que a IA possa assumir o controle para os seus próprios fins e prejudicar as pessoas.
A utilização da IA vai estar muito regulada
O Regulamento Inteligência Artificial (Regulamento (UE) 2024/1689) é o primeiro quadro jurídico em matéria de IA, que aborda os riscos da IA. Este regulamento vem juntar-se à regulamentação existente a nível nacional. A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) elaborou um “Guia para a IA”, que pretende trazer para a discussão pública a necessidade de estabelecer os pilares de regulação, supervisão, liderança e governação.
Especialmente na área dos recursos humanos
A regulamentação europeia considera de alto risco as aplicações de IA para fins de emprego, como a gestão da força de trabalho, os sistemas de IA destinados a serem utilizados para o recrutamento ou seleção de pessoas, ou os sistemas de IA destinados a serem utilizados para tomar decisões que afetem os termos e condições das relações de trabalho. Isto implica requisitos mais elevados de controle, segurança, privacidade e ética, em temas como a gestão de riscos ou a gestão de dados.
Rumo a uma forma mais inteligente e humana da gestão de talentos
As capacidades da IA, associadas a uma gestão responsável dos seus riscos e a uma supervisão humana, oferecem a oportunidade de gerir os RH de forma mais eficiente e precisa, mas também de melhorar a experiência dos trabalhadores e dos candidatos através de um tratamento mais humano.
Enquadramento institucional.
Qual é o enquadramento institucional para a utilização da IA no contexto dos recursos humanos?
A regulação como resposta aos riscos.
Tem vindo a surgir um quadro regulamentar significativo em resposta aos riscos colocados pela IA, particularmente em áreas sensíveis como o próprio trabalho.
Este quadro está atualmente a ser moldado e implementado em resultado da novidade tecnológica da IA. Este quadro condicionará as possibilidades de utilização da IA, estabelecendo, ao mesmo tempo, os requisitos para a sua aplicação. Estes requisitos incluem frequentemente a supervisão humana, a transparência e a proteção dos dados ou registos pessoais.
A par da regulamentação que limita e condiciona a utilização da IA, surgem também estratégias para a sua promoção, com o objetivo de aproveitar o seu potencial e, ao mesmo tempo, reduzir os seus potenciais impactos negativos.
Consulte aqui os princípios de IA da Randstad.
princípios de IA da RandstadLei de Inteligência Artificial da União Europeia.
A Comissão Europeia elaborou, já em 2021, uma proposta de regulamentação da IA1 para “garantir que os sistemas de IA introduzidos e utilizados no mercado da UE são seguros e respeitam a legislação em vigor em matéria de direitos e valores fundamentais da União”.
Em junho de 2024, foi adotado o Regulamento (UE) 2024/1689 do Parlamento Europeu e do Conselho que estabelece regras harmonizadas em matéria de inteligência artificial, a chamada “Lei Europeia da IA”. Este regulamento define uma série de aplicações de IA como “sistemas de alto risco”, estabelecendo requisitos mais rigorosos para a sua utilização. A norma está a ser implementada progressivamente.
Principais pilares do marco institucional
- Estratégia Nacional de Inteligência Artificial (2019)
- Plano de Ação da União Europeia
- Agenda do Trabalho Digno
- Agenda Nacional de Inteligência Artificial
-
Quais são os sistemas de IA considerados de alto risco pela Lei de IA da UE?
- Biometria (na medida em que seja permitida pelo Direito da UE e legislação nacional).
- Infra-estruturas críticas
- Educação e formação profissional
- Emprego, gestão de trabalhadores e acesso ao emprego por conta própria:
- Sistemas de IA destinados a ser utilizados para o recrutamento ou a seleção de pessoas singulares, em especial para a publicação de anúncios de emprego direcionados, a análise e triagem de candidaturas e a avaliação de candidatos.
- Sistemas de IA destinados a ser utilizados para tomar decisões que afetem as condições das relações de trabalho ou a promoção ou cessação das relações de trabalho, para atribuir tarefas com base no comportamento individual ou em traços ou características pessoais ou para acompanhar e avaliar o desempenho e o conduta das pessoas no contexto dessas relações.
- Acesso e usufruto de serviços privados essenciais e de serviços e benefícios públicos essenciais.
- Aplicação da lei (na medida em que seja permitido pelo direito da UE e pela legislação nacional)
- Gestão da migração, do asilo e do controlo das fronteiras (na medida em que seja permitido pelo direito da UE e legislação nacional).
- Administração da justiça e processos democráticos.
-
O que implica que um sistema seja considerado de alto risco?
O regulamento estabelece um conjunto de requisitos para os sistemas de AI considerados de alto risco (adoção de medidas técnicas e organizativas por parte dos responsáveis pela implementação de sistemas de IA e a avaliação de impacto dos sistemas de IA de risco elevado sobre os direitos fundamentais), que abordam questões como:
- Sistema de gestão de risco. Dados e governação de dados.
- Preparação da documentação técnica antes da introdução no mercado.
- Manutenção de registos. Os sistemas de IA de alto risco permitirão tecnicamente o registo automático de eventos (“ficheiros de registo”) ao longo do seu ciclo de vida.
- Transparência e comunicação de informações aos responsáveis pela implementação.
- Supervisão humana. Aumento da cibersegurança.
- Sistema de gestão da qualidade.
Agenda Nacional de Inteligência Artificial.
Situação e objetivos.
- A Agenda Nacional de Inteligência Artificial será materializada através de um plano de ação para o horizonte temporal 2025-2026.
- Está dentro da Estratégia Digital Nacional, que é um plano multissetorial do Governo português que visa transformar digitalmente o país até 2030.
- Impulsionar o crescimento económico e a competitividade de Portugal.
- Acompanhar a evolução tecnológica e posicionar-se na sua liderança
- Garantir que em 2030 Portugal apresenta um ecossistema robusto de inteligência artificial, baseado na ética e na excelência científica.
- Estruturada em torno de 3 eixos de atuação - Inovação, Talento e Infraestrutura.
- Compromisso coletivo para que Portugal se afirme como um líder responsável e inovador no desenvolvimento da inteligência artificial, colocando as pessoas e o progresso social no centro desta revolução tecnológica.
O impulso da IA: Estratégia Digital Nacional.
A Agenda Nacional de Inteligência Artificial é uma das iniciativas da Estratégia Digital Nacional aprovada pelo Governo no passado dia 12 de dezembro. O principal objetivo desta agenda é traçar um caminho estruturado para o desenvolvimento e aplicação da IA em Portugal.
A Agenda incluirá um conjunto de novas iniciativas que serão integradas e articuladas com iniciativas já em andamento na Administração Pública. Esta abordagem integrada e abrangente garantirá que todas as futuras iniciativas relacionadas com IA sigam diretrizes comuns, promovendo sinergias e otimizando recursos.
Entre as principais ações previstas destacam-se:
- o desenvolvimento e lançamento do AMÁLIA, o primeiro modelo de linguagem de grande escala (LLM) em português europeu
- a implementação de uma Fábrica de Inteligência Artificial, destinada a acelerar a adoção da IA por empresas e instituições públicas
- a aquisição de capacidade computacional avançada, essencial para o desenvolvimento tecnológico e a inovação no setor da IA.
As prioridades organizam-se em 3 eixos:
-
Talento
- Capacitar e atrair profissionais qualificados para trabalhar com IA.
- Formação de especialistas
- Desenvolver competências digitais na população ativa.
- Promover programas educativos que integrem o ensino da IA desde os níveis básicos até ao ensino superior e formação contínua.
-
Inovação e Investigação
- Impulsionar a criação de novas soluções tecnológicas
- Promover a colaboração entre universidades, centros de investigação, startups e empresas.
- Desenvolver produtos baseados em IA, a criação de ambientes de teste para inovação regulatória (regulatory sandboxes)
- Estimular o investimento em projetos estratégicos que posicionem Portugal como um polo de excelência em IA.
-
Infraestrutura
- Garantir os recursos tecnológicos necessários para o avanço da IA
- Ampliar a capacidade computacional do país
- Criar de plataformas de dados abertas para treino de modelos de IA
- Implementar redes seguras e eficientes para suportar aplicações avançadas desta tecnologia.
A IA aplicada aos RH.
O que pode a IA acrescentar em cada uma das fases do ciclo de vida do talento?
-
Como a IA pode ajudar no processo de seleção e contratação?
- Encontrar potenciais candidatos: a IA pode analisar redes e diferentes bases de dados para encontrar potenciais candidatos com um perfil que corresponda às necessidades da empresa, para vagas atuais ou futuras. Também pode criar conteúdos para campanhas de atração.
- Fazer o primeiro contacto: a IA pode ser utilizada para articular conversas através de chatbots que estabelecem um primeiro contacto com potenciais candidatos, informando-os de que o seu perfil é valorizado pela empresa.
- Apresentar a empresa: os chatbots podem descrever a empresa e as vantagens de trabalhar nela aos potenciais candidatos através de uma conversa ou da partilha de vídeos ou outros materiais, respondendo a perguntas através de uma conversa.
- *Automatizar etapas iniciais do recrutamento: a IA pode analisar grandes volumes de currículos, identificando palavras-chave, habilidades e experiências relevantes para a vaga.
- *Sugerir aos potenciais candidatos que se candidatem:os chatbots podem sugerir aos candidatos que se candidatem a uma vaga específica ou que consintam em fazer parte do quadro de empregos da empresa, facilitando o processo.
*Estas ações podem gerar perigos relacionados com 'Fairness & Inclusivity by design' e os vieses (BIAS) em LLMs.
-
Que vantagens existem em usar a IA para potenciar a atração do talento face ao sistema tradicional?
- Reduzir custos: a IA pode rastrear redes e bases de dados e identificar um grande número de potenciais candidatos. A utilização de chatbots e de material audiovisual ajuda a comunicar de forma mais eficaz com os candidatos, transmitindo assim uma imagem mais clara do que seria trabalhar numa empresa, o que leva a um maior número de candidaturas.
- Aumentar o número de candidatos: a identificação de potenciais candidatos em redes e bases de dados é muito mais rápida do que uma pesquisa manual. A utilização de chatbots também permite contactar várias pessoas em simultâneo e reduzir o tempo entre o primeiro contacto e a primeira entrevista.
- Agilizar os processos: a utilização de ferramentas de IA para identificar potenciais candidatos e de chatbots para estabelecer um primeiro contacto e trocar informações é feita automaticamente, sem exigir o envolvimento direto do pessoal de RH, o que gera uma redução considerável dos custos. Apesar de não ter um envolvimento direto, esta atividade exige a supervisão humana.
- Melhorar a qualidade do processo: o contacto prévio com os potenciais candidatos através de chatbots ajuda a equipa a conhecer melhor os candidatos de antemão. Por outro lado, ajuda os candidatos a conhecerem melhor a empresa e a prepararem-se melhor para as entrevistas. A automatização de algumas tarefas deixa mais tempo para a parte relacional com os potenciais candidatos.
-
Como a IA pode ajudar no processo de seleção e contratação?
-
Definir os postos de trabalho necessários: a IA pode ajudar a definir mais claramente os postos de trabalho oferecidos, identificando as necessidades atuais e futuras de talentos para melhor orientar os objetivos de recrutamento.
-
Escrever e publicar as vagas de emprego: a IA generativa pode escrever textos que incluem descrições e requisitos de funções.
-
*Receber e analisar candidaturas: a IA pode efetuar uma primeira análise da adequação de um candidato a um determinado cargo, filtrando os CVs. Para além desta primeira análise, a IA pode avaliar o nível de competências dos candidatos através da análise de amostras do seu trabalho ou da avaliação de gravações de entrevistas, bem como detectar a necessidade de potenciar algumas competências de um candidato ao longo do tempo.
-
Comunicação com os candidatos: a IA pode manter o contacto com os candidatos através de chatbots, respondendo a questões ou marcando uma entrevista com hora e local acordados.
-
Oferecer um emprego: a IA pode sugerir aos técnicos de RH várias possibilidades de aplicação das regras de condições de trabalho para a oferta em causa, de forma a que estes possam decidir a melhor oferta a apresentar ao candidato.
* Estas ações podem gerar perigos relacionados com 'Fairness & Inclusivity by design' e os vieses (BIAS) em LLMs.
-
-
Que vantagens tem a IA na seleção e contratação de candidatos na empresa?
-
Melhorar a precisão e objetividade na seleção: a IA dá apoio ao processo de definição de funções e de seleção de candidatos, tendo em conta um grande número de variáveis e ajudando a melhorar a objetividade da seleção.
-
Economização de custos: a utilização de ferramentas de IA nas tarefas que podem ser automatizadas liberta o tempo e a capacidade dos departamentos de RH para se dedicarem à parte relacional do seu trabalho, proporcionando uma experiência mais próxima dos candidatos e obtendo informações adicionais às analisadas pelos algoritmos.
-
Poupa tempo para a parte mais relacional: a execução de muitas tarefas pela IA leva a uma redução do custo de análise e consideração de uma candidatura, permitindo alargar a amostra com o mesmo custo e, por conseguinte, aumentar a probabilidade de encontrar um candidato adequado.
-
Melhora a experiência dos candidatos: a utilização de chatbots para apoiar questões práticas durante o processo de recrutamento agiliza todo o processo para todas as partes envolvidas, permitindo aos candidatos terem um contacto mais humano com a equipa de recrutamento, melhorando a experiência do candidato e fazendo com que este se sinta mais valorizado.
-
-
Como pode a IA ajudar no onboarding dos novos colaboradores?
-
Tarefas administrativas: a IA pode facilitar o pedido, a criação e a gestão da documentação necessária para a incorporação de novos trabalhadores, bem como a disponibilização inicial de ferramentas de trabalho.
-
Orientação e formação inicial: a IA pode gerar conteúdos para facilitar a integração de novos talentos, orientando-os e formando-os em questões práticas e na forma de trabalhar na empresa.
-
Seguimento da adaptação e apoio contínuo: a IA pode acompanhar a adaptação dos novos trabalhadores e fornecer orientação contínua para além da formação inicial, respondendo a perguntas quando necessário ou verificando a adoção de determinadas práticas.
-
Suporte: a IA pode oferecer suporte adicional aos novos trabalhadores que têm de enfrentar o desafio de se adaptarem a uma nova empresa, muitas vezes sem relações estreitas com outros colegas de trabalho, bem como facilitar esta integração com a equipa e com outros colegas de trabalho.
-
-
Que vantagens pode ter a IA no processo de onboarding dos novos colaboradores?
- Redução de custos: a realização de muitas tarefas iniciais de orientação e administrativas pela IA poupa tempo ao departamento de RH e à força de trabalho em geral, o que se traduz em poupanças de custos.
- Mais tempo para o contacto humano: a utilização da IA para realizar tarefas, como orientação e tarefas administrativas, reduz a carga de trabalho de alguns colaboradores, libertando tempo que possa ser utilizado para ter um contacto mais próximo com os recém-chegados, facilitando assim a sua integração na equipa.
- Maior acessibilidade da informação: a disponibilidade permanente de chatbots para consultas pode ser mais acessível para os novos talentos do que perguntar aos seus novos colegas, especialmente para recordar ou verificar informações já recebidas. Isto facilita a sua aprendizagem inicial.
- Maior motivação e confiança: uma maior acessibilidade da informação que pode fazer com que os novos colaboradores se sintam mais confiantes e aumentar o seu desempenho nas fases iniciais do emprego, melhorando a retenção dos talentos.
qual é o papel dos humanos no futuro do recrutamento com IA?
recrutamento com IA-
Como pode a IA melhorar o desenvolvimento do talento?
-
Orientação e criação de planos formativos: a IA pode ajudar na seleção de cursos e propor percursos de formação de forma personalizada, de acordo com o nível e as necessidades do trabalhador. Pode também ajudar a conceber o conteúdo dos cursos e a identificar as necessidades de formação atuais e futuras.
-
Adaptação dos conteúdos formativos: a IA pode transformar o formato da formação, encurtando ou alongando o seu conteúdo de acordo com o nível e as necessidades do formando, ou adaptando o formato para o tornar mais didático, por exemplo, transformando texto em vídeo. Isto permite adaptar o conteúdo a diferentes níveis ou às necessidades das pessoas com deficiência.
-
Avaliação de conhecimentos: a IA facilita a criação de questionários para praticar e testar conhecimentos, num formato clássico ou num estilo de gamificação.
-
Criação de conteúdos formativos: a IA generativa pode facilitar o desenvolvimento de materiais de formação em diferentes formatos, texto, gráficos, diapositivos e também audiovisuais, gerando vídeos de avatares que explicam o conteúdo. Além disso, pode inspirar-se nos melhores executantes, criando conteúdos verdadeiramente inovadores.
-
Esclarecimento de dúvidas: a IA é cada vez mais capaz de participar em conversas lógicas através das quais pode esclarecer as dúvidas dos alunos. Ao mesmo tempo, pode ser uma ferramenta para apoiar os professores nas suas aulas.
-
*Motivação dos alunos: através de lembretes e atividades mais interativas, práticas e dinâmicas a IA tem a capacidade de motivar os alunos a continuar com o esforço de aprendizagem.
* Estas ações podem gerar perigos relacionados com 'Fairness & Inclusivity by design' e os vieses (BIAS) em LLMs.
-
-
Que vantagem tem a IA na formação das empresas?
-
Melhora a resposta a das necessidades formativas: a IA pode identificar as necessidades de formação atuais e futuras dos colaboradores, sugerindo a formação mais relevante para cada colaborador com base no seu perfil atual e nas futuras necessidades de talento da empresa. Isto pode levar a uma melhor seleção dos temas em que se deve centrar a formação.
-
Redução de custos: a geração de conteúdos através da IA representa um salto na poupança de custos, em todos os seus formatos (presencial e digital). A IA também permite poupar custos nas tarefas administrativas, na comunicação com os formandos ou na avaliação dos conhecimentos.
-
Maior facilidade para formar: a IA permite criar facilmente conteúdos de formação, tornando-os mais baratos e de maior qualidade, e criar facilmente cursos de micro-formação que podem ser mais facilmente integrados no dia de trabalho dos trabalhadores. Isto permite alargar o número de cursos de formação oferecidos aos trabalhadores.
-
Formação mais acessível e personalizada: a IA permite uma comunicação mais fluida e imediata entre os formandos para consultar questões práticas ou resolver dúvidas, a adaptação dos conteúdos da formação às necessidades dos trabalhadores, permitindo ultrapassar algumas barreiras à deficiência ou simplesmente adaptando o nível.
-
-
Como pode a IA facilitar os processos de progressão dos colaboradores?
-
Orientação e coaching para o progresso profissional: a IA pode ajudar os trabalhadores a identificar os seus pontos fortes e fracos, as áreas a melhorar e os objetivos de carreira, a fim de orientar o seu desenvolvimento, sugerindo as competências necessárias. Além disso, pode identificar boas práticas na empresa, analisando os resultados e a forma de trabalhar dos trabalhadores, e extrair desta análise sugestões para uma melhoria contínua do desempenho. Este processo deve ser sempre triado pela equipa de Rh antes de serem passadas aos trabalhadores.
-
*Orientação para a criação das equipas: a IA pode efetuar uma análise para considerar possíveis promoções com base na evolução das necessidades de talento da equipa como um todo, de uma forma prospetiva.
-
Avaliação da performance dos colaboradores: a IA pode aconselhar na seleção dos trabalhadores a promover, avaliando o seu nível de competências através da análise de dados como o seu desempenho ou a qualidade do seu trabalho e também alertar para o facto de um colaborador estar numa posição há algum tempo e ter possivelmente desenvolvido um conjunto de competências através da sua experiência profissional.
-
Maior facilidade de adaptação a novas posições: à semelhança do apoio na fase de integração, a IA pode criar conteúdos para orientar os trabalhadores recém-promovidos, sugerir formas de trabalho que conduzam a um melhor desempenho e incentivar a motivação na nova fase.
*Estas ações podem gerar perigos relacionados com 'Fairness & Inclusivity by design' e os vieses (BIAS) em LLMs
-
-
Como pode a IA ajudar nos processos de promoção dos colaboradores?
-
Melhora a correlação entre os objetivos pessoais e corporativos: a orientação para o desenvolvimento profissional do colaborador através das experiências de coaching personalizado sugere mudanças coerentes, tanto com os objetivos profissionais de cada colaborador como as necessidades e objetivos da empresa. Além disso, ao facilitar o caminho do desenvolvimento profissional com as aspirações da empresa consegue-se uma maior motivação.
-
Motivação para a melhoria da produtividade: a IA orienta aos colaboradores para que consigam melhorar o seu rendimento, para que transformem as suas conquistas em futuras promoções. A IA pode mostrar progressos neste sentido e mostrar pequenos reconhecimentos conforme se vão conseguindo os progressos.
-
Maior objetividade nas promoções: a promoção dos colaboradores pode basear se em critérios mais objetivos, previamente definidos e portanto mais facilmente comunicáveis e justificáveis. Além disso, a IA pode ter uma visão prospetiva, como a necessidade de crescimento da equipa, a evolução previsível do mercado e as necessidades do talento ou o desenvolvimento mais provável dos colaboradores.
-
-
Como pode a IA favorecer o bem estar emocional dos colaboradores, para motivar a sua continuidade na empresa.
-
Ajudar a calcular retribuições mais personalizadas: a IA pode ajudar a estimar o valor de mercado atual de um conjunto de competências, a evolução esperada deste valor e também o custo de preencher a vaga no caso de um colaborador com um determinado perfil deixar a empresa. Pode também avaliar se é mais adequado oferecer um aumento salarial ou aumentar a remuneração através de um bónus.
-
*Conhecer melhor a opinião dos colaboradores: a IA pode ser utilizada para criar facilmente formulários que recolhem as opiniões dos colaboradores, ou pode também analisar a propensão de um colaborador para deixar a empresa, sugerindo uma atenção preventiva.
-
*Promover a motivação dos colaboradores: a IA pode encorajar uma atitude mais motivacional em relação aos colaboradores, por exemplo, divulgando mensagens ao resto da equipa para promover o reconhecimento das realizações, criando conteúdos motivacionais para os empregados ou analisando os conteúdos já criados para evitar a utilização de linguagem ou expressões que deixem alguns empregados desconfortáveis.
-
*Dar apoio através da IA: a IA pode oferecer ferramentas como o coaching, tradicionalmente limitado a um pequeno número de colaboradores devido ao seu elevado custo.
-
Fazer os empregos mais interessantes: a IA irá automatizar progressivamente muitas das tarefas mais repetitivas e entediantes em muitos empregos, concentrando cada vez mais o trabalho humano nas partes mais criativas, o que pode melhorar a experiência de trabalho.
* Estas ações podem gerar perigos relacionados com 'Fairness & Inclusivity by design' e os vieses (BIAS) em LLMs.
-
-
Que vantagens pode ter a IA na retenção o talento?
-
Maior motivação dos colaboradores: a IA pode promover uma atitude mais motivadora em relação aos aos trabalhadores, bem como fornecer mais informação aos trabalhadores através de chatbots e diferentes aplicações, ajudando a aumentar a sua motivação.
-
Antecipação e previsão na retenção: a IA pode ajudar a identificar casos de desmotivação de forma preventiva, reduzindo o risco de desgaste dos colaboradores. Além disso, a IA pode identificar perfis que terão maior procura e sofrerão escassez de talentos no futuro, alertando para a magnitude deste risco de desgaste.
-
Otimização das revisões salariais: numa altura em que a escassez de talentos é cada vez maior, a IA pode ajudar a fundamentar as revisões salariais, analisando os riscos de saída, o custo esperado de preencher novamente o cargo e as expectativas de cada colaborador, otimizando as decisões salariais e sugerindo o momento certo para o fazer.
-
Como pode a IA agilizar as tarefas administrativas nos recursos humanos?
A IA pode facilitar as tarefas administrativas em algumas fases do ciclo de vida do talento.
-
Seleção: a IA pode facilitar a participação do talento nas entrevistas, tratando de questões logísticas como a marcação da hora e do local ou o fornecimento de direções.
-
Onboarding: a IA pode facilitar os procedimentos administrativos para o recrutamento de um novo colaborador e a sua incorporação na estrutura da empresa, bem como o pedido de documentação.
-
Progressão profissional: a IA pode facilitar os procedimentos administrativos para a participação em atividades de formação, melhorando a experiência do colaborador e libertando o tempo dos Formadores para o ensino.
Também pode proporcionar apoio em outra série de tarefas administrativas da empresa.
-
Orientações sobre as práticas e políticas da empresa: a IA pode fornecer orientações aos colaboradores sobre práticas em diferentes áreas, como a cibersegurança, a redução dos riscos profissionais, as políticas de diversidade, ou sobre questões práticas, como a forma de alterar uma palavra-passe. Estas orientações podem ser fornecidas em tempo real ou mesmo sugeridas à medida que o trabalho está a ser realizado.
-
Serviços de apoio aos colaboradores: a IA pode prestar apoio em questões práticas do dia a dia, como encomendar novo equipamento, solicitar reparações, comunicar incidentes ou gerir férias e licenças através de um modelo de auto-serviço.
saiba mais sobre o que a sua equipa de RH pode ganhar com a integração da IA no recrutamento.
vantagens da IA em RH-
Quais podem ser as vantagens da IA nas tarefas administrativas dos recursos humanos?
-
Maior agilidade na resposta: o modelo de autosserviço e a disponibilidade de bots reduzem o tempo de espera dos colaboradores para resolverem questões ou gerirem necessidades profissionais ou pessoais, para além de proporcionarem um serviço 24 horas por dia, 365 dias por ano.
-
Redução de custos: a utilização da IA, através do modelo de autosserviço ou da comunicação com bots, poupa tempo ao pessoal de RH, o que se traduz em poupanças de custos.
-
Melhora a precisão: a orientação em tempo real dos colaboradores sobre as práticas ou políticas da empresa, como a redução dos riscos profissionais, apoia a sua aprendizagem e uma melhor conformidade na prática.
-
Seguimento e antecipação: a IA pode acompanhar os KPIs dos colaboradores ou outros dados objetivos, como regulamentos, férias, horários e incentivos.
-
-
Como pode a IA ajudar na gestão estratégica dos recursos humanos?
-
Relatórios e visualização de dados: a IA facilita a elaboração de relatórios e a visualização de dados através de painéis de controlo que fornecem uma visão detalhada dos principais indicadores para a gestão dos RH na empresa, mostrando questões como a produtividade, as vendas, o bem-estar dos trabalhadores, a satisfação dos clientes, a conformidade e a diversidade.
-
Criação de alertas: os sistemas de IA também podem alertar os gestores quando são atingidos limiares no nível de determinadas métricas ou indicadores, por exemplo, se a produtividade diminuir ou exceder um valor relevante.
-
Previsão das necessidades de talento: a IA permite uma análise prospectiva das necessidades de talento da empresa, tendo em conta a maior ou menor disponibilidade no mercado, o que facilita a realização da seleção de pessoal com uma visão mais a longo prazo.
-
Conceção da equipa e definição das funções: a IA pode analisar as necessidades de talento da empresa, sugerindo posições dentro das equipas existentes.
-
Previsões de recrutamento: a IA pode analisar dados históricos para fazer uma previsão sobre o tempo que será necessário para preencher uma vaga.
-
-
Quais podem ser as vantagens da utilização da IA na gestão estratégica dos recursos humanos?
-
Visão holística em tempo real: A IA permite obter rapidamente uma visão holística das métricas e indicadores mais importantes para o negócio, reduzindo significativamente o tempo necessário para sistematizar a informação e preparar relatórios que mostrem o ponto da situação
-
Resposta mais ágil: Os sistemas de alerta facilitam a atenção a questões estruturais importantes à medida que estas ocorrem, promovendo uma gestão mais proactiva e ágil, colocando o importante à frente do urgente.
-
Simplificação das políticas da empresa: A visualização de dados facilita o acompanhamento e a implementação das políticas e dos objetivos estratégicos empresariais, mostrando o estado atual, a evolução e a repartição por departamentos e colaboradores de questões como a produtividade por trabalhador, a motivação ou qualquer outra questão considerada relevante.
-
Justificar as decisões mais facilmente: As decisões baseadas em dados resultam mais objetivas e são mais fáceis de justificar, aumentando a credibilidade nos colaboradores. Apesar disto, é importante manter uma adequada transparência nos sistemas de IA.
-
Riscos na utilização da IA.
Que riscos pode supor a utilização da IA nos recursos humanos?
Decisões erróneas
Riscos
A IA não deve ser o agente que tome as decisões, mas sim uma ferramenta para facilitar a tomada de decisões da parte das pessoas. Mesmo com mediação humana, o filtro ou organização da informação pode vir enviesado (BIAS) pela IA.
Recomendações
A AI pode levar a uma tomadas decisões erradas em questões como a seleção, promoção ou formação dos colaboradores por não ter, muitas vezes, em conta informação contextual relevante.
Falta de transparência
Riscos
A utilização de algoritmos e os dados utilizados para decidir sobre questões como as revisões salariais devem ser transparentes e acessíveis em termos da informação utilizada e dos fatores tidos em conta. Além disso, pode haver uma falta de sensação de valor entregue.
Recomendações
Os colaboradores podem ficar perturbados se as decisões que afetam o seu estatuto profissional, como a contratação ou as condições de trabalho, forem tomadas por sistemas de IA com base em critérios e dados desconhecidos.
Redução do contacto humano
Riscos
Os sistemas de IA devem ser complementares ao contacto humano e servir para facilitar certas questões de uma forma mais ágil e imediata, mas o contacto humano com os candidatos e colaboradores deve estar sempre acessível.
Recomendações
Os trabalhadores e os candidatos podem sentir-se desconfortáveis se os sistemas de IA não complementarem, mas substituírem completamente, o contacto humano com a empresa.
Redução da autonomia
Riscos
A adoção de sistemas de orientação dos trabalhadores baseados na IA deve ter em conta os próprios trabalhadores e recolher feedback para garantir que o seu funcionamento facilita o trabalho, aumenta a produtividade e melhora o bem-estar.
Recomendações
A IA pode ser um grande aliado na orientação do trabalho diário, mas também pode levar a uma menor autonomia e a um aumento inesperado da intensidade do trabalho, criando desconforto para os colaboradores.
Redução da intimidade
Riscos
Os sistemas de IA devem recolher informações relevantes, de forma transparente e respeitando sempre os limites, como a separação entre a vida profissional e pessoal, ou o que acontece fora do ambiente de trabalho.
Recomendações
A recolha quase constante de dados pela IA sobre as ações e os perfis dos trabalhadores pode criar uma sensação de falta de privacidade, conduzindo a sentimentos negativos que reduzem a motivação.
Privacidade dos dados pessoais
Riscos
Os modelos de IA generativa são concebidos para utilizar principalmente informações públicas em vez de informações privadas ou sensíveis.3 Existe o risco de os modelos utilizarem dados privados ou pessoais sem consentimento.
Recomendações
Desenvolver soluções de IA que definam permissões de acesso, sejam conscientes da privacidade, transparentes e cumpram os regulamentos de proteção de dados pessoais.
Orientação errónea aos colaboradores
Riscos
A IA pode estabelecer critérios para questões como o recrutamento ou a promoção de pessoal, que, com a transparência necessária, se transformarão em incentivos para o desenvolvimento do pessoal. Se estes critérios se revelarem errados, os trabalhadores tenderão, por exemplo, a reproduzir práticas que não são necessariamente as melhores.
Recomendações
Rever sempre todos os critérios estabelecidos pela IA através de uma supervisão humana adequada por pessoal competente e experiente. Realizar testes e mitigação de bias de IA, internamente ou através de um auditor externo.
Utilização fraudulenta
Riscos
Os utilizadores podem utilizar os sistemas de IA de forma fraudulenta, introduzindo dados falsos para obter um resultado desejado, ou mesmo utilizar a própria IA para esse efeito. Um exemplo seria a utilização fraudulenta por estudantes para passarem em testes de conhecimentos.
Recomendações
Estabelecer sistemas de controlo adequados e registos da utilização dos sistemas de AI pelos funcionários.
A participação dos parceiros é fundamental para a adoção de sistemas de IA.
A participação dos próprios colaboradores nas funções e caraterísticas dos sistemas de IA permite recolher informações valiosas que melhoram a qualidade da sua conceção, tornando-os mais capazes de responder às necessidades do trabalho quotidiano. Além disso, permite que sejam vistos como uma ferramenta aliada para facilitar o trabalho, o que favorece o sucesso da sua adoção.
A falta de envolvimento dos trabalhadores na conceção e implementação dos sistemas de AI pode ser vista como uma imposição, criando o risco de estes sentirem a sua autonomia reduzida por receberem ordens de um sistema abstrato e sem rosto, com o qual não podem conversar ou dar feedback adequado. Esta situação pode aumentar o desconforto e afetar a lealdade profissional.
Efeitos da IA sobre o emprego.
Como é que a IA altera as necessidades de talento das empresas?
A utilização da IA modifica as necessidades de talento.
Os efeitos da IA no emprego podem gerar mudanças nas necessidades do talento das empresas. A IA tem um triplo efeito sobre as necessidades do talento:
01. Automatização de tarefas e profissões
A IA pode replicar tarefas anteriormente executadas por pessoas, tornando algumas competências desnecessárias. Este facto reduz a necessidade de talento associado a alguns perfis, ao mesmo tempo que cria a necessidade de requalificar os trabalhadores com perfis obsoletos. A capacidade da IA para replicar competências é desigual entre as profissões e vai evoluir com o tempo. As competências sociais ou criativas serão mais difíceis de substituir pela IA.
02. Transformação das profissões
A IA irá redefinir muitas tarefas, que serão realizadas através da colaboração com ferramentas de inteligência artificial, transformando assim a forma de trabalhar e as competências necessárias para muitos trabalhadores que utilizarão soluções de IA no seu trabalho quotidiano, incluindo a interação com os departamentos de RH. No entanto, para a maioria dos trabalhadores, apenas serão necessárias competências de IA ao nível do utilizador.
03. Criação de novas profissões
A IA necessita do talento de perfis especializados para a sua implementação:
- Perfis capazes de criar, monitorar e modificar soluções de IA.
- Perfis capazes de integrar soluções de IA nos seus respectivos sectores, bem como especialistas para lidar com os problemas e desafios decorrentes da utilização da IA, como os riscos para a privacidade dos dados pessoais ou a rastreabilidade dos conteúdos criados pela IA. O facto de a IA estar sujeita a regulamentação aumenta a necessidade de perfis híbridos, que sejam peritos no seu domínio e tenham também os conhecimentos necessários em matéria de IA, bem como de colaboração entre especialistas em IA e peritos noutros domínios.
A particularidade do setor dos RH faz com que a IA seja mais do que uma ferramenta a utilizar de uma forma diferente, uma vez que afeta o recurso com que os RH trabalham.
A IA vai ter um importante efeito na destruição e criação de emprego, e modifica as competências e conhecimentos necessários para muitos postos, modificando as necessidades de talento nas empresas.
Necessidades de formação decorrentes da utilização da IA.
Para além de ser uma ferramenta para facilitar a formação, a adoção da IA gera necessidades de formação.
Desafios decorrentes da utilização da IA.
A nova transformação digital impulsionada pela inteligência artificial implica uma série de desafios para os recursos humanos.
-
Obter as competências e conhecimentos corretos em matéria de IA
As empresas precisarão de pessoas capazes de tomar as decisões corretas para implementar soluções de IA para se manterem competitivas. A falta de competências é um obstáculo à adoção da IA em duas de cada cinco empresas , sendo que muitas organizações não têm conhecimentos e perspetivas suficientes sobre a IA, incluindo entre os seus quadros superiores4. As necessidades em termos de talentos e a medida em que serão satisfeitas através da externalização, do recrutamento ou da formação dependerão da dimensão de cada empresa e da sua estratégia de desenvolvimento da IA.
-
Formar todos os funcionários na utilização da IA
A implementação de soluções de IA para apoiar e melhorar o trabalho quotidiano exigirá um nível mínimo de competências dos trabalhadores para a sua utilização. A formação parece ser fundamental; 64% das empresas do setor financeiro e 71% da indústria transformadora que adotaram soluções de IA, deram formação aos seus trabalhadores.
-
Reorganização das funções na organização
A utilização de soluções de IA pode, em alguns setores, provocar mudanças disruptivas que exigem uma reorganização das funções na organização, uma vez que a forma de trabalhar se altera e algumas tarefas se tornam desnecessárias e passam a ser executadas pela IA. Ao mesmo tempo, este aumento da produtividade6 abre a porta a novas tarefas que podem permitir melhorar a qualidade dos produtos e serviços prestados. Por outro lado, pode também ser necessário dar formação para outros cargos aos trabalhadores cujos perfis se tornem obsoletos pela IA.
-
Formação em competências não substituíveis pela IA
Prevê-se que as competências que não podem ser substituídas pela IA, como as competências sociais e criativas, aumentem nos próximos anos, em resultado do tempo libertado pela execução de algumas tarefas pela IA. O Fórum Económico Mundial prevê que a importância das competências transversais, ou soft skills, aumente nos próximos anos, como a criatividade, o pensamento analítico, a curiosidade, a empatia, a liderança e a orientação para o cliente.
Uma gestão do talento mais humana e inteligente.
A IA significa uma mudança na forma como trabalhamos, incluindo nos recursos humanos.
-
A IA pode agora conversar com as pessoas. Graças ao salto para a IA generativa, registou-se um importante avanço qualitativo, permitindo-lhe realizar e complementar tarefas para as quais o envolvimento humano era anteriormente essencial.
-
Uma época de escassez de talentos e de mudança da cultura empresarial. A IA floresce numa altura de escassez de talentos, marcada pela transformação digital, demográfica e ambiental. A IA está associada a uma mudança na cultura empresarial, em que o apoio aos trabalhadores, tanto junior como senior, passa a ser uma forma de promover a motivação, o desenvolvimento, a retenção e o desempenho dos trabalhadores.
-
As novas capacidades de IA irão transformar a forma como trabalhamos, em todos os setores, incluindo os recursos humanos. A capacidade de conversação da IA pode ser aplicada à forma como as empresas comunicam com os seus empregados, candidatos e clientes.
-
A IA implica uma dupla transformação para os recursos humanos. A IA oferece uma multiplicidade de aplicações para facilitar e melhorar a gestão das pessoas, ao mesmo tempo que altera as necessidades de talentos em muitos setores de atividade, afetando a própria essência dos recursos humanos.
Por que razão os empregadores não precisam de recear o aumento da IA no recrutamento? Descubra neste artigo.
empregadores e a IAGestão de pessoal mais eficaz, eficiente e amigável.
Principais contributos da IA para os recursos humanos.
-
Tomar melhores decisões. A IA permite sistematizar a tomada de decisões, seguindo uma abordagem mais objetiva e baseada em dados e tendo em conta um maior número de variáveis. Para além disso, a rapidez da análise da informação permite uma resposta ágil às mudanças, tornando a gestão mais eficaz.
-
Poupança de custos. A IA pode realizar uma vasta gama de tarefas morosas para os recursos humanos, tais como tarefas administrativas, apoio na formação de trabalhadores (não usamos funcionários), análise curricular prévia, apoio na criação de conteúdos, oferecendo ganhos de eficiência e poupanças de custos.
-
Libertar tempo para a vertente relacional. A capacidade de multitarefa da IA permite que a equipa de RH passe mais tempo com as pessoas, tanto com potenciais candidatos como aos próprios colaboradores.
Isto melhora as relações entre as pessoas e permite conhecê-las melhor, o que facilita a melhoria da organização da empresa.
-
Facilitar a formação. A IA pode identificar as necessidades de formação e criar cursos. Também pode fornecer informações para orientar os colaboradores e responder às suas perguntas, funcionando como um recurso de apoio à formação.
-
Promover o bem-estar no trabalho. A IA pode facilitar a vida aos trabalhadores, simplificando muitos procedimentos no local de trabalho e tornando a informação mais acessível.
Aproveitar o potencial da IA nos recursos humanos, colocando a pessoa no centro.
Principais recomendações.
-
Manter sempre a supervisão humana. Pode sempre haver perceções ou avaliações decorrentes da experiência profissional que não são tidas em conta pelas ferramentas de IA. A IA deve ser uma ferramenta ao serviço das pessoas e não o agente de tomada de decisões.
-
Colocar o talento no centro. As soluções de IA devem ser concebidas tendo em conta as necessidades da força de trabalho, a fim de proporcionar um apoio fundamental para o seu sucesso e boa utilização. É essencial respeitar a privacidade e a intimidade das pessoas e atuar de forma transparente, informando-as sempre de que os dados fornecidos, mesmo em conversas informais, podem ser utilizados.
-
Assegurar o contacto humano. O aumento da produtividade da IA pode conduzir a um modelo de comunicação homem-máquina que pode levar à frustração dos candidatos e dos trabalhadores. Por outro lado, a IA liberta efetivamente o pessoal de RH das tarefas de rotina, permitindo-lhe assim prestar mais atenção à parte relacional do seu trabalho.
-
Manter-se atualizado em relação à regulamentação. A evolução recente e constante da IA faz com que os regulamentos estejam numa fase de criação em que são progressivamente concebidos e modificados. O local de trabalho é uma área sensível onde é essencial monitorizar e aplicar constantemente as alterações regulamentares.
Referêncais
- Banco Mundial (2024) “Revolução da IA na Educação.
- BCG (2023) “How Generative AI Will Transform HR”.
- Comissao Europeia (2021), Proposal for a Regulation of the European Parliament and of the Council Laying Down Harmonised Rules on Artificial Intelligence (Artificial Intelligence Act);
- Forbes. 5 AI Tools For Learning And Development Teams in 2024. Forbes. AI Recruiting Will Be A Game Changer.
- Foro Económico Mundial (2023) “Future of Jobs Report 2023“.
- Foro Económico Mundial (2023) “How can organizations prepare for generative AI?”.
- Future of Life Institute. “Benefits & Risks of Artificial Intelligence”.
- Future of Life Institute. “Pause Giant AI Experiments: An Open Letter”. Google Cloud. IA conversacional.
- Green y Lamby (2023) “The supply, demand and characteristics of the AI workforce across OECD Countries”.
- IBM. The business case for AI in HR.
- ILO (2023) “Generative AI and jobs: A global analysis of potential effects on job quantity and quality”.
- Josh Bersin (2023) “The Role Of Generative AI And Large Language Models in HR”.
- JRC (2021) “Algorithmic Management Consequences for Work Organisation and Working Conditions”.
- Korn Ferry. AI in Recruiting 2024: Pros and Cons.
- LinkedIn. Workplace Learning Report 2024.
- Maples, B., Cerit, M., Vishwanath, A., & Pea, R. (2023) “Loneliness and Suicide Mitigation for Students using GPT3-Enabled Chatbots”.
- Microsoft Research (2023) “Sparks of Artificial General Intelligence: Early experiments with GPT-4”.
- Agenda Nacional de Inteligência Artificial (2025) “Roteiro de Auscultação sobre a Agenda Nacional de Inteligência Artificial”
- OECD (2023) “Employment Outlook 2023. Artificial intelligence and jobs”.
- Randstad Research (2024) “O impacto da IA no mercado de trabalho”.
- Richard Ngo, Lawrence Chan y Sören Mindermann (2003) “The Alignment Problem from a Deep Learning Perspective”.
- Talent Neuron (2023) “Future-Proof Your Talent Strategy. How artificial intelligence (AI) is evolving the workforce”.
- Tyna Eloundou, Sam Manning, Pamela Mishkin y Daniel Rock (2023) “GPTs are GPTs: An Early Look at the Labor Market Impact Potential of Large Language Models”.
- Visier. The HR leaders guide to generative AI.
artigos relacionados
ver todos os artigos-
23 abril 2024
HR Talks: Os robôs vão roubar os nossos empregos?
-
06 março 2024
Flexibilidade vale mais do que um salário?: HR Talks
-
29 fevereiro 2024
o desafio do recrutamento na área da saúde
-
29 fevereiro 2024
workmonitor 2024: inteligência artificial segundo o ChatGPT
-
13 fevereiro 2024
relevate schedule na área da saúde: como a tecnologia da randstad está a transformar a gestão de turnos e horários
-
07 fevereiro 2024
workmonitor 2024: a relação entre flexibilidade, qualidade de vida e produtividade